Presidente da República Tcheca é hospitalizado

Advertisements


Motivo da internação não foi revelado. Milos Zeman começava as negociações para a formação de um novo governo após os governistas perderem espaço no Parlamento. Presidente tcheco Milos Zeman em foto de março de 2018
David W Cerny/Reuters/Arquivo
O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, foi hospitalizado neste domingo (10) após encontro com o primeiro-ministro Andrej Babis, que tenta permanecer no poder apesar da derrota do partido nas eleições legislativas.
Zeman, de 77 anos, não teve o motivo de sua internação revelado. Ele já vinha mal de saúde e, bastante debilitado, chegou a depositar seu voto nas eleições deste mês desde sua casa.
Segundo a agenda oficial, o presidente recebeu Babis pela manhã, mas logo depois foi encaminhado para o hospital "com urgência", paralisando o processo de nomeação do novo governo.
Constitucionalmente, cabe ao presidente designar o novo primeiro-ministro. Antes da votação, Milan Zeman havia insinuado que escolheria Babis para se manter no cargo.
Derrota para os comunistas
Resultados parciais das eleições parlamentares da República Tcheca deste sábado (9) indicam um caminho aberto para partidos de centro-direita e liberais formarem um governo, derrubando o atual primeiro-ministro, o magnata Andrej Babis — o maior derrotado desta votação.
Os resultados também impuseram uma derrota contundente aos comunistas, tradicionais no país desde os tempos da antiga Tchecoslováquia. Pela primeira vez desde que a República Tcheca se separou da Eslováquia em 1993, o grupo ficará de fora do Parlamento.
A apuração dos votos mostrou que a coalizão liberal-conservadora Spolu ("Juntos", em uma tradução livre) teve 27,8% dos votos.
Como a aliança deve ter o apoio do Partido Pirata, de centro-esquerda, e do STAN, uma união de prefeitos, é possível que o líder do Spolu, Petr Fiala, alcance o cargo de primeiro-ministro da República Tcheca.Original CURIOSIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *