
Trend ensina a levantar pessoa com dois dedos; qual é o ‘segredo’?
Para testar este experimento, que virou trend nas redes sociais, você vai precisar de:
🪑 uma cadeira;
👩👩👧👦quatro pessoas (além de você) dispostas a participar da brincadeira.
Acredite: cada uma usa apenas dois dedos da mão e consegue erguer quem estava sentado. Isso só dá certo depois de um “ritual” em grupo. Veja como funciona (e entenda por que não há magia envolvida, e sim física):
✖️1ª tentativa:
Cada pessoa faz uma “pistolinha” com os dedos indicadores: uma encostando na axila direita de quem está sentado, outra na esquerda; a terceira, embaixo do joelho direito, e a última, embaixo do esquerdo.
O grupo tenta fazer força para erguer a pessoa e tirá-la da cadeira.
Mas… sem sucesso.
☑️2ª tentativa – com o 'ritual':
Os quatro participantes que estão em pé vão empilhar as mãos sobre a cabeça de quem está sentado: primeiramente, um por vez coloca a mão esquerda, depois, seguindo a mesma ordem, a direita.
Hora de desempilhar as mãos: de cima para baixo, cada uma vai sendo tirada de cima da cabeça da “cobaia”.
Vamos tentar novamente: os quatro fazem a “pistolinha” com os dedos indicadores e tentam erguer quem está na cadeira.
Misteriosamente, dá certo! A pessoa é facilmente levantada.
💥Mágica? Bruxaria?
Trend da cadeira voltou a circular nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
As especulações nos comentários são criativas: há quem diga que o ritual das mãos anula a força da gravidade por poucos segundos, outras dizem que ocorre uma alteração na circulação sanguínea do braço (sem contar os que juram que é bruxaria)…
Mas a explicação está na física — e é bem mais simples do que parece, como mostram os entrevistados: Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, e Felipe Ribeiro, professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Desvende o mistério abaixo:
Quanto mais pontos de apoio tivermos, mais fácil e dividido fica o trabalho de erguer um objeto ou uma pessoa. Basta pensar em levantar um saco de cimento sozinho ou com a ajuda de alguém.
✨ANTES DO 'RITUAL':
Na primeira tentativa de erguer o indivíduo da cadeira, antes de empilhar as mãos, o mais provável é que cada um dos quatro participantes forneça o apoio da “pistolinha” em um momento diferente.
O que tentou primeiro apoiar os dedos provavelmente não deu conta do recado sozinho e já desistiu.
Os quatro ficaram fora de sincronia — por uma questão de segundos de diferença entre a força aplicada por cada um.
Se as forças não forem simultâneas, surge um efeito de torque, ou seja, de rotação. Isso faz com que quem está sentado “gire”, em vez de ser levantado.
Suponha que a pessoa sentada pese 60 kg. Basicamente impossível que alguém, sozinho, use dois dedos e consiga suportar essa massa.
✨APÓS O 'RITUAL':
Depois de empilhar as mãos, o grupo fica bem mais concentrado e tende a acreditar que vai dar certo. Acaba até fazendo uma contagem regressiva cuidadosa para aplicar a força exatamente ao mesmo tempo.
Com essa sincronia, os 60 quilos são divididos por 4 = 15 kg para cada um. Fica muito mais fácil e possível executar a missão.
As forças, aplicadas ao mesmo tempo e para a mesma direção, fazem com que o torque seja nulo — e não aconteça o efeito de rotação. O movimento fica exclusivamente vertical.
Resumindo: não seria necessário empilhar aos mãos — o grupo poderia cantar dois versos de uma música, dar dois pulos, contar até dez, não importa. O segredo está na concentração, na distribuição da carga e no trabalho coordenado e simultâneo.
Outros vídeos de Educação
'Desafio da cadeira': por que mulheres geralmente conseguem fazê-lo, e homens, não?
Mais inteligentes? Raros? 3 mitos e 1 verdade sobre canhotos
Related Posts
Enem 2025: Como treinar redação em casa? Vale usar IA para corrigir?
Veja dicas de alunos que tiraram nota mil na redação do Enem 2022
Faltando pouco mais de um mês para o Enem 2025, estudantes tendem a intensificar o treino de redação, que tem peso importante na nota final. A principal orientação dos especialistas é ..
Como barulho de trânsito afeta saúde, aprendizado e cognição das crianças
À medida que aumenta a consciencialização sobre o impacto do ruído na saúde e na aprendizagem das crianças, algumas cidades podem servir de exemplo para a criação de espaços urbanos mais silenciosos.
Como barulho de trânsito afeta saúde, aprendizado e cognição das crianças
GETTY IMAGES via BBC
Em uma sala de aula de Nova York, nos EUA, os níveis de ruído eram tão altos que o professor precisava gritar para ser ouvido. A sala de aula ficava perto da linha de trem do metrô que passava ao lado da Public School 98, em Manhattan, cerca de 15 vezes por dia, causando interrupções constantes no processo de aprendizagem.
Durante muitos anos, as pessoas reclamaram dos níveis de ruído na Public School 98 e, em 1975, Arline Bronzaft, professora de psicologia no Lehman College, da City University of New York (Cuny), publicou um estudo analisando o impacto do ruído na capacidade de leitura das crianças.
Ela descobriu que os alunos que se sentavam no lado barulhento da escola, adjacente aos trilhos..
Aumento da carga horária e oferta por demanda: entenda como fica o ensino médio noturno com a aprovação das mudanças do novo ensino médio
Estudantes secundaristas e representante dos secretários de educação detalham os desafios que envolvem a oferta do ensino médio noturno nos novos moldes da etapa de ensino. Congresso aprova mudanças no novo ensino médio. Na imagem, alunos assistem aula.
Jornal Nacional/ Reprodução
Um dos principais impasses da aprovação de mudanças no formato do novo ensino médio é a oferta da etapa de ensino no turno noturno. As novas determinações indicam que cada município deve ter pelo menos uma escola da rede pública que ofereça ensino médio regular à noite, mas apenas se houver demanda por parte dos estudantes.
O texto diz ainda que a oferta deve garantir a igualdade de condições de acesso, de permanência e de conclusão do ensino médio para todos os estudantes, viabilizando as condições necessárias para a aplicação prática da etapa de ensino no período noturno.
Serão os Estados, responsáveis pela oferta do ensino médio nos respectivos territórios, que vão regular os detalhes. Mas secretários de..
