Primeira etapa das provas ocorre neste domingo (3). Segundo o Inep, 12.670 mil roraimenses devem participar do exame. Provas ocorrem neste domingo (3)
Reprodução/Redes Sociais
Em Roraima, 12.670 mil pessoas devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 neste domingo (3), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A segunda etapa da prova ocorre no próximo domingo (10) (confira o horário de aplicação do exame mais abaixo).
As mulheres são a maioria das pessoas inscritas no exame: 7.705 das inscrições, equivalente a 60,81% das inscrições. Os homens representam 39,19%, ou seja 4.965 inscritos. Neste domingo, os inscritos fazem provas linguagens e ciências humanas e no próximo de matemática e ciências da natureza.
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Roraima):
A que horas os portões do Enem abrem: 11h
A que horas os portões do Enem fecham: 12h
Quando começam as provas: 12h30
Até que horário é possível fazer o Enem no primeiro dia: 18h
Até que horário é possível fazer o Enem no segundo dia: 17h30
Quem pode sair com o caderno de questões? Os que ficarem até os últimos 30 minutos.
Neste ano, Roraima teve 3.209 inscritos a mais do que em 2023, quando o estado registrou 9.641 mil inscritos. O percentual de inscrições de Roraima no Enem 2024 em relação ao total nacional é de aproximadamente 0,29%. Em todo o Brasil, foram registradas 4.325.960 inscrições.
Dos participantes em Roraima, 60,17% (7.623) são isentos da taxa de inscrição e 39,83% (5.047) a pagaram. Além disso, 5.253 das inscrições são de estudantes que já terminaram o ensino médio.
A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:
Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Outras 1.992 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 42, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).
LEIA TAMBÉM:
O que precisa levar para o Enem?
Redação do Enem: leia 100 textos que tiraram nota mil
Quantos minutos gastar por questão? É melhor começar pelas perguntas ou pela redação?
🗓️ Datas das provas
3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
10 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
🖋️ O que precisa levar para o Enem
Documento: RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta para Enem: a caneta deve ser esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Opcional: cartão de confirmação de inscrição;
O que levar para comer: lanche, idealmente levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal, e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
🎒 Ah, e pode levar bolsa e mochila para o Enem, já que o edital não proíbe. Mas, uma vez dentro da sala de aplicação, a mochila deve ser colocada debaixo da cadeira e não pode ser manuseada. Então, tudo que for ser utilizado durante a prova, como canetas, água, lanche e máscaras, deve ficar fora da bolsa.
As identificações físicas aceitas são:
Cédula de Identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
Carteira de Trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997);
Identidade funcional, em consonância com o Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de 2006 (crachá de servidor público municipal, distrital, estadual, federal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário).
❌ O que não pode levar para o Enem
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
🚨 Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Related Posts
Projeto de lei a ser apresentado no Congresso quer proibir o uso de celular na escola, inclusive na hora do recreio; veja pontos
Texto, que também proíbe o porte do aparelho na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deve ser analisada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na próxima semana. Proposta de projeto de lei quer proibir o uso de celular na escola, inclusive na hora do recreio
O texto, que também proíbe o porte do aparelho na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deve ser analisada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na próxima semana.
O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) vai protocolar nesta terça-feira seu parecer sobre o projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deve analisar o texto no dia 30 de outubro.
O PL prevê a proibição do uso de celular dentro de sala, no recreio e também nos intervalos entre as aulas para todas as etapas da Educação Básica. O uso será permitido apenas para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme o..
Divulgação do gabarito oficial do Enem deve ser antecipada
Ao todo, 4,3 milhões estavam inscritos. Gabarito oficial deve ser antecipado e divulgado nesta semana, segundo ministro da Educação. Enem 2024, 2ºdia
Mateus Santos/g1
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que 69,4% dos 4.325.960 de estudantes inscritos fizeram a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo neste domingo (10). A abstenção foi de 30,6%.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
O gabarito oficial, que estava previsto para o dia 20 de novembro no edital, deve ser antecipado para esta semana. As informações foram divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, em coletiva de imprensa nesta noite. A aplicação do exame foi encerrada às 18h30.
“Não houve prejuízo no local de aplicação de prova. Não houve motivo para cancelamento em nenhum local de aplicação da prova”, diz o ministro.
De acordo com o balanço do Inep houve, neste segundo dia de prov..

Plano da Austrália de banir crianças das redes sociais se mostra popular e problemático
País quer proibir menores de 16 anos em mídias sociais, mas especialistas alertam para desafios em segurança, privacidade e implementação. Criança brinca com celular em Ribeirão Preto, SP telas ansiedade
Reprodução/EPTV
Como você remove as crianças dos danos das redes sociais? Politicamente, a resposta parece simples na Austrália, mas na prática a solução pode ser muito mais difícil.
O plano do governo australiano de banir crianças de plataformas de mídia social, incluindo X, TikTok, Facebook e Instagram, até seus 16 anos é politicamente popular.
O partido de oposição diz que teria feito o mesmo depois de vencer as eleições previstas para dentro de meses se o governo não tivesse agido primeiro.
Os líderes de todos os oito estados australianos e territórios continentais apoiaram unanimemente o plano, embora a Tasmânia, o menor estado, preferisse que o limite fosse fixado em 14 anos.
No entanto, muitos especialistas nas áreas de tecnologia e bem-estar infantil têm se mostrado preocupad..