Nesta sexta-feira (22), uma operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra os crimes em Itaipava do Grajaú. Polícia Federal em Itaipava do Grajaú, no Maranhão
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal realizou a 'Operação Clientelismo', na manhã desta sexta-feira (22), contra um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral e compra de votos em Itaipava do Grajaú, a 450 km de São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo a PF, dentre os investigados estão candidatos nas eleições de 2024, além de uma servidora da Justiça Eleitoral. Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, foram cumpridos no município para entender a dinâmica do esquema e obter provas.
O esquema
De acordo com as investigações, inicialmente eleitores residentes na Zona Rural de Jenipapo dos Vieiras e Grajaú eram aliciados pelo grupo. O foco eram os eleitores indígenas das Aldeias São Pedro dos Cacetes e Aldeia Coquinho 2, além dos eleitores do Povoado Alto do Coco.
Os eleitores eram convencidos a transferir seus domicílios eleitorais para a cidade de Itaipava de Grajaú, sob a promessa de recebimento de cestas básicas, materiais de construção, gado, construção de estradas e instalação de energia elétrica. Eles também deveriam votar nos candidatos indicados pelo grupo.
Em outra etapa do esquema, as transferências de domicilio eleitoral para Itaipava do Grajaú eram realizadas somente com documento de identidade, não sendo exigido nenhum tipo de comprovante de endereço ou declaração de domicilio.
Todo o esquema só foi descoberto porque, no dia 6 de outubro (dia das eleições), policiais federais realizaram a desobstrução da via de acesso à Aldeia Urucu, local onde havia seções eleitorais.
Nesse dia, indígenas locais informaram que bloquearam a rodovia porque queriam denunciar a transferência fraudulenta do domicilio eleitoral de dezenas de indígenas de outras cidades (Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Arame) para Itaipava de Grajaú.
Related Posts
Eleições 2024: Professor Bartolomeu, do MDB, é eleito prefeito de Senador La Rocque no 1º turno
Professor Bartolomeu teve 78,80% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Fernando do Manezim, com 17,66%. Veja a lista de candidatos a vereador mais votados. Eleições 2024: Professor Bartolomeu, do MDB, é eleito prefeito de Senador La Rocque no 1º turno
Professor Bartolomeu, do MDB, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Senador La Rocque (MA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Professor Bartolomeu teve 7.971 votos, 78,80% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira o resultado do 1º turno em Senador La Rocque após a apuração:
Professor Bartolomeu (MDB): 7.971 votos, 78,80% dos votos válidos
Fernando do Manezim (UNIÃO): 1.786 votos, 17,66% dos votos válidos
Helloy Barroso (PSDB): 215 votos, 2,13% dos votos válidos
Lilciomar da Auto Escola (PSOL): 143 votos, 1,41% dos votos válidos
A eleição em Senador La Rocque teve 10.467 votos totais, o que inclui 107 votos brancos, 1..

Câmara de Aldeias Altas prorroga prazo para inscrições em concurso público; salários chegam a R$ 1,8 mil
1 de 1
— Foto: Freefik / Reprodução — Foto: Freefik / Reprodução
A Câmara Municipal de Aldeias Altas, cidade a 392 km de São Luís, prorrogou até 27 de maio, as inscrições para o concurso público com cinco vagas e cadastro de reserva para órgão.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 MA no WhatsApp
As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Legatus e as inscrições custam R$ 100. As vagas são para cargos de nível fundamental e médio.
Os inscritos serão avaliados por meio de uma prova escrita objetiva que deve acontecer em 9 de junho. Após a aprovação, o tempo de duração de contrato é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Aldeias Altas São Luís

Polícia Civil e Perícia Oficial fazem reconstituição da morte de jovem morto por PM após empinar moto no MA
1 de 9
Polícia Civil e Perícia Oficial fazem reconstituição da morte de jovem morto por PM após empinar moto no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante Polícia Civil e Perícia Oficial fazem reconstituição da morte de jovem morto por PM após empinar moto no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) e a Perícia Oficial realizaram, nessa quinta-feira (21), a reconstituição da morte do jovem Marcos Vinicius, de 20 anos de idade, que morreu baleado na porta de casa, durante uma perseguição policial, no dia 25 de fevereiro deste ano, em Governador Edison Lobão, cerca de 490 km de São Luís.
2 de 9
Jovem flagrado dando 'grau' em moto é perseguido pela PM e morto na porta de casa no interior do MA — Foto: Divulgação Jovem flagrado dando 'grau' em moto é perseguido pela PM e morto na porta de casa no interior do MA — Foto: Divulgação
Marcos teria sido morto após fugir de uma abordagem policial, depois de ser flagrado empinando uma moto nas ruas da ci..