A decisão foi motivada por irregularidades apontadas pelo Governo do Maranhão. Martelo da Justiça Reprodução/Redes Sociais A Justiça do Maranhão declarou nulo o Edital de Concorrência Pública nº 005/2024 e proibiu o Município de Açailândia de tomar qualquer medida para contratar serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A decisão foi motivada por irregularidades apontadas pelo Estado do Maranhão. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp A sentença, proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, no dia 14 de maio de 2025, atendeu a um pedido do Estado em uma ação contra o Município. Entre as irregularidades destacadas estão a invasão de competência, a ausência de um plano de saneamento e a falta de previsão para indenização ao Estado. Atualmente, o abastecimento de água é realizado parcialmente pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA), com base em um Protocolo de Intenções firmado em 1987, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) municipal. Competência Municipal De acordo com a decisão judicial, o serviço de saneamento básico deve ser prestado pelo município, que tem a competência para legislar sobre o tema por se tratar de interesse local, conforme a Constituição Federal e a Constituição do Maranhão. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que, nos casos em que um município faz parte de regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas, a gestão dos serviços deve ser compartilhada com o Estado. Açailândia integra a Microrregião de Saneamento Básico do Sul Maranhense, conforme definido pela Lei Complementar Estadual nº 239/2021. Essa legislação, junto com a Lei Federal nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento Básico), considera o saneamento básico uma função pública de interesse comum. Colegiado Microrregional O juiz Douglas Martins analisou que a Lei Complementar Estadual nº 239/2021 determina que a autorização para licitação dos serviços de saneamento básico não pode ser feita isoladamente por municípios integrantes da Microrregião. “No caso em questão, não há indícios de que o Município de Açailândia tenha submetido a Concorrência Pública nº 005/2024 à deliberação do Colegiado Microrregional, o que já demonstra a probabilidade do direito reivindicado pelo Estado do Maranhão”, explicou o juiz. O magistrado também destacou que a alocação de recursos públicos federais e financiamentos com recursos da União para investimentos em saneamento básico depende da estruturação da prestação regionalizada dos serviços. “A conduta do Município de Açailândia pode impactar negativamente na captação desses recursos federais destinados à ampliação da cobertura dos serviços na microrregião, configurando grave lesão à ordem administrativa e ao interesse público”, concluiu.
Related Posts
Operação tem como alvo licitações fraudulentas de pavimentação asfáltica em Imperatriz; contratos somam mais de R$ 85 milhões
Investigações do Ministério Público do Maranhão tinha como alvo cartel formado por empresas que vendiam licitações fraudulentas junto a Secretaria Municipal de Imperatriz. Operação apreendeu carros de luxo, caminhões, armas e munições. Carros de luxo..
70% dos acidentes de trânsito no MA envolvem motociclistas, aponta Detran
Ações educativas estão sendo realizadas em todo Maranhão, visando à redução de acidentes de trânsito e à segurança de todos. Semana Nacional de Trânsito 2024, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea
Claudia Pontes
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (25) o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2024, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, em São Luís. Durante a campanha, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alerta que 70% dos acidentes de trânsito envolvem motociclistas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Uma blitz educativa foi organizada com o objetivo de incentivar comportamentos mais seguros no trânsito. Foram entregues materiais educativos, e os educadores abordaram temas cruciais, como a combinação de álcool e direção e a proibição do uso de celular ao volante, além de dar atenção especial aos motociclistas.
Para a coordenadora de Educação para o Trânsito Detran/MA, Rositânia Farias, as ações educativas realizadas nas ave..
Homem é preso suspeito de manter companheira em cárcere privado no MA; vítima foi resgatada com lesões pelo corpo
Segundo a Polícia Civil, durante o cárcere na cidade de Santa Inês, o homem chegou a ameaçar a mulher de morte. Homem é preso em Santa Inês suspeito de manter mulher em cárcere privado Um homem, identificado como Fábio Silva e Alves, de 38 anos, foi ..