
A decisão é da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, assinada pelo juiz Douglas de Melo Martins, e dá o prazo de um ano para que o município cumpra a decisão. Martelo justiça Divulgação A Justiça determinou que a Prefeitura de São Luís faça o licenciamento ambiental e regularize todos os nove cemitérios públicos da cidade administrados pela empresa São Marcos. A decisão é da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, assinada pelo juiz Douglas de Melo Martins, e dá o prazo de um ano para que o município cumpra a decisão. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram Além disso, a empresa São Marcos também foi condenada a reparar os danos ambientais causados nos cemitérios no prazo de dois anos, seguindo um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD). A empresa ainda deverá pagar uma indenização pelos danos ambientais irreversíveis e pelos impactos causados durante o período de funcionamento irregular dos cemitérios. Enquanto a situação não for regularizada, a Prefeitura e a empresa estão proibidas de ampliar os cemitérios ou abrir novos jazigos nos seguintes locais: Gavião, Anjo da Guarda/São Raimundo, Vila Embratel, Vila Maranhão, Maracanã, Turu, Tibiri, São Cristóvão/Tirirical e Santa Bárbara. Cemitérios funcionam sem licença ambiental O Ministério Público, responsável por acionar a Justiça, apontou que nenhum dos nove cemitérios tem licença ambiental e que a empresa São Marcos não possui contrato de concessão válido com o município. Segundo a denúncia, não há controle ou medidas para reduzir os danos ambientais provocados por líquidos que escorrem dos sepultamentos, contaminando o solo e as águas subterrâneas. A investigação mostra ainda que a Prefeitura tem conhecimento das irregularidades, mas foi omissa em tomar providências para regularizar a situação ou conter os danos ao meio ambiente. A empresa São Marcos afirmou, durante o processo, que a responsabilidade de obter as licenças ambientais é da Prefeitura de São Luís e que já foi multada pela ausência dessas licenças. A empresa também alegou que não houve dano ambiental comprovado e que tentou, sem sucesso, regularizar a situação. No entanto, o juiz concluiu que, por décadas, os cemitérios funcionaram sem qualquer controle ambiental, causando poluição nos lençóis freáticos com substâncias tóxicas e microrganismos da decomposição dos corpos. A decisão destaca ainda que a infiltração da água da chuva pode levar essa contaminação para áreas próximas. O g1 solicitou uma nota à Prefeitura de São Luís e aguarda retorno. Lixo toma conta do Cemitério do Gavião em São Luís
Related Posts
Homem é condenado a mais de 5 anos de reclusão por agredir ex-mulher com mordida na mão no interior do MA
Homem é condenado a mais de 5 anos de reclusão por agredir ex-mulher com mordida na mão no interior do MA (imagem ilustrativa). G1 O réu Adailones Ferreira da Silva foi condenado a mais de cinco anos de prisão pelos crimes de lesão corporal e ameaça ..
Corpo de adolescente que morreu após comer ovo de Páscoa envenenado é velado em Imperatriz
O enterro está previsto para o meio-dia desta quarta-feira (23). Velório de Evelyn Rocha é realizado em Imperatriz. Ronayr Ferreira/TV Mirante O velório de Evely Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, está sendo realizado nesta quarta-feira (23), no bairr..
Incêndio atinge vegetação e ameaça moradores em Feira Nova do Maranhão
Fogo vegetação na cidade há cerca de cinco dias. Corpo de Bombeiros, agricultores e outros voluntários trabalham no combate as chamas na região. Fumaça pode ser vista perto da residências em Feira Nova do Maranhão
Reprodução/TV Mirante
Um incêndio atinge, há mais de cinco dias, parte da vegetação de Feira Nova do Maranhão, cidade a 806 km de São Luís. Segundo os moradores, o fogo já se aproxima do povoado Zé Dias, na zona rural da cidade e ameaça atingir casas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O incêndio está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) que contam com a ajuda da população, de agricultores da região e da Prefeitura de Feira Nova do Maranhão.
A Secretaria de Meio Ambiente de Feira Nova do Maranhão divulgou uma nota pedindo ajuda de voluntários para atuar no combate ao incêndio, além de bombas motorizadas e outros equipamentos.
Incêndio descontrolado se espalha por Feira Nova do Maranhão, no sul do estado
Plantações atingi..
