
Candidata do Unidade Popular à Prefeitura de Maceió foi a primeira a participar da série de entrevistas do AL1. Veja na íntegra a entrevista com a candidata à Prefeitura de Maceió, Lenilda Luna (UP)
A candidata à Prefeitura de Maceió pela Unidade Popular, Lenilda Luna, disse nesta terça-feira (12), ao AL1, que um dos maiores desafios caso seja eleita é proporcionar um saneamento básico de qualidade para toda população.
"Maceió está abandonada. O saneamento básico continua sendo oferecido, no máximo, para 30% da população. Saneamento básico é saúde, então essa vai ser uma das nossas prioridades. Muitas vezes essa questão é relegada porque ela não aparece muito para a propaganda, mas sem saneamento básico não tem saúde, não tem água potável de qualidade e nem a condição de a população viver dignamente".
Lenilda foi a primeira da série de entrevistas do AL1. O prefeito JHC (PL), que tinha entrevista marcada para a segunda-feira (23), informou que estava em agenda em São Paulo. Lobão (Solidariedade) será entrevistado no dia 25, Nina Tenório (PCO), dia 26, e Rafel Brito (MDB), no dia 27.
As entrevistas terão duração de 15 minutos, com mais 1 minuto de considerações finais. As regras foram acordadas e assinadas pelos representantes dos candidatos em reunião na sede da TV Gazeta.
Lenilda Luna, candidata à Prefeitura de Maceió
Lucas Leite/g1
Durante a entrevista, a candidata prometeu uma gestão com transparência e participação coletiva.
"Nós vamos fazer um orçamento 100% participativo. Vamos fazer com transparência uma gestão que possa tornar Maceió uma cidade boa para todas e não uma cidade só para receber turistas, mas que é boa para quem vive nela".
Transporte público
Lenilda Luna destacou que vai priorizar o transporte público em Maceió. A candidata ressaltou a importância de oferecer um serviço de qualidade para toda a população.
"Temos uma prioridade naquilo que é coletivo. A gente pretende municipalizar o transporte coletivo para que a gestão municipal tenha condição de gerir todo o recurso que é aplicado naquela área. Mais ônibus, mais linhas, ter gratuidade subsidiada pela gestão pública".
"Se as pessoas têm transporte coletivo de qualidade, elas não vão precisar se deslocar muitas vezes em carros próprios, diminui o tráfego e as pessoas não vão ficar angustiadas de pagar um financiamento de veículo próprio, muitas vezes com dificuldade, se ela pode chegar ao trabalho na hora. As pessoas perdem muito tempo de vida e chegam exaustos do trabalho por causa da deficiência do transporte coletivo".
"Precisamos garantir ciclovias realmente seguras para o ciclista sem causar prejuízo para o pedestre. É investir no BRT e no VLT, tudo isso ajuda a desafogar a quantidade de carros nas vias".
Lenilda falou sobre educação, saneamento básico e tranposte público
Lucas Leite/g1
Educação e inclusão
A candidata prometeu fazer uma educação mais inclusiva e ressaltou a importância de um projeto pedagógico eficaz. Ela criticou também a má remuneração dos professores.
"Os educadores aqui de Maceió têm uma formação de qualidade, mas é preciso infraestrutura e projeto pedagógico. Precisamos fazer concurso público. Essas são carreiras que precisam ter uma formação continuada, e as pessoas têm que criar uma relação com a comunidade onde elas atuam. Isso significa que contratar um professor que trabalha com vínculo precário, salário baixo, e aí ele precisa trabalhar em três locais diferentes para ter um mínimo de renda, fica exausto, não consegue preparar as aulas, não é culpa do professor.
"Sou mãe de um autista que hoje está com 18 anos e está na universidade. Eu precisei ser o apoio pedagógico dele muitas vezes, ir para a sala de aula, conversar com os professores, adaptar a prova. Isso tem que ser feito pelo projeto pedagógico do município, pelo profissional qualificado para garantir o suporte pedagógico para os alunos que têm alguma deficiência".
"As jornadas de trabalho desses pais são exaustivas, então como cobrar deles o apoio pedagógico aos seus filhos com necessidades de acompanhamento específica? Não tem, então, um município tem que fornecer isso e nós vamos garantir esse suporte pedagógico para todos os estudantes, todos os alunos, todas as crianças que precisarem".
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Related Posts
Eleições 2024: Thiago Medeiros, do MDB, é eleito prefeito de Capela no 1º turno
Thiago Medeiros teve 58,07% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Fernando Malta, com 41,93%. Veja a lista de candidatos a vereador mais votados. Eleições 2024: Thiago Medeiros, do MDB, é eleito prefeito de Capela no 1º turno
Thiago Medeiros, do MDB, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Capela (AL) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Thiago Medeiros teve 6.085 votos, 58,07% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira o resultado do 1º turno em Capela após a apuração:
Thiago Medeiros (MDB): 6.085 votos, 58,07% dos votos válidos
Fernando Malta (PL): 4.394 votos, 41,93% dos votos válidos
A eleição em Capela teve 10.862 votos totais, o que inclui 81 votos brancos, 0,75% dos votos totais, e 302 votos nulos, 2,78%.
A abstenção foi de 2.529 eleitores, 18,89% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Quem é Thiago Medeiros
Thiago Medeiros tem 46 anos, é casado, ..
Corpo de jovem é encontrado boiando em córrego no Barro Duro, em Maceió
Polícia acredita que Samuel foi assassinado a tiros. Segundo a polícia, vítima tem 20 anos e já foi usuário de drogas. Corpo de jovem é encontrado em grota no Barro Duro
Um corpo de um homem de 20 anos foi encontrado boiando em um córrego no Barro Duro, em Maceió, nesta quarta-feira (18). A motivação do crime ainda da morte é desconhecida.
A Polícia Civil foi até a Grota do Aterro, onde o corpo foi encontrado. Em entrevista ao AL1, o delegado Oldemburgo Paranhos disse que provavelmente a vítima, Samuel Luiz Gomes Cavalcante, tenha morrido por arma de fogo.
“Há a possibilidade de terem ceifado a sua vida com uma arma de fogo. Algumas pessoas fizeram referência a um barulho de estampido. Ele se encontra em um córrego, o que dificulta os levantamentos iniciais. Com a retirada do corpo vamos saber onde foram os tiros”.
Corpo foi encontrado em córrego no Barro Duro
Reprodução/TV Gazeta
A esposa e a mãe da vítima fizeram o reconhecimento do corpo e falaram com a polícia. O delegado disse qu..
Eleições 2024: Tia Julia, do MDB, é eleita prefeita de Palmeira dos Índios no 1º turno
Tia Julia teve 57,43% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Mosabelle Ribeiro, com 31,57%. Veja a lista de candidatos a vereador mais votados. Eleições 2024: Tia Julia, do MDB, é eleita prefeita de Palmeira dos Índios no 1º turno
Tia Julia, do MDB, foi eleita neste domingo (6) prefeita de Palmeira dos Índios (AL) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Tia Julia teve 23.994 votos, 57,43% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira o resultado do 1º turno em Palmeira dos Índios após a apuração:
Tia Julia (MDB): 23.994 votos, 57,43% dos votos válidos
Mosabelle Ribeiro (REPUBLICANOS): 13.192 votos, 31,57% dos votos válidos
Gervásio Neto (PRD): 3.290 votos, 7,87% dos votos válidos
Cristiano Ramos (PDT): 1.305 votos, 3,12% dos votos válidos
A eleição em Palmeira dos Índios teve 43.900 votos totais, o que inclui 626 votos brancos, 1,43% dos votos totais, e 1.493 votos nulos, 3,40%..
