
A sentença foi determinada pelo juiz Douglas de Melo Martins da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. Justiça do Maranhão condena lojas e igreja a melhorar acessibilidade em calçadas Divulgação/ TJMA A Justiça do Maranhão condenou dois estabelecimentos comerciais, a loja Brasil Tecidos e o Shopping Holanda Center, além da Igreja Batista Família no Altar, a corrigir as condições de acessibilidade em suas calçadas e rampas de acesso. A decisão visa garantir o direito de ir e vir de todas as pessoas e também prevê o pagamento de uma indenização de R$ 10 mil por danos morais coletivos. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram O prazo para que as adequações sejam feitas é de 30 dias. Caso a determinação não seja cumprida, os estabelecimentos poderão ser multados diariamente. Além disso, a Prefeitura de São Luís também foi acionada e tem o mesmo prazo de 30 dias para tomar medidas que obriguem esses locais a construir, sinalizar e manter suas calçadas de acordo com as leis que garantem a acessibilidade. A prefeitura também poderá ser multada caso não fiscalize a situação. A sentença foi dada pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, após um processo iniciado por Isaac Newton Sousa Silva. Ele entrou com uma Ação Popular pedindo que as calçadas e o entorno desses estabelecimentos fossem adaptados à legislação, que assegura a acessibilidade nos imóveis. Calçadas com obstáculos As provas apresentadas no processo, incluindo fotos, mostraram que as calçadas dos estabelecimentos réus apresentavam diversos problemas, com muitos obstáculos que dificultavam a passagem de pessoas com deficiência. A falta de acessibilidade e de manutenção nesses locais foi considerada um ponto crucial para a decisão judicial. O juiz destacou que a acessibilidade é um princípio fundamental, tanto em convenções internacionais quanto em leis brasileiras, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essas normas estabelecem que construções e reformas em locais abertos ao público ou de uso coletivo devem ser feitas de forma a garantir o acesso a todos. A decisão também reforça que a responsabilidade pela construção e manutenção das calçadas e acessos desses estabelecimentos é dos seus proprietários. Leis municipais em São Luís já determinam que as calçadas tenham piso tátil e uma largura mínima para o passeio, garantindo assim a segurança e a mobilidade. Na avaliação do juiz, a falta de acessibilidade nas áreas externas dos empreendimentos é "incontestável" e que as calçadas não seguem as normas técnicas, o que "compromete o direito de ir e vir dos pedestres, em especial as pessoas com deficiência". A conduta dos estabelecimentos foi considerada uma afronta ao ordenamento jurídico, que ultrapassou os limites da tolerabilidade e causou dano moral coletivo.
Related Posts
Após pedido de exoneração coletiva de promotores, MP-MA nomeia novo coordenador do Gaeco e afirma que pedidos feitos respeitam limites da lei
Ministério Público do Maranhão Reprodução/TV Mirante Após o pedido de exoneração coletiva feito pelos promotores de justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), o órgão ..
Eleições 2024 em Sucupira do Norte (MA): veja os candidatos a prefeito e a vereador
1 de 1
Eleições em 2024 em Sucupira do Norte — Foto: g1-eleicoes Eleições em 2024 em Sucupira do Norte — Foto: g1-eleicoes
Sucupira do Norte tem 2 candidatos a prefeito e 29 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).
Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE. A última atualização ocorreu às 15:55 de sexta-feira (16).
As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.
Veja quem são os candidatos a prefeito em Sucupira do Norte
Nome do candidato Partido Número de urna Situação EDEZIO PP 11 Concorrendo MARCONY MDB 15 Concorrendo Veja quem são os candidatos a vereador em Sucupira do Norte
Nome do cand..
Caminhão tomba na BR-010 em Imperatriz e deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu na manhã de segunda-feira e mobilizou equipes de resgate e da PRF. Caminhão tomba na BR-010 em Imperatriz e deixa duas pessoas feridas Divulgação/PRF Na manhã de segunda-feira (26), um caminhão tombou no km 266 da BR-010, no trecho..
