
Grupo criminoso atuava no Tocantins e Maranhão; casal suspeito de chefiar quadrilha também foi preso. Dinheiro era transformado em criptoativos e transferido para mentores do grupo, diz polícia. Armas, munição e dinheiro apreendidos na operação crypto, da Polícia Civil.
Divulgação/PCTO
Uma mulher de 40 anos foi presa nesta quarta-feira (28) por suspeita de ajudar a movimentar o dinheiro de um grupo criminoso investigado por sequestrar pessoas e obrigá-las a fazerem transferências bancárias. O dinheiro seria usado para comprar criptomoedas e depois transferido para os mentores da quadrilha.
A suspeita foi presa em Estreito (MA), em cumprimento a mandado de prisão, expedido pelo Poder Judiciário do Tocantins. O nome dela não foi divulgado e o g1 não conseguiu contato com a defesa.
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas cidades do Maranhão e o casal suspeito de chefiar o bando foi preso nesta terça-feira (27).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Conforme a Polícia Civil, a suspeita presa nesta quarta-feira (28) contou ter sido recrutada para abrir contas bancárias em nome de terceiros com documentos falsos, fabricados por outro suspeito.
De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho, da Polícia Civil do Tocantins, uma dessas contas falsas foi aberta em nome de uma vítima de extorsão em Paraíso do Tocantins.
O mentor do grupo teria recrutado moradores de um bairro periférico de Estreito para abrir as contas bancárias que eram utilizadas para receber dinheiro das extorsões. Em seguida, os valores eram usados para comprar criptomoedas, que eram transferidas e resgatadas pela esposa dele.
Casal foi preso
A Operação Crypto Fall foi deflagrada pelas Polícias Civis do Tocantins e do Maranhão, para cumprimento de três mandados de prisão. Um dos alvos é um homem de 36 anos, apontado como mentor intelectual do grupo criminoso.
Segundo a Polícia Civil, ele é responsável por três roubos a banco ocorridos entre os anos de 2023 e 2024 no Maranhão. A esposa dele, uma advogada, também foi presa por participação nos crimes. "Ela dava suporte jurídico ao esposo, possuindo participação efetiva nas atividades criminosas”, informou o delegado.
Segundo a polícia, o mentor selecionava e levantava informações das possíveis vítimas para o grupo executar as extorsões. O grupo sequestrava a família, obrigava as vítimas a fazerem transferências bancárias para uma conta em nome de terceiros, e em seguida, os valores subtraídos eram utilizados para adquirir criptoativos com o intuito de ocultar a origem e destinação do dinheiro.
O grupo é suspeito de envolvimento em pelo menos oito roubos e extorsões. Com o casal foram encontrados e apreendidos um fuzil calibre .762, munições de .762 e de .50, uma pistola calibre.9mm, explosivos, grande quantidade em dinheiro, uma caminhonete e equipamentos eletrônicos. O material será periciado.
A mulher presa nesta quarta-feira e o casal foram levados para a delegacia de Imperatriz e serão encaminhados para unidades do Sistema Penal do Maranhão.
A ação contou com a participação de policiais civis da 1ª e 6ª Divisões Especializadas de Repressão ao Crime Organizado (DEICs Palmas e Paraíso), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic-MA) e do Grupo de Operações Táticas Especiais da PCTO (GOTE).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Related Posts
Inmet emite dois alertas de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h no MA
1 de 1
Alertas valem até esta segunda-feira. — Foto: Paulo Soares/ Grupo Mirante Alertas valem até esta segunda-feira. — Foto: Paulo Soares/ Grupo Mirante
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda (11), dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos se entendem até as 10h desta terça-feira (12).
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram 🚨De acordo com o Inmet, o alerta laranja, que indica alto grau de perigo, prevê para as regiões Norte e Oeste do Maranhão chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Nessas regiões, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta amarelo, que indica perigo potencial, compreende as regiões Oeste, Leste e Centro maranhense. Nessa área, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.
Cuidados Em caso de ..
Idoso atropela três pessoas e uma morre em São Mateus, no MA
Motorista apresentava sinais de embriaguez, segundo a polícia. Idoso provoca acidente e mata vítima em São Mateus, no Maranhão Reprodução/TV Mirante Na noite do último domingo (18), um idoso foi preso em flagrante após atropelar três pessoas em São M..
Motorista perde controle e veículo colide contra grade de proteção da Avenida Carlos Cunha, em São Luís
Acidente aconteceu nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), no bairro Jaracaty. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) o motorista do veículo fugiu do local após a colisão. Carro ficou preso em parte da grade de..
