Denúncias contra Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (MA) e Bosco Costa (SE) foram encaminhadas ao STF. Procuradas, defesas dos deputados disseram que não vão comentar o caso. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) três deputados do PL pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa em um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares.
A acusação foi enviada ao Supremo em agosto e atinge os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE). Procuradas pela TV Globo, as defesas dos congressistas disseram que não vão comentar as denúncias.
A Procuradoria aponta que o grupo ligado aos parlamentares teria agido para desviar parte dos recursos destinados à Prefeitura de São José de Ribamar, no Maranhão.
Segundo a PGR, eles pressionaram o então prefeito a devolver parte dos valores, mais de R$ 1 milhão, mas a operação não chegou a ser concretizada neste caso.
A investigação foi aberta em 2021 – época em que o chamado "orçamento secreto" estava em vigor. Esse mecanismo pouco transparente de distribuição de recursos públicos foi declarado inconstitucional pelo STF no final de 2022.
Em março de 2022, os parlamentares foram alvos de uma ação da Polícia Federal que apurava esquema de desvio de emendas parlamentares para os municípios do interior do Estado do Maranhão.
O caso está em sigilo no Supremo. O relator, ministro Cristiano Zanin, abriu prazo para que as defesas se manifestem sobre a acusação.
Na sequência, o caso deve ser levado a julgamento na Primeira Turma do Supremo. Se o colegiado acolher as denúncias da PGR, os parlamentares virarão réus de uma ação penal.
Em julho, a Procuradoria pediu ao Supremo a abertura de 13 apurações preliminares sobre suspeita de desvios utilizando recursos de emendas. Os casos também tramitam em sigilo na Corte.
Related Posts

Caso Ana Caroline: MP denuncia suspeito do assassinato pelo crime de feminicídio; pedido foi aceito pela Justiça
1 de 3
Segundo a Polícia Militar do Maranhão, a vítima teve a pele do rosto, couro cabeludo, olhos e orelhas arrancados. — Foto: Arquivo pessoal/Polícia Civil Segundo a Polícia Militar do Maranhão, a vítima teve a pele do rosto, couro cabeludo, olhos e orelhas arrancados. — Foto: Arquivo pessoal/Polícia Civil
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), denunciou à Justiça Elizeu Carvalho de Castro, conhecido como “Bahia” ou “Baiano”, de 32 anos, pelo feminicídio da jovem lésbica Ana Caroline Sousa Campelo, que foi encontrada morta, no dia 10 de dezembro de 2023, com requintes de crueldade no Bairro Novo, em Maranhãozinho, cidade a 232 km de São Luís.
Ana tinha 21 anos e, meses antes do crime, morava na cidade de Centro do Guilherme, mas se mudou para Maranhãozinho para morar com a namorada.
A denúncia foi oferecida no dia 2 de maio, pela Promotoria de Justiça de Governador Nunes Freire, e aceita pelo juiz João Paulo de Sousa Oliveira na última sexta-feira (10).
✅ Clique aqui para..
98 mil famílias no MA podem receber kits gratuitos de antena digital; veja como solicitar
Programa Siga Antenado está chamando as famílias para realizar a inscrição e a instalação das antenas, em 148 cidades. Instalação de parabólica digital é gratuita para os inscritos do CadÚnico
Siga Antenado / Divulgação
O programa Siga Antenado informou que abriu uma nova fase de agendamento, em 148 cidades do Maranhão, para oferecer kits gratuitos de antenas digitais para famílias que ainda utilizam parabólicas tradicionais.
Contexto: A troca é importante porque, desde o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, em 31 de dezembro de 2023, a TV aberta não tem mais transmitido sinais para as antenas antigas.
Criado por determinação da Anatel, o programa informou que 98 mil famílias maranhenses têm direito à instalação gratuita do kit de antenas digitais, mas ainda não solicitaram o benefício.
Quem pode solicitar o kit gratuito de antena digital?
O governo federal, através do programa Siga Antenado, distribui os kits gratuitamente para famílias de baixa renda. Cada família tem d..

Com homenagem a ‘cidade dos azulejos’, Festival São João da Thay terá palco de 100 metros; veja o mapa do evento
1 de 2
Thaynara OG no São João da Thay 2022 — Foto: Kayo Sousa Thaynara OG no São João da Thay 2022 — Foto: Kayo Sousa
Estamos em contagem regressiva para o Festival São João da Thay. O evento que reúne música, cultura popular maranhense e solidariedade acontece nos dias 7 e 8 de junho, em São Luís, e para receber o público em grande estilo, uma megaestrutura está sendo montada.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 MA no WhatsApp
Este ano, o São João da Thay fará uma homenagem à Cidade dos Azulejos, mais conhecida como a capital maranhense. O megapalco do festival contará com 100 metros de comprimento, quatro telões e três espaços onde acontecerão apresentações simultâneas.
Toda a cenografia do palco foi inspirada nos azulejos portugueses trazidos para o Maranhão, na época da colonização de São Luís. Ao g1, Bruno Lima, diretor do São João da Thay, explica que a produção do evento é inspirada em experiências anteriores e tem em grandes festivais do país.
“Temos um pa..