Prova Nacional Docente vai funcionar como um concurso nacional e unificado para selecionar professores de educação básica da rede pública. Exame será aplicado em 26 de outubro em todo o país. As inscrições vão de 14 a 25 de julho. Professor em sala de aula do Amazonas
Alex Pazuello/Secom
Termina na sexta-feira (4) o prazo para solicitar a isenção da Prova Nacional Docente (PND). A taxa de inscrição é R$ 85, e têm direito à isenção candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.
A solicitação de isenção deve ser feita exclusivamente pelo Sistema PND (pnd.inep.gov.br/pnd/).
A Prova Nacional Docente vai funcionar como um concurso nacional e unificado para selecionar professores de educação básica que lecionarão nas redes públicas de ensino do país.
Por meio da mesma avaliação, será possível que um docente se candidate tanto para uma vaga de um município na região Sul quanto para uma oportunidade no Nordeste, por exemplo.
🚨 A PND não substituirá os concursos públicos, e sim servirá como uma alternativa aos processos seletivos voltados a professores que visa auxiliar na captação de profissionais com a formação adequada.
A prova será aplicada em 26 de outubro em todo o país. As inscrições vão de 14 a 25 de julho. (Veja o calendário completo mais abaixo.)
Podem participar estudantes na fase final de cursos de licenciatura que estão inscritos no Enade 2025 e demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos públicos.
Os concluintes inscritos no Enade participarão automaticamente da prova, sem necessidade de nova inscrição e com isenção da taxa.
Os demais candidatos devem se inscrever individualmente e estão sujeitos a uma taxa de R$ 85.
A prova vai avaliar as seguintes áreas específicas:
Artes Visuais
Biologia
Ciências Sociais
Computação
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras Português
Letras Português e Espanhol
Letras Português e Inglês
Letras Inglês
Matemática
Música
Química
Pedagogia
Estrutura da prova
A PND terá 5h30 de duração e será composta por uma parte de formação geral docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas.
Formação geral:
30 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema, com conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas; e
uma questão discursiva para avaliar clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.
Componente específico:
50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.
A estrutura será dividida da seguinte maneira:
Prova teórica: vai medir o desempenho do participante em relação a conteúdos das diretrizes curriculares nacionais das áreas avaliadas, habilidades de adaptação do desdobramento de conteúdos e competências de compreensão de temas específicos de sua profissão e assuntos contemporâneos.
Questionário para o participante do Enade das Licenciaturas 2025: vai coletar informações sobre o perfil do estudante e o contexto de seus processos formativos. Essa etapa vai ajudar a na compreensão dos resultados teóricos e práticos do Enade e no processo de avaliação dos cursos de graduação e das instituições de ensino.
Questionário contextual: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos.
Questionário de percepção de prova: vai coletar informações para medir a percepção dos participantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados.
Calendário do PND 2025
Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
Resultado da solicitação de isenção: 7 de julho
Recurso da isenção: 7 a 11 de julho
Resultado do recurso: 14 de julho
Inscrição: 14 a 25 de julho
Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
Solicitação de tratamento pelo nome social: 14 a 25 de julho
Solicitação de atendimento especializado: 14 a 25 de julho
Resultado do atendimento especializado: 1 de agosto
Recurso de atendimento especializado: 4 a 8 de agosto
Resultado do recurso: 13 de agosto
Aplicação das provas: 26 de outubro
Divulgação das versões preliminares do gabarito das questões objetivas e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 de outubro
Recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 a 29 de outubro
Resultado do recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 10 de novembro
Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva: 25 de novembro
Recurso da correção da resposta da questão discursiva: 25 e 26 de novembro
Divulgação do resultado final da PND: 10 de dezembro
VÍDEO
Nas escolas sem notas e sem provas, quais alunos se dão bem?
Related Posts
Enem 2024: estudantes passam três dias para chegar em locais de prova por conta da seca no Amapá
Grupo de 80 pessoas veio do Arquipélago do Bailique para realizar o exame em Macapá. Região está sendo afetada pela seca e a salinização das águas. Enem 2024: estudantes do Bailique passam até 3 dias em viagem para fazer exame em Macapá
Arquivo pessoal/divulgação
Uma comitiva de 80 estudantes e professores oriundos do Arquipélago de Bailique, região ribeirinha do Amapá, passou por grandes desafios para chegar à Macapá e participar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo (3).
Os estudantes tiveram que enfrentar a seca e o assoreamento dos rios da região em função da forte estiagem e da salinização das águas, enfrentadas no local.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A viagem durou 16h, mas, alguns estudantes moram em comunidades distantes da Vila Progresso – onde fica o barco de apoio -, e tiveram que sair de casa com antecedência ou poderiam perder a viagem até Macapá.
População se juntou para 'abrir canais' e ..

Unicamp divulga lista de aprovados para segunda fase do vestibular 2025
A consulta dos locais de prova poderá ser feita a partir do dia 22 de novembro, na página da Comvest. Instituição também está divulgando nota de corte e relação de candidatos por vaga. 1ª fase vestibular Unicamp 2025 em Piracicaba
Antonio Trivelin/g1
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quarta-feira (13) a lista de candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2025. A consulta pode ser realizada na página da Comvest na internet.
No total, 13.011 candidatos estão sendo convocados para a segunda fase. Os locais de prova poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir do dia 22 de novembro, na página do Vestibular Unicamp 2025 (veja abaixo mais detalhe sobre as provas).
CLIQUE AQUI PARA VER A RELAÇÃO DE APROVADOS
A Comvest também está disponibilizando as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase. Já as notas obtidas individualmente pelos candidatos na primeira fase estarão..

Mulher que parou de estudar por quase 40 anos faz Enem por incentivo da sobrinha e quer cursar artes: ‘Meu sonho’
Em busca de um vaga na universidade, a comerciante se preparou em casa estudando com aplicativos e materiais gratuitos disponíveis na internet. Mulher que parou de estudar por quase 40 anos faz Enem por incentivo da sobrinha
Lara Brito / g1
Elisabeth de Souza acredita que herdou do pai o dom de pintar e desenhar. Aos 57 anos, a comerciante faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca do sonho de estudar artes. Neste domingo (10), ela passa pelo segundo dia de provas em João Pessoa, ao lado da sobrinha que avisou sobre as inscrições para a prova.
📲Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲Compartilhe esta notícia pelo Telegram
“É o meu sonho, nunca tive a oportunidade”, recordou Elisabeth, emocionada.
Para entrar na universidade, a comerciante se preparou em casa estudando com aplicativos e materiais gratuitos disponíveis na internet.
A sobrinha que avisou sobre as inscrições também faz a prova para dar apoio à tia e mudar de curso. Atualmente, Dilyanne Do Nascimento estuda pedago..