Nobel da Paz 2021 vai para Maria Ressa e Dmitry Muratov por defesa da liberdade de expressão

Advertisements


Academia Real das Ciências da Suécia afirma que a liberdade de expressão 'é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura'. Jornalistas ganharam o prêmio 'por sua corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia'. Ilustração mostra Maria Ressa e Dmitry Muratov, vencedores do Nobel da Paz de 2021
Reprodução/Prêmio Nobel
Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta sexta-feira (8).
A academia afirmou que Ressa e Muratov receberam o Nobel da Paz "por sua corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia" e que a liberdade de expressão "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura".
"[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", afirmou a entidade responsável pelo prêmio Nobel.
"Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal, as Filipinas", descreveu a academia sueca. Ela é cofundadora da Rappler, uma empresa de mídia digital de jornalismo investigativo.
Maria Ressa, que ganhou junto com o russo Dmitry Muratov o prêmio Nobel da Paz de 2021. Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que ambos ganharam o prêmio por seus esforços para defender a liberdade de expressão.
Reprodução Twitter/Prêmio Nobel
Imagem de 2011 de Dmitry Muratov, vencedor do Nobel da Paz de 2021 junto com a filipina Maria Ressa
Dmitry Muratov/Reuters
Os outros vencedores deste ano foram:
Medicina: David Julius e Ardem Patapoutian
Física: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi
Química: Benjamin List e David MacMillan
Literatura: Abdulrazak Gurnah
O Nobel de Economia será divulgado na segunda-feira (15).
VEJA TAMBÉM:
Prêmio Nobel: o que é, quais são as categorias e como são escolhidos os vencedores
Vencedores do Nobel da Paz de 2021: Maria Ressa e Dmitry Muratov
Eloisa Lopez/Sergei Karpukhin/ReutersOriginal CURIOSIDADES

" class="prev-article">Previous article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *