Inscrições acontecem de 7 a 18 de julho e deverão ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. A prova será realizada no dia 19 de outubro. Novo exame anual vai avaliar qualidade dos cursos de Medicina no Brasil
O edital que detalha a primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foi publicado nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União.
O exame foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril.
As inscrições acontecem de 7 a 18 de julho e deverão ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. A prova será realizada no dia 19 de outubro.
Abaixo, veja as principais perguntas sobre o exame, e saiba o que diz o edital da prova.
1. O que é o Enamed e qual sua finalidade principal?
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil.
Ele tem como objetivos principais:
Medir o desempenho dos estudantes com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
Verificar se os formandos adquiriram os conhecimentos, habilidades e competências necessários para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS);
Estabelecer um instrumento único de avaliação da formação médica;
Fornecer dados para a formulação de políticas públicas voltadas ao ensino médico.
2. Quem deve participar do Enamed? A participação é obrigatória?
É obrigatória a participação para todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina, inscritos pelas instituições no Enade. A participação é componente curricular obrigatório estabelecido por lei.
Outros interessados também poderão se inscrever no Enamed, exclusivamente para fins de ingresso em programas de residência médica (Enare), desde que atendam aos requisitos previstos em edital do Inep.
3. Como a participação no Enamed se relaciona com o Enare?
Estudantes concluintes que desejarem usar os resultados do Enamed para o Exame Nacional de Residência (Enare) devem confirmar essa opção no Sistema Enamed.
O resultado poderá ser usado apenas em especialidades de acesso direto e por até três anos após a realização do exame.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é responsável pelas regras e pela seleção dos programas de residência.
Já o Inep é responsável pela aplicação do Enamed, mas não se responsabiliza por etapas posteriores do Enare.
Faculdade Sírio-Libanês passa a oferecer curso de medicina
Sarah Daltri/Divulgação
4. Os estudantes precisam pagar alguma taxa para fazer o Enamed ou o Enare?
Concluintes de Medicina inscritos no Enade via Enamed que não pretendem usar a nota no Enare estão isentos de taxa.
Já quem for usar os resultados no Enare deverá seguir as regras do edital da Ebserh, incluindo eventuais taxas de inscrição ou pedidos de isenção.
5. O que cai na prova do Enamed?
A prova é baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, normas da profissão médica e legislação vigente.
Abrange conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas:
Clínica Médica
Cirurgia Geral
Ginecologia e obstetrícia
Pediatria
Medicina da Família e Comunidade
Saúde Mental
Saúde Coletiva
As questões envolvem situações clínicas ligadas ao SUS, priorizando a atenção primária e secundária, urgência e emergência, cuidados paliativos e contextos de baixa complexidade.
6. Como será a estrutura do Enamed? Quais instrumentos serão aplicados?
O exame é composto por:
Prova teórica: 100 questões de múltipla escolha, com igual número de perguntas por área.
Questionário do Estudante (para concluintes de Medicina inscritos no Enade) – obrigatório
Questionário Contextual (para os demais participantes) – obrigatório
Questionário de Percepção de Prova
Os dados dos questionários não influenciam a pontuação no Enare, e serão utalizados penas para fins estatísticos e avaliação da educação superior.
7. Quem organiza o Enamed?
O Enamed é regulamentado pela Portaria MEC/Inep nº 413, de 18 de junho de 2025.
O Inep é responsável por planejar e aplicar o exame, em articulação com instituições de ensino superior, com a Ebserh e o Ministério da Educação.
8. Como os resultados do Enamed serão utilizados?
Servirão para:
Avaliar os cursos de graduação em Medicina, com base no desempenho dos estudantes no Enade.
Selecionar candidatos para programas de residência médica (Enare), nas especialidades de acesso direto.
O Inep emitirá um boletim individual de resultados, com a pontuação e o nível de desempenho.
Será definido um nível “básico” de desempenho, que servirá como referência para o monitoramento da qualidade da formação médica no país.
LEIA TAMBÉM:
MEC publica edital do concurso unificado para professores; confira cronograma completo e estrutura da prova
Related Posts

Taxa de analfabetismo entre indígenas é o dobro da média nacional, aponta Censo 2022
Apesar do resultado elevado em comparação ao panorama nacional, a taxa teve queda entre 2010 (ano do censo anterior) e 2022. Taxa de analfabetismo entre indígenas teve queda entre 2010 e 2022.
Stalin Melo/Secom/Arquivo
A taxa de analfabetismo entre a população indígena é o dobro da taxa nacional. Isso é o que apontam os novos dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (4).
➡️Os dados mostram que 15,05% dos indígenas maiores de 15 anos não sabiam ler e escrever em 2022. Entre a população geral, esse percentual era de 7%.
Apesar do resultado elevado em comparação ao panorama nacional, a taxa de analfabetismo entre indígenas teve queda de cerca de oito pontos percentuais entre 2010 (ano do censo anterior) e 2022 – passando de 23,40% para 15,05%.
O IBGE define taxa de analfabetismo como “o percentual de pessoas com 15 anos ou mais de idade que não sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples”.
..

Mãe estuda com filhos para o Enem depois do trabalho e atividades domésticas: ‘Aproveito e faço mais uma faculdade’
Além de decidir qual vai ser o assunto estudado, Lucivania ainda confere se os filhos cumpriram com todas as atividades da escola. Depois do trabalho e atividades domésticas, mãe estuda com filhos para o Enem
TV Paraíba / Reprodução
Mesmo com o dia cheio de atividades domésticas e trabalho, a professora Lucivania Anacleto resolveu acompanhar o filho do meio e a caçula na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Todas as noites, juntos, eles estudam conteúdos novos e revisam as matérias já vistas.
“Enquanto eles estiverem tentando, estarei com eles. E assim aproveito e faço mais uma faculdade também”, confessou Lucivania, que quer cursar educação física.
Mas seguir essa rotina de estudos em dose tripla não tem sido fácil. A mãe acorda ainda de madruga, por volta das 5h, e começa a organizar a casa em Sousa, no Sertão da Paraíba, antes do trabalho em sala de aula.
📲 Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲 Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Os filhos despert..
VÍDEO: candidato é ‘empurrado’ por baixo de portão segundos antes do fechamento dos portões em MT
Neste primeiro dia, os candidatos passarão pelas provas de linguagens, ciências humanas e pela redação. Candidato é 'empurrado' e consegue passar por baixo do portão para fazer Enem em Cuiabá
Os portões para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), fecharam às 12h em Mato Grosso. As provas devem começar às 12h30.
Em uma universidade de Cuiabá, um dos candidatos rolou e foi 'empurrado' por baixo do portão no momento do fechamento e conseguiu, por questão de segundos, participar do primeiro dia da prova. (assista acima)
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Os candidatos podem sair a partir das 14h30, mas sem caderno de questões. Só poderar sair com a prova em mãos a partir das 17h. Já o encerramento do teste é às 17h30.
Logo após o encerramento das provas o g1 fará a correção das questõ..