O Profissão Repórter desta terça-feira (25) mergulhou no universo da superdotação. Em Goiânia, a reportagem conheceu o Davi Giordani. Cardiologista mirim: menino superdotado de 5 anos impressiona internet com conhecimentos sobre o corpo humano
O Profissão Repórter desta terça-feira (25) mergulhou no universo da superdotação. Em Goiânia, a reportagem conheceu um menino que aprendeu a ler com 2 anos e hoje, aos 5, devora livros de medicina.
Davi Giordani quer ser cardiologista. Nas redes sociais, o garoto brinca de ser médico e responde a perguntas sobre todos os órgãos do corpo humano. Veja no vídeo acima.
As respostas do menino viralizaram e hoje ele acumula quase 2 milhões de seguidores.
"Muitos médicos me inspiraram", afirma o menino.
Prematuro e superdotado
Davi nasceu prematuro com 29 semanas de gestação e somente 735 gramas
Reprodução/TV Globo
O desenvolvimento de Davi surpreendeu ainda mais porque ele nasceu prematuro com 29 semanas de gestação e somente 735 gramas. Depois de dois meses de neonatal, o cardiologista mirim ganhou peso, cresceu e passou a chamar atenção pelo raciocínio rápido.
"A gente achava normal, por ele sempre ter sido muito estimulado e ter muitos livros. Mas não passava na minha cabeça que eu ia ter um filho superdotado", conta a mãe, Érica Silva.
Davi aprendeu a ler com 2 anos de idade
Reprodução/TV Globo
Davi explica a própria condição com naturalidade:
"Um superdotado tem a mesma quantidade de neurônios de um adulto, mas a sinapse é mais rápida, ele processa mais rápido as informações."
Davi lendo livro de medicina
Reprodução/TV Globo
Superdotados: quando a genialidade se torna um desafio para as famílias?
Adiantamento escolar e desafios
Por orientação de especialistas, Davi foi acelerado na escola, pulando do segundo ano da educação infantil direto para o segundo ano do ensino fundamental. Hoje, estuda com crianças de 7 anos e é acompanhado por neuropedagogos e neuropsicólogos para garantir uma adaptação saudável.
Apesar do talento, a rotina tem desafios.
"A gente tem as dificuldades normais de qualquer criança, mas, no caso dele, tudo é potencializado: o choro, a birra, a frustração", afirma o pai, José Giordani.
Mesmo com o sucesso na internet, Davi faz questão de lembrar seus seguidores:
"Vídeos na internet não substituem consulta médica. Eles servem para ajudar as pessoas a chegarem mais informadas ao médico."
Menino de 5 anos viraliza ao impressionar com conhecimentos sobre o corpo humano
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 25/02/2025
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter:
Related Posts

Temos 49% ou 56% dos alunos do 2º ano alfabetizados? Entenda a polêmica dos números omitidos e, agora, revelados
Segundo o Inep, dados do Saeb (principal avaliação da educação básica) do 2º ano do ensino fundamental não foram revelados antes por problemas na amostragem e nas margens de erro. Após pressão política, órgão divulgou os números nesta quinta-feira (3). Índices de alfabetização ficaram 'escondidos' por meses
Divulgação
Uma polêmica envolvendo índices divergentes de alfabetização de crianças e omissão de dados oficiais fez com que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) — convocasse um pronunciamento coletivo às pressas no fim da tarde desta quinta-feira (3).
No evento, transmitido ao vivo pelo Youtube, Manuel Palácios, presidente do Inep, apresentou argumentos para justificar por que, até aquele momento, ainda não haviam sido divulgados os desempenhos das crianças do 2º ano no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
É a principal avaliação escolar do país, bancada com recursos pú..
Crase é ‘lésbica e monogâmica’? Entenda vídeo viral sobre regra de português
Em brincadeira no TikTok, professor usa piada para ensinar que não há crase antes de palavras femininas, por exemplo. Mas, atenção: há exceções! 'A crase é lésbica e monogâmica', brinca professor de português
A crase só gosta de menina, e de uma menina de cada vez. É lésbica e monogâmica, afirma o professor Maurício da Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em um vídeo bem-humorado que viralizou no TikTok (assista acima).
✏️Ele menciona a brincadeira para ajudar os brasileiros em uma missão que normalmente os tortura desde os tempos de escola: entender quando devemos usar o acento grave em textos escritos.
🤔A dica que o docente dá realmente funciona? Depende. Ela pode ajudar bastante em casos gerais (a técnica de humanizar a crase é boa, convenhamos), mas não serve para todas as situações. A monogamia, especialmente, vira um relacionamento aberto em exceções da língua portuguesa.
Entenda mais abaixo.
🔴Vamos, primeiro, a uma explicação geral: o que é crase?
Em te..
Férias escolares: por quanto tempo seu filho precisa brincar para ser saudável?
Guias da OMS, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria dão dicas de atividades físicas para cada faixa etária e destacam que a brincadeira é importante para o desenvolvimento da criança. Crianças brincando no Parque das Crianças, em Manaus, em 2020.
Gabriel Andrade/Semjel
Que praticar atividade física traz benefícios para a saúde, todo mundo já sabe. E a infância é justamente uma etapa-chave para que isso se torne um hábito nas demais fases da vida. Mas, afinal, por quanto tempo por dia seu filho precisa se manter ativo?
O g1 consultou as principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, e ouviu um especialista no tema para preparar um guia que auxilie você a montar uma rotina mais saudável para seu filho, principalmente neste período de férias.
Mas, antes de ir para as orientações para os pequenos, Ricardo Barros, que coordena o Grupo de Trabalho sobre Atividade Física da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alerta: o e..