A decisão prevê que o apoio financeiro seja mantido por mais 12 meses ou até que uma solução definitiva, como a entrega de moradias populares, seja apresentada. Justiça manda Prefeitura de São Luís pagar aluguel para 62 famílias Divulgação A Justiça determinou que a Prefeitura de São Luís volte a pagar o auxílio-moradia a 62 famílias que tiveram o benefício suspenso. A decisão prevê que o apoio financeiro seja mantido por mais 12 meses ou até que uma solução definitiva, como a entrega de moradias populares, seja apresentada. Além disso, o município tem 30 dias para informar a data exata em que essas famílias serão incluídas no programa habitacional Residencial Mato Grosso ou em outro projeto semelhante. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp A decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em resposta a uma ação movida pela Defensoria Pública do Estado. O órgão relatou que as famílias viviam sob a ponte do São Francisco e passaram a receber o auxílio a partir de outubro de 2021. Inicialmente concedido por um ano, o benefício foi prorrogado por mais seis meses, encerrando-se em maio de 2023. Segundo a Defensoria, a Prefeitura havia prometido incluir essas pessoas no Residencial Mato Grosso, mas até agora não definiu uma data para entrega dos imóveis. Famílias tiveram o cadastro aprovado, mas foram informadas de que só saberiam o endereço do imóvel entre 60 e 90 dias após a suspensão do auxílio. Justiça manda Prefeitura de São Luís pagar aluguel para 62 famílias A Prefeitura alegou que o auxílio-moradia é um benefício temporário, previsto em lei com prazo definido, e que vem atuando para garantir moradia digna à população. No entanto, segundo o juiz, as ações adotadas até o momento foram insuficientes para assegurar os direitos básicos das famílias afetadas, como moradia adequada, segurança e dignidade. Durante a decisão, o magistrado destacou a responsabilidade do poder público em garantir políticas habitacionais eficazes, citando normas da Constituição Estadual, da Lei Federal nº 12.608/2012 e da Lei Orgânica de São Luís, que reforçam o dever de proteger a população em áreas de risco e oferecer alternativas seguras e dignas de moradia.
Related Posts

Trabalhadores são resgatados em condições análogas às de escravizados em navio de empresa norueguesa ancorado na Bahia
Grupo formado por 16 pessoas foi contratado para serviços de lavagem e pintura dos porões da embarcação navio cargueiro de bandeira das Ilhas Marshall. Trabalhadores são resgatados em condições análogas às de escravizados em navio de empresa norueguesa ancorado na Bahia
Divulgação/SRT-BA
Dezesseis trabalhadores foram encontrados em condições análogas às de escravizados em um navio de uma empresa norueguesa ancorado na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador.
As vítimas foram resgatados por auditores-fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, com apoio da Marinha do Brasil, entre segunda-feira (23) e sexta (27).
Entre os empregados resgatados, nove nasceram em Salvador, três do Maranhão e quatro do Espírito Santo. Eles foram contratados por uma empresa de Vitória para executar serviços de lavagem e pintura dos porões de um navio cargueiro de bandeira das Ilhas Marshall, de propriedade de uma empresa da Noruega.
Mulher mantida em condição análoga à escravidão na..

Empresário é preso em Pirapemas suspeito de estuprar enteada e filha dela
Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) o empresário ainda está sendo investigado como possível autor de outros estupros, com possíveis vítimas familiares e funcionárias de suas empresas. Violência contra a mulher, abuso, assédio sexual
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um homem foi preso na quarta-feira (27), suspeito de cometer um crime de estupro de vulnerável contra a enteada e a filha dela, na cidade de Pirapemas, a 201 km de São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o suspeito, que é empresário da cidade, teria praticado violência sexual contra sua própria enteada em 2015, quando a vítima tinha apenas 13 anos. O indivíduo também é suspeito de ter cometido, em 2023, atos libidinosos contra a filha da enteada, que tem apenas 3 anos.
O delegado Samuel Morita, chefe da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, informou que o empresário ainda está sendo investigado como possível autor de outros estupros, c..

Acidente entre veículos deixa quatro mortos na BR-158; veja quem são as vítimas
1 de 2
A Defensoria Pública de Mato Grosso confirmou a morte de Safira Vanessa Carneiro Costa e dos pais dela — Foto: Reprodução A Defensoria Pública de Mato Grosso confirmou a morte de Safira Vanessa Carneiro Costa e dos pais dela — Foto: Reprodução
Quatro pessoas morreram e quatro ficaram feridas após a colisão entre dois veículos na BR-158, em Ribeirão Cascalheira, a 772 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (1). Dentre as vítimas fatais, está a defensora pública Safira Vanessa Carneiro Costa e os pais dela, Carlos Luiz Fonseca Costa e Maria Socorro de Jesus Carneiro Costa.
A quarta vítima foi identificada como Ana Júlia Barth de Melo. Ainda não há informações sobre o que ocasionou o acidente.
Em nota, a Defensoria Pública de Mato Grosso lamentou o ocorrido e informou que a família estaria viajando para a acompanhar a mãe de Safira em uma consulta médica.
2 de 2
O acidente resultou em oito vítimas — Foto: CBMMT O acidente resultou em oito vítimas — Foto: CBMMT
Segundo o Corpo d..