
IPCA: após deflação em agosto, preços voltam a subir 0,48% em setembro, diz IBGE São Luís registrou a maior inflação entre as capitais brasileiras em setembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,02% na capital maranhense, mais que o dobro da média nacional de 0,48%. A alta de 27,30% na energia elétrica residencial foi o principal fator que impulsionou o índice. O aumento foi o maior entre todas as regiões pesquisadas, fazendo de São Luís o maior destaque individual do país no mês, segundo o IBGE. 📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp O reajuste de 17,46% nas tarifas da Equatorial Maranhão, válido desde 28 de agosto, fez a conta de luz subir 27,3% em setembro. Essa disparada foi a principal pressão sobre o orçamento dos consumidores de São Luís. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o principal indicador da inflação no Brasil, medido pelo IBGE com base na variação de preços de produtos e serviços consumidos por famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos; ele reflete o custo de vida e orienta decisões econômicas como a taxa de juros. O grupo Habitação teve o maior impacto no índice, com aumento de 9,37%, seguido de Despesas pessoais (0,48%) e Saúde e cuidados pessoais (0,60%). Já o grupo Alimentação e bebidas caiu 1,06%, puxado pela redução nos preços dos tubérculos, raízes e legumes (-13,63%). Em contrapartida, bebidas e infusões (2,15%) e carnes e peixes industrializados (1,41%) tiveram aumento. No ranking nacional, São Luís ficou à frente de Vitória (0,76%) e Goiânia (0,75%) na inflação de setembro. Salvador registrou a menor variação, de 0,17%, influenciada pela queda nos preços de alimentos e seguros. A alimentação fora do domicílio, que desacelerou 0,06% em agosto, voltou a cair 0,13% em setembro. No acumulado de 2025, o IPCA de São Luís soma 3,65%. Em 12 meses, o índice atinge 5,32%, acima da média nacional de 5,17%. Entre famílias com renda de até cinco salários mínimos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,95% em setembro, acima da média nacional de 0,52%. Conta de energia da Equatorial, no Maranhão Divulgação
Related Posts
Autor de estupro contra artista circense no Maranhão é adolescente de 17 anos, aponta polícia
Crime aconteceu em Central do Maranhão, durante um assalto nos trailers de uma família circense natural do Pará, após uma apresentação. Cinco bandidos roubaram objetos e agrediram um idoso, mas ainda não foram detidos. Circo onde aconteceu o crime, em Central do Maranhão
Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil informou que identificou o autor do estupro contra a artista circense Camila Gomes, nos arredores do Circo onde trabalhava, na última sexta-feira (23) em Central do Maranhão, a 68 km de São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo as investigações, o suspeito é um adolescente de 17 anos, que foi identificado após ter retirado a máscara durante o ato criminoso, permitindo que a vítima o reconhecesse. Na última quarta (27), Camila disse ainda que ele chegou a atirar contra ela e cometeu o crime na frente da filha, de 1 ano.
“Eles [criminosos] chegaram pedindo dinheiro e saíram me arrastando pelos cabelos, enquanto outro me levou para dentro do tra..
VÍDEO: Pneus de carro de passeio são furtados dentro de estacionamento de empresa, em São Luís
Ainda não há informações sobre quando o furto foi praticado nem quem são os autores do crime. Pneus de carro são furtados dentro de estacionamento de empresa, em São Luís Os quatro pneus de um carro de passeio foram furtados dentro do estacionamento ..
MP-MA denuncia homem acusado de assaltar 19 pessoas no mesmo dia em Imperatriz, na região tocantina
1 de 1
MP-MA denuncia homem acusado de assaltar 19 pessoas no mesmo dia em Imperatriz, na região tocantina (Imagem ilustrativa). — Foto: Foto: Daniel Ramalho/AFP/Arquivo MP-MA denuncia homem acusado de assaltar 19 pessoas no mesmo dia em Imperatriz, na região tocantina (Imagem ilustrativa). — Foto: Foto: Daniel Ramalho/AFP/Arquivo
Um homem, identificado como Emerson Vitor Arruda Fiusa, 25 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), como autor de 19 assaltos praticados no mesmo dia, na cidade de Imperatriz, na região tocantina.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram Segundo o MP-MA, Emerson Vitor, acompanhado de um comparsa, identificado como Gustavo, teria praticado os crimes no dia 9 de dezembro de 2023. Fiusa foi preso em flagrante, após atirar em policiais militares.
A denúncia foi oferecida à Justiça, no último sábado (2), por meio da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz. A Denúncia é assinada pela promotora d..
