O número foi menos que o do primeiro dia, quando 133,6 mil estudantes do Maranhão prestaram o vestibular. Enem 2024, 2ºdia
Mateus Santos/g1
No Maranhão, 126,6 mil pessoas compareceram no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (10), de acordo com o Ministério da Educação (Mec). O número de 2024 teve um acréscimo de 13,9 mil, comparada à marca registrada no ano passado, quando 112,7 mil inscritos prestaram a mesma etapa do vestibular.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
No total, o estado teve 178,6 mil inscritos para a edição deste ano. Segundo o Mec, tradicionalmente, a presença no segundo dia é menor do que a do primeiro dia em todo o país.
No dia da primeira etapa da avaliação, em 3 de novembro, com a redação e avaliações de linguagens, 133,6 mil estudantes do Maranhão compareceram. Em 2023, dos 165,7 mil inscritos no estado, 118,5 mil fizeram as provas no primeiro dia.
Em 2024, o Enem contabilizou mais de 4,32 milhões de inscrições em todo Brasil, número superior ao total de inscritos em 2023 (3,93 milhões) e 2022 (3,47 milhões).
Related Posts

PP Júnior, Boi do Mestre Leonardo e Boi de Sonhos marcam segundo dia do Arraial do Ipem; veja a programação
1 de 2
Brincante invisível: conheça o miolo, responsável por dar ‘vida’ ao boi nos grupos de Bumba Meu Boi — Foto: Divulgação/Wesley Ramos Brincante invisível: conheça o miolo, responsável por dar ‘vida’ ao boi nos grupos de Bumba Meu Boi — Foto: Divulgação/Wesley Ramos
Um dos mais tradicionais arraiais do São João do Maranhão, o Arraial do Ipem, se prepara para o primeiro fim de semana da festa que se inicia neste sábado (15). Até 14 de julho, grupos folclóricos e artistas maranhenses farão apresentações em quatro espaços montados para garantir a diversão do público.
Localizado na Avenida dos Sambaquis, no bairro Calhau, o arraial conta com apresentações de grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa e shows de artistas locais, além de ter uma vila gastronômica repleta de comidas típicas maranhenses.
Gastronomia A vila gastronômica instalada no arraial é um verdadeiro convite para os visitantes se deliciarem com as comidas típicas maranhenses. Entre os ..

PAES 2025: Prazo para inscrições se encerram nesta sexta-feira (16)
1 de 1
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) — Foto: Divulgação/ UEMA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) — Foto: Divulgação/ UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) prorrogou até o dia 16 de agosto as inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2025. O motivo é que estudantes tiveram dificuldade em se inscrever e não conseguiram realizar suas inscrições devido ao problema apresentado no sistema.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Nas redes sociais, os estudantes relataram a dificuldade para acessar o sistema e realizar as inscrições. Por conta dos problemas, o prazo foi mudado e o pagamento da taxa também prorrogado até o dia 19 de agosto.
Segundo a UEMA, foi iniciada uma manutenção emergencial com a troca de equipamentos para corrigir o problema e minimizar os impactos para a comunidade acadêmica e a população em geral.
A prova do Paes, que será em etapa única, será realizada dia 1 de dezembro de 2024. ..

INMET emite alerta de chuvas intensas para todo o MA; veja orientações sobre possíveis riscos
1 de 1
Chuvas intensas podem atingir municípios maranhenses nesta quarta-feira (3) — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante Chuvas intensas podem atingir municípios maranhenses nesta quarta-feira (3) — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (12), um alerta amarelo que indica chuvas intensas todos os municípios do estado do Maranhão. O aviso é válido até às 10h deste sábado (13).
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram 🚨 O alerta também orienta sobre chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e risco de corte de energia elétrica. Além disso, pode haver queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Cuidados O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão ta..