
Iphan identifica vestígios arqueológicos no Quilombo Frechal no Maranhão Mariana Zanchetta O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encontrou evidências arqueológicas que reforçam a importância histórica e cultural do Quilombo Frechal, localizado em Mirinzal, a 196 km de São Luís. A descoberta foi feita durante uma visita técnica realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, como parte do processo para o tombamento definitivo do local como sítio de reminiscência histórica. Durante a inspeção, a equipe formada pela arqueóloga Mariana Zanchetta, o antropólogo Rafael Gaspar e a arquiteta Dayane Pessoa registrou ruínas e materiais arqueológicos dentro da Reserva Extrativista (Resex) do quilombo. Entre os achados, estão fragmentos de cerâmica que podem estar ligados a grupos indígenas pré-históricos, indicando ocupação antiga e contínua do território. Ainda não há datação exata das peças. Segundo Mariana, os materiais encontrados na superfície sugerem que pode haver outros vestígios enterrados. “Essas cerâmicas foram classificadas como ocorrências arqueológicas e mostram o uso histórico do território ao longo do tempo, revelando diferentes momentos de ocupação”, explicou. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça A descoberta foi feita durante uma visita técnica realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, como parte do processo para o tombamento definitivo do local como sítio de reminiscência histórica. Mariana Zanchetta Para Rafael, os achados reforçam a importância do quilombo como referência cultural e histórica. “Os achados arqueológicos, incluindo materiais de cerâmicas e as ruínas de poços d’água e engenhos de cana de açúcar, expressam elementos de um passado de ocupação antiga, mas ao mesmo tempo são ressignificados pelas famílias atuais com base no processo de permanência delas no território desde seus ancestrais. Por sua vez, a indicação dos modos de uso comum tradicional dos ecossistemas, sobretudo de atividades como pesca no Rio Uru e extração de recursos naturais, como a coleta da juçara demonstram a ocorrência contínua de práticas culturais e produtivas calcadas na permanência no território, decorrente de lutas e episódios de resistência contra antagonistas, que precisam ser reconhecidas e preservadas como parte da história do Maranhão e do Brasil”, afirmou. Quilombo Frechal, localizado em Mirinzal no Maranhão. Mariana Zanchetta Com base nas informações coletadas, o Iphan no Maranhão vai elaborar uma nota técnica para subsidiar o processo de tombamento constitucional do Quilombo Frechal. O reconhecimento oficial busca garantir a preservação das referências culturais, históricas e arqueológicas da comunidade, símbolo da resistência e ancestralidade afro-brasileira. Veja os vídeos que estão em alta no g1
Related Posts
Acusado de assassinar duas pessoas na cidade de Imperatriz é condenado a 28 anos de prisão
As vítimas, Edson Ferreira e Leodécio Mendes da Cunha, foram mortas com golpes da arma branca. Acusado de assassinar duas pessoas na cidade de Imperatriz é condenado a 28 anos de prisão
Divulgação
O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri do Fórum de Imperatriz condenou o réu Rhuan Pablo Macedo da Silva, pelo crime de duplo homicídio, que teve como vítimas, Edson Ferreira e Leodécio Mendes da Cunha, que era padrasto de Edson.
As vítimas foram mortas com golpes da arma branca, no dia 25 de maio de 2023, na Vila São João, em Imperatriz, na região tocantina. Ao final da sessão, após a decisão dos jurados, Rhuan Pablo recebeu a pena definitiva de 28 anos de prisão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado.
A sessão do Tribunal do Júri, que foi realizada nessa quarta-feira (21), foi presidida pela juíza Edilza Barros, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz.
O crime
A Polícia Civil apurou, durante as investigações, que Rhuan teria matado os dois homens utilizando uma ar..
Duas pessoas são autuadas por suspeita de envolvimento no tráfico de drogas sintéticas e contrabando no MA
1 de 1
Duas pessoas são autuadas por suspeita de envolvimento no tráfico de drogas sintéticas e contrabando no MA — Foto: Divulgação/Polícia Civil Duas pessoas são autuadas por suspeita de envolvimento no tráfico de drogas sintéticas e contrabando no MA — Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) autuou, nesta quarta-feira (13), duas pessoas por suspeita de tráfico de drogas sintéticas e contrabando em São Luís. A ação fez parte da operação “Rave” deflagrada pela polícia.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram A operação “Rave” cumpriu um mandado de prisão e seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar tráfico de drogas que seriam comercializadas em festas eletrônicas na Região Metropolitana da capital maranhense.
As investigações começaram em maio do ano passado, após um homem ter sido preso em flagrante ao entregar uma quantidade de comprimidos de ecstasy, conhecida como bala, em na capital. Durante a..
Estudantes maranhenses recebem Prêmio MEC da Educação Brasileira
As estudantes Laís Sousa Fernandes e Mariana Dias Cesário levaram o Prêmio MEC da Educação Brasileira. Luís Fortes/MEC As maranhenses Laís Sousa Fernandes e Mariana Dias Cesário receberam, nessa segunda-feira (11), o Prêmio MEC da Educação Brasileira..
