Antes mesmo das 12h, os candidatos já se aglomeravam nas portas das instituições na capital baiana. Ronald Santos, de 17 anos, e a mãe Rosa Sacramento
Natally Acioli/g1
Com questões de matemática e ciências da natureza, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10), foi marcado pelo nervosismo dos candidatos e o apoio familiar em Salvador. Antes mesmo das 12h, os candidatos já se aglomeravam nas portas das instituições na capital baiana.
O jovem Ronald Santos Sacramento, de 17 anos, foi acompanhado da mãe, a técnica de enfermagem Rosa Sacramento, para fazer a prova.
“Estou com uma boa expectativa para o dia de hoje, porque estudei o ano todo para fazer uma boa prova no Enem”, disse o adolescente.
Jovem chega 30 minutos antes, esquece identidade e não consegue fazer prova do Enem em Salvador
Inicialmente, Ronald pensava em fazer engenharia civil. No entanto, ao descobrir que era uma área muito concorrida, decidiu migrar para engenharia da computação.
“Exatas é uma área que eu domino e, hoje, a demanda de TI é alta”, justificou a escolha.
Para a mãe de Ronald, acompanhar o filho em um momento importante como este é fundamental.
“Estou torcendo muito, porque o Enem, para quem vem da periferia, uma grande oportunidade. Eu creio que Deus está no controle de tudo”, disse.
Para o adolescente, ter o apoio da mãe é essencial. “Veio me acompanhar para me dar essa última força aí”, comentou Ronald.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2024 – será atualizado aqui
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
PROGRAMA AO VIVO COM PROFESSORES – Será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
Gabriel de Jesus Santos, de 18 anos
Natally Acioli/g1
Com mãe e filho, estava Gabriel de Jesus Santos, de 18 anos. O jovem é amigo de Ronald e também vai fazer o Enem.
"Acabei de sair do ensino médio, é a primeira vez que vou fazer e estou ansioso", afirmou.
Diferente do amigo, que é da área de exatas, Gabriel pretende cursar direito. Para ele, o segundo dia de prova a acaba sendo mais difícil.
“Para ser bem sincero, estou menos otimista em relação ao dia de hoje, porque é uma área que não domino tanto, me sinto mais confortável na área de humanas”, revelou.
Sobre a área que pretende atuar no direito, ele não titubeou e disse: “Serei delegado de polícia”.
Quem também vai fazer o Enem pela primeira vez é Estefane Silva, de 18 anos. Ela disse que vai fazer apenas para saber como funciona a prova e pretende se preparar para o próximo ano.
Mesmo fazendo apenas para treinar, ela já tem o curso que pretende fazer: enfermagem.
“Quero fazer enfermagem, porque gosto da área da saúde”, disse.
Colégio Central da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador
Natally Acioli/g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Related Posts
Dia Mundial da Conscientização do Autismo: veja os obstáculos enfrentados e conheça iniciativas de apoio à inclusão
Transtorno do Espectro Autista costuma gerar dificuldades de interação social,
problemas na comunicação e alteração nos interesses (como resistência a mudanças de rotinas ou maneiras diferentes de brincar). Em um ano, 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas comuns
Neste 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o g1 reúne:
informações sobre os direitos reservados às pessoas que têm TEA (transtorno do espectro autista) e aos familiares delas;
histórias de quem enfrenta obstáculos para alcançar a inclusão plena, principalmente na escola;
iniciativas em cidades brasileiras para divulgar mais informações sobre o autismo e informar a população.
Jary, que tem autismo, estuda em escola comum de Nova Iguaçu (RJ)
Arquivo pessoal
🧩 Quais os sinais de alerta para procurar ajuda médica?
Pais e mães devem ficar atentos se a criança:
não estabelece contato visual com a mãe durante a amamentação;
não olha quando é chamado pelo nome ou quando alguém compartilha um inter..

Veja o gabarito oficial do Enem 2024 – prova amarela do 1º dia
Exames foram aplicados nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Mais de 4,3 milhões de pessoas estavam inscritas. Cadernos de prova do 2º dia de Enem 2024.
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Os gabaritos dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (14), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Confira abaixo as respostas corretas do 1º dia, na versão amarela. 🟡
➡️Uma questão de física, no segundo domingo, foi anulada. Ela cita uma cafeteira elétrica e pede que o candidato indique a eficiência energética do equipamento. É a de número 124 no caderno verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no amarelo.
🟡1º DIA – AMARELA
Gabarito do Enem 2024 – 1º dia – caderno amarelo
Reprodução
✏️ O Enem 2024 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Mais de 4,3 milhões de candidatos estavam inscritos. No primeiro domingo, os alunos fizeram as provas de linguagens e de ciências humanas, al..

Aprovado em 1º lugar em medicina na primeira tentativa dá dicas para o Enem: ‘Revise detalhes e descanse’
Marcos Antônio passou em medicina na primeira tentativa, enquanto terminava o ensino médio. Resolver questões fez a diferença na preparação do futuro médico. Marcos Antônio, estudante de medicina
Marcos Antônio / Arquivo pessoal
A jornada para ser aprovado em 1º lugar para medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi rápida, mas não foi fácil para o Marcos Antônio, de 17 anos, que está no 2° semestre do curso. Nessa jornada, ele precisou abrir mão de muitas coisas para se dar bem nas provas. Agora, estudando o que sempre sonhou, o jovem dá dicas de estudos para os candidatos do Enem 2024.
“Com certeza, tive que diminuir hobbies como jogos, sair com os amigos e academia e focar mais nos estudos, mas nunca perdendo a saúde mental”, lembrou.
O tempo diário de estudos do futuro médico variava de acordo com as atividades que ele precisava cumprir. Fora da escola, ia de duas a oito horas de preparação por dia. Porém, para quem vai fazer o Enem neste ano, ele acredita que ess..