
Rafael Paixão de Oliveira, de 29 anos, é da cidade de Imperatriz e está lutando na guerra contra a Rússia. Maranhense recrutado pelo exército da Ucrânia sobrevive a bombardeio O maranhense Rafael Paixão de Oliveira, de 29 anos, que deixou o estado para tentar a vida no exterior e foi recrutado pelo exército da Ucrânia, sobreviveu a um bombardeio na quinta-feira (3). Segundo a mãe de Rafael, Nêila Paixão, ela recebeu uma ligação da Ucrânia informando que o filho não teria resistido aos ferimentos durante o bombardeio. Depois do susto, ela recebeu a notícia oficialmente do comando do exército, de que Rafael estava no grupo de sobreviventes. "Foi um desespero lá e ligaram pra família de outros também, avisando que tinham morrido. Porém eles confirmaram tudo hoje pela manhã e, graças a Deus, o Rafael foi um que tava bem, que tava vivo. Nós recebemos uma videochamada do comandante nos tranquilizando, tranquilizando a família, que o Rafael tinha sido encontrado e que tava tudo bem. Graças a Deus, o pior como a gente tinha sido informado não aconteceu”, comemorou Nêila. Após o ataque, Rafael teve uma lesão no joelho e outra na mão, mas não corre risco de vida. Ele chegou a fazer uma chamada de vídeo para a mãe, que mora em São Miguel do Tocantins, município que faz limite com Imperatriz, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins. Na ligação de vídeo, Rafael aparece em meio aos escombros, na guerra na Ucrânia, tranquilizando a família de que estava tudo bem com ele (veja o vídeo acima). Rafael cursava direito em uma faculdade particular de Imperatriz, na região tocantina do Maranhão, mas deixou os estudos em agosto de 2024 para viajar para a Holanda com a namorada, em busca de novas oportunidades. Na Holanda o relacionamento de Rafael chegou ao fim mas, em vez de voltar ao Brasil, ele se voluntariou para integrar o exército ucraniano para lutar na guerra contra a Rússia. Leia também: Ataque russo à cidade natal de Zelensky mata 18 e deixa 61 feridos na Ucrânia; bombardeio é um dos mais mortais do ano Putin dá início à maior convocação militar da Rússia em mais de uma década Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa 2 mortos e 30 feridos na Ucrânia Maranhense recrutado pelo exército da Ucrânia sobrevive a bombardeio Divulgação/Arquivo pessoal De acordo com o Itamaraty, no início da guerra, em 2022, mais de 100 brasileiros se voluntariaram para lutar no exército ucraniano. Porém, atualmente, não há um número preciso de quantos brasileiros foram recrutados e estão nos campos de batalha. Imperatrizense sobrevive a bombardeio na Ucrânia
Related Posts
VÍDEO: Avião que caiu nos Lençóis Maranhenses foi visto trafegando em rodovia, quatro meses antes de acidente
Avião que caiu nos Lençóis Maranhenses foi visto em rodovia quatro meses antes de acidente O avião de pequeno porte que caiu no último sábado (9) no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já foi visto taxiando em um trecho da MA-339, em Anajatuba (..
UEMA abre inscrições de cursos profissionalizantes EaD no MA; veja como se inscrever
1 de 1
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/Redes Sociais Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/Redes Sociais
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu, nesta segunda-feira (20), as inscrições para o processo seletivo de cursos profissionalizantes na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os cursos serão voltados para a capacitação e inserção de maranhenses no mercado de trabalho.
Os detalhes das inscrições devem ser conferidos no edital disponibilizado pela universidade e as inscrições podem ser feitas aqui. Os cursos têm como público alvo jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano).
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram Ao todo, são mais de 915 vagas ofertadas de cursos de qualificação profissional (FIC) para mais de 27 municípios do Maranhão (confira abaixo quais são). Os interessados poderão escolher entre os seguintes cursos:
Agente Comunitário de..
VÍDEO: Motorista por aplicativo tem carro roubado, após ser amarrado por criminosos e deixado em matagal, no MA
Motorista por aplicativo tem carro roubado após ser amarrado por criminosos, no MA
Um motorista por aplicativo teve o carro roubado por criminosos, após ter sido amarrado e deixado em uma região de matagal em Paço do Lumiar, cidade da região metropolitana de São Luís. A vítima e o veículo foram resgatados na manhã dessa quinta-feira (8). Veja vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Depois do crime, os bandidos teriam abandonado o veículo na região da Reserva do Itapiracó, na capital maranhense, onde foi encontrado pelos policiais, após denúncias de registro de roubo.
Segundo testemunhas, dois homens haviam solicitado uma viagem ao motorista, que foi até o local de partida da corrida. No percurso, os criminosos iniciaram a abordagem da vítima, que foi amarrada e deixada no matagal.
Em nota ao g1, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que uma guarnição do 20° Batalhão de Polícia Militar foi acionada para verificar denú..
