Edição de 2025 da Olímpiada Brasileira de Matemática tem mais de 18,6 milhões de inscritos. Universidades como a USP e a Unicamp reservam vagas para medalhistas. ‘Quantos mentiram?’ Questão da Obmep sobre fruta preferida ‘castiga’ alunos
Não vamos reproduzir todas as manifestações de raiva dos candidatos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), porque não seria educado colocar tantos palavrões aqui na reportagem.
Mas, tenha certeza: três questões da prova do ensino médio, aplicada na última terça-feira (3), tiraram os alunos do eixo e geraram memes de desespero nas redes sociais.
Tente respondê-las no quiz abaixo e, em seguida, veja como resolver cada uma, segundo a própria OBMEP e seis professores ouvidos pelo g1.
3 questões de matemática da OBMEP que tiraram alunos da rede pública do sério
🧮 Como resolver?
O gabarito oficial da prova só será publicado no início de julho. Mas a organização da OBMEP já adiantou ao g1 as respostas dessas três questões!
Abaixo, veja as resoluções propostas pelo próprio Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que administra a competição, e pelos professores:
Wallace Salgueiro, do Colégio Pedro II – Campus Tijuca (RJ);
Jéssica Rama, Deivison Cunha e Phillipi Souza, do Colégio pH (RJ);
Victor Pompeo, do Curso Anglo (SP);
Paulo Ricardo Lopes, das Escolas SEB, unidades Portugal e Ribeirânia (SP).
Questão 1 do quiz – fruta favorita🍌🍎🍇
Initial plugin text
Como cada um dos 250 habitantes tem exatamente uma fruta que prefere.
Se todos dissessem a verdade, haveria exatamente 250 respostas SIM.
Cada pessoa mentirosa, no entanto, responde NÃO para a sua fruta preferida e SIM para as outras duas, ou seja, responde SIM uma vez a mais do que o esperado.
Assim, o excesso de respostas SIM mostra exatamente o número de mentirosos, já que cada um contribui com uma resposta SIM extra.
Como há 140 + 120 + 110 = 370 respostas SIM e apenas 250 pessoas na ilha, há 370 – 250 = 120 mentirosos.
Questão 2 do quiz – conta ABC 🤔
Initial plugin text
O resultado da conta tem 3 algarismos iguais; ou seja, é 111, 222, 333, 444, 555, 666, 777, 888 ou 999. Note que todos esses números são múltiplos de 111. Assim, o resultado da conta pode ser escrito como 111x A.
Como 111 = 3 x 37, é necessário ter um fator 37 em algum dos termos da multiplicação. Assim, a primeira linha, AB, deve ser ou 37 ou 74 (que é múltiplo de 37).
-> Se AB for igual a 37, teremos:
37
x C
——–
333
E essa conta dá certo para C = 9, já que 37 x 9=333
-> Se AB = 74, temos:
74
x C
——-
777
Essa conta, por sua vez, não tem resultado possível.
Assim, A = 3, B = 7 e C = 9 e, portanto, A + B + C = 3 + 7 + 9 = 19.
Questão 3 do quiz – corda de Jairo 🪢
Initial plugin text
Jairo tem cordas de 2 metros. Quando amarra duas, perde 0,3 metros com o nó: 2m + 2m = 4m → viram 3,7m → perda de 0,3m.
Ele quer fazer uma corda de exatamente 20 metros.
Se forem 2 cordas, será um nó. Em 3 cordas, 2 nós. Em 4 cordas, 3 nós. E assim por diante. Ou seja: em n cordas, ele terá (n – 1) nós.
O comprimento real será: 2n — 0,3 (n — 1) = 20.
Resolvendo: 2n — 0,3n + 0,3 = 20
1,7n = 19,7
n = 11,58 cordas (para render 20 metros)
Precisaremos arredondar para cima (ou seja, para 12), porque a ideia é que sobre um pouco de corda além dos 20 metros.
Substituindo o n por 12, teremos:
2 x 12 — 0,3 (12 — 1) = 24 — 3,3 = 20,7 metros
Ou seja, precisaremos cortar 0,7 metro.
Como funciona a OBMEP?
A olimpíada tem duas fases: a 1ª foi em 3 de junho, com 20 questões e 2h30 de duração máxima. Os candidatos que se classificarem para a etapa seguinte farão uma nova prova em 25 de outubro.
Mais de 18,6 milhões de crianças e jovens estão inscritos, divididos em três grupos: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).
Serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais:🥇 650 de ouro,🥈 1.950 de prata e🥉 5.850 de bronze.
Universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reservam vagas para medalhistas.
Quiz da OBMEP
Imagem gerada pelo ChatGPT
Related Posts
Aos 3 anos, filho da influencer Gabi Brandt já sabe ler e localizar os estados do Brasil no mapa; você ganharia dele no jogo? Faça TESTE
Não é o primeiro hobby curioso de Henri: neste ano, ele já se divertiu aprendendo (sozinho!) o alfabeto árabe. Aos 3 anos, filho de Gabi Brandt já sabe ler e localizar estados no mapa do Brasil
Não queremos que você se sinta humilhado por uma criança, mas vamos lá: aos 3 anos, Henri — filho mais novo da influenciadora Gabi Brandt e do cantor Saulo Poncio — não só já sabe ler os nomes dos estados brasileiros, como também consegue localizá-los no mapa.
Esse é o novo hobby do menino, contou a mãe dele em um vídeo do TikTok, postado nesta terça-feira (20). Nos comentários, os seguidores de Gabi ficaram impressionados: “tô perdendo para uma criança de 3 anos”; “eu teria errado tudo”; “a surra em mim!”.
Você também acha que perderia para o pequeno Henri? Ou ainda se lembra das aulas de geografia? Abaixo, faça o quiz e teste seus conhecimentos!
Em seguida, continue lendo a reportagem e descubra em qual idade o MEC recomenda que as crianças já estejam alfabetizadas.
Você sabe identificar o..
Enem: confira os assuntos que mais caem na prova do segundo dia, com Matemática e Ciências da Natureza
Mais de 4,3 milhões de candidatos já fizeram a primeira parte do exame; neste domingo os participantes voltam aos pontos de aplicação para a segunda etapa. Enem 2024 – Domingo (3) – Campinas (SP) – Candidatos e pais precisam se proteger da chuva na Unip após o fim do exame
Pedro Amatuzzi/g1
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (10) em todo o Brasil. Desta vez, os estudantes terão de responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conteúdos de física, química e biologia).
Gabarito Enem 2024: confira as respostas extraoficiais das questões do 1º dia de prova
'Cola' no Enem: candidatos postam que levaram modelos de redação escondidos para a prova
Na primeira etapa do exame, aplicada no último domingo (3), mais de 4,3 milhões de candidatos responderam questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, que compr..
Enem 2024: estudantes passam três dias para chegar em locais de prova por conta da seca no Amapá
Grupo de 80 pessoas veio do Arquipélago do Bailique para realizar o exame em Macapá. Região está sendo afetada pela seca e a salinização das águas. Enem 2024: estudantes do Bailique passam até 3 dias em viagem para fazer exame em Macapá
Arquivo pessoal/divulgação
Uma comitiva de 80 estudantes e professores oriundos do Arquipélago de Bailique, região ribeirinha do Amapá, passou por grandes desafios para chegar à Macapá e participar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo (3).
Os estudantes tiveram que enfrentar a seca e o assoreamento dos rios da região em função da forte estiagem e da salinização das águas, enfrentadas no local.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A viagem durou 16h, mas, alguns estudantes moram em comunidades distantes da Vila Progresso – onde fica o barco de apoio -, e tiveram que sair de casa com antecedência ou poderiam perder a viagem até Macapá.
População se juntou para 'abrir canais' e ..