A carioca Rebeca Reis é formada em Engenharia da Computação pelo IME e mora atualmente em Londres.
Ela contou ao g1 que utilizou o vestibular da Uerj como treino. Rebeca Reis, 1º lugar geral da Uerj em 2015, atualmente trabalha como engenheira de software na Meta
Arquivo pessoal
Dez anos depois de conquistar o 1º lugar geral no vestibular de 2015 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a carioca Rebeca Reis está trabalhando com engenharia de software em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Neste domingo (16), o g1 mostrou como os “campeões” do Enem e de vestibulares realizados 10 anos atrás estão hoje. Rebeca é uma delas.
A engenheira da computação formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) mora atualmente em Londres e trabalha como engenheira de software na Meta, hub que comporta redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp.
Ela contou ao g1 que seu objetivo sempre foi cursar engenharia no IME e por isso, utilizou o vestibular da Uerj como treino.
"Na época eu ainda não sabia bem a especialidade que queria fazer, só sabia que queria engenharia. Acho que apliquei pra engenharia elétrica na Uerj, se não me engano. Como eu estava estudando era pro concurso do IME mesmo, não tinha dado tanta importância praquele vestibular específico. Eu fiz mais pra treinar mesmo".
Rebeca conta que, na época com 19 anos e aluna do Colégio Pensi, recebeu com surpresa a notícia de que havia conquistado o primeiro lugar geral no concurso.
Em 2015, Rebeca utilizou o vestibular da Uerj como treino. O objetivo era entrar no IME
Arquivo pessoal
"Assim que me contaram, eu não acreditei. Depois que eu confirmei e parei pra pensar, foi uma sensação incrível! Fiquei bem feliz e comemorei com minha família, mas continuei incrédula por bastante tempo. Eu estava feliz e todos me davam parabéns, mas ao mesmo tempo eu me perguntava como isso era possível", conta.
Apesar da conquista, Rebeca conseguiu a tão sonhada vaga no IME, onde por dois anos cursou o ciclo básico de engenharia e optou por concluir a graduação como engenheira da computação. O sonho de trabalhar na Google ou Facebook surgiu posteriormente, após contato com alunos mais experientes, e se concretizou com muito estudo e dedicação.
"Nunca imaginei que chegaria até aqui. Na época o meu sonho era entrar pro IME, e depois disso conseguir um emprego bom. Eu não sabia o que eu ia fazer ainda. Nunca imaginei que um dia eu moraria fora do Brasil. Se me contassem na época, eu também acharia impossível".
Rebeca foi premiada Colégio Pensi pela conquista do 1º lugar geral da Uerj em 2015
Arquivo pessoal
Veja também:
Única estudante do RN a conseguir nota mil na redação do Enem 2024 é 1ª colocada em medicina na UERN
Potiguar nota mil na redação do Enem é aprovada em 1º lugar em medicina na UERN
Related Posts

Sírio-Libanês lança curso de graduação em Medicina; veja valor da mensalidade
Aprovada com nota máxima pelo MEC, graduação oferecerá 100 vagas por ano. Proposta é investir em formação médica com foco em inovação, prática desde o primeiro semestre e abordagem humanizada. Faculdade Sírio-Libanês passa a oferecer curso de medicina
Sarah Daltri/Divulgação
A Faculdade Sírio-Libanês — da mesma mantenedora do Hospital Sírio-Libanês (SP), um dos mais renomados da América Latina — anunciou nesta semana que recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura de um curso de medicina. Até então, a instituição oferecia apenas Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina.
💰Quanto vai custar? As mensalidades custarão R$ 12.400. A faculdade adiantou que serão 100 vagas por ano, sendo 10% delas com bolsa integral.
RANKING: Mensalidade do curso de medicina mais caro do país é de quase R$ 16 mil
🩺Qual é a duração do curso? O bacharelado terá duração de 12 semestres e carga horária de 8.600 horas.
🏥Quando a primeira turma começará a estudar? As inscrições par..
Resultados do Fies 2025 devem sair em fevereiro, diz MEC; em 2024, divulgação no fim de março fez alunos perderem semanas de aulas
Ao g1, o secretário da Educação Superior da pasta afirmou que todos os esforços estão direcionados para ‘agilizar’ o cronograma do processo seletivo. Edição do 1º semestre deste ano foi marcada por atrasos e problemas de aprovações ‘duplas’. Página inicial do site do Fies – 2° semestre de 2023.
Emily Santos/g1
Alexandre Brasil, secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), afirmou ao g1 que a pasta planeja mudar o calendário do Sistema de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025 e divulgar as listas de aprovados ainda em fevereiro, e não em março, como vem acontecendo nas últimas edições.
Na quarta-feira (30), segundo Brasil, a Secretaria reuniu-se com pró-reitores de universidades do país para reorganizar as datas dos processos seletivos que usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos últimos anos, o cronograma “lento”, especialmente do Fies, fez com que alunos perdessem semanas inteiras de aula.
O 1º semestre de 2024 foi o exemplo mais crítico: os re..

Questão do vestibular da FGV sobre viral do TikTok é criticada: ‘preciso ser cronicamente on-line para acertar?’, diz candidata
Estudantes que não usaram redes sociais neste ano só tinham uma maneira de acertar a resposta: saber o exato ano de publicação de um livro. Veja se você marcaria este ponto. Pessoa usando celular
Freepik
🖥️Quem abandonou as redes sociais nos últimos meses com o objetivo de focar nos estudos provavelmente errou uma das questões do vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aplicado na última quinta-feira (14) para interessados em cursar administração, relações internacionais, direito e economia em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
A pergunta [veja mais abaixo] exigia que o candidato já tivesse ao menos ouvido falar de um conteúdo que viralizou em maio deste ano, no TikTok e no Instagram. Para os “desconectados”, havia uma única chance de acertar a resposta: saber exatamente o ano de publicação de um clássico da literatura brasileira.
“É preciso ser cronicamente on-line para fazer a prova da FGV”, protestou uma aluna no X. “Zoado cobrar datas”, escreveu outro jovem.
Procurada pe..