
Crianças na escola no Piauí
Carlos Trinca/EPTV
As mensalidades das escolas particulares devem subir, em média, 9,8% na virada de 2025 para 2026, prevê um levantamento da empresa de consultoria Grupo Rabbit. É um valor que, se concretizado, representará mais do que o dobro da inflação esperada para o próximo ano (4,81%).
"O reajuste não tem relação direta apenas com o índice inflacionário, mas com a necessidade de manter o funcionamento da escola, cobrindo gastos como salários de professores e tarifas de serviços públicos", afirma Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).
"A lei estabelece que a correção pode ocorrer uma vez por ano e deve considerar tanto as despesas fixas — como aluguel, energia e água — quanto possíveis melhorias, como a inclusão de uma nova disciplina. São esses dois princípios que orientam qualquer planilha de custos.”
➡️Ela refere-se à Lei º 9.870/1999, que regula essas cobranças — e que obriga as instituições de ensino a informarem as novas taxas com, no mínimo, 45 dias de antecedência em relação ao prazo final de matrículas.
Segundo Pacios, os colégios privados tendem a divulgar as novas mensalidades já em outubro.
Nos últimos anos, os índices de aumento foram os seguintes:
9,3% em 2023/2024;
9,5% em 2024/2025.
Lucratividade em queda
Apesar dos reajustes sucessivos, a rentabilidade média do setor caiu para 14%, considerada muito baixa para empresas prestadoras de serviços, afirma o levantamento.
A educação infantil foi a etapa mais afetada, já que concedeu descontos próximos de 25% durante a pandemia — e ainda não recuperou integralmente sua margem de lucro. As demais etapas de ensino conseguiram implementar aulas on-line durante a Covid-19 e tiveram um impacto menor.
O estudo traz, por outro lado, um sinal positivo para o setor: em abril de 2025, as rematrículas alcançaram o recorde de 83%. A evasão para escolas mais baratas foi baixa, resultado atribuído à gestão mais eficiente e às estratégias de negociação com as famílias.
Amábile confirma a tendência, mas pondera que o avanço não é uniforme: “A lucratividade está muito difícil. Apenas os grandes grupos conseguem manter margens", diz.
Vídeos de Educação
Looks de R$ 17 mil e pressão: como funciona a Rush Week, seleção para irmandades nos EUA
Related Posts
Como duas irmãs da Grande SP entraram para a lista mundial de 100 crianças prodígio: ‘Sem foco e disciplina não chega no básico’
Beatriz Toassa, de 15 anos, e Isabella Toassa, 14 anos, foram reconhecidas no prêmio Global de Crianças Prodígio na categoria Educação; premiação será em Londres. As irmãs são membros juniores da Academia Brasileira de Jovens Cientistas desde 2022 e ..
FOTOS: 2ª fase do vestibular da Unicamp 2025
Provas também ocorrem na segunda-feira (2). Ao todo, 13 mil candidatos participam do exame em 23 cidades do país. Pais desejam boa sorte aos filhos antes da segunda fase do vestibular da Unicamp
Pedro Amatuzzi/g1
Iniciada na manhã deste domingo (1°), a segunda fase do vestibular da Unicamp começou às 9h sem intercorrências. Ao todo, 13 mil estudantes concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação disponibilizados pela universidade
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Os candidatos tem até às 14h, com total de duração de cinco horas, para responder 10 questões interdisciplinares dissertativas, que abordam áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, além de produzir uma redação sobre uma das duas propostas disponíveis na prova.
Confira abaixo imagens dos momentos antes e durante a abertura dos portões em Campinas (SP).
Veja fotos do primeiro dia de prova da segunda fase do vestibular da Unicamp 2025
No maior local de provas, a Unip em Campinas, uma fila de carros i..
Um mês para o Enem: o que estudar e como se preparar para cada área da prova?
'Vale Tudo' no Enem: morte de Odete vira questão de matemática; qual seria sua nota?
Falta apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em 2025. No primeiro domingo de provas, os ..
