Caso aconteceu em Moju. Suspeitos atiraram contra casa de candidato em suposta retaliação por ele se recusar a pagar valores para fazer campanha na área urbana da cidade. Suspeito de atentado contra candidato a vereador é preso em Moju
Divulgação
Um homem suspeito de envolvimento em um atentado contra um candidato a vereador no município de Moju, nordeste paraense, foi preso nesta quarta-feira (18), pela Polícia Civil. O investigado, segundo a polícia, faz parte de um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas e que estaria cometendo crimes de extorsão contra empresários e candidatos a cargos políticos na região.
A prisão ocorreu durante a operação ‘Campanha Livre’ que cumpriu também mandados de busca e apreensão no endereço do suspeito, na área urbana da cidade.
Segundo o delegado Mhoab Khayan, superintendente da Polícia Civil na Região do Baixo Tocantins, a investigação começou no feriado de 7 de setembro, após dois homens terem efetuados disparos de arma de fogo contra a casa do candidato a vereador Francisco de Assis Moreira Pamplona Júnior (PP).
Leia também: Facção criminosa cobra 'mensalidade' de comerciantes para não cometer assaltos em Barcarena; suspeito é preso
Testemunhas disseram que os suspeitos estavam numa motocicleta. No imóvel estavam a filha do candidato e a babá. Ninguém ficou ferido.
Pamplona Júnior participava de um comício e foi avisado por vizinhos sobre o atentado. O g1 entrou em contato com o candidato, mas ainda não teve resposta.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A Polícia Civil apurou que o atentado está relacionado a uma tentativa de extorsão cometido por membros do Comando Vermelho no Pará, que cobravam valores de Pamplona Júnior para que ele possa fazer campanha na cidade.
O não pagamento acarretou em retaliações e ameaças por meio do atentado.
Um dos envolvidos na ação criminosa foi identificado como Anderson Moisés Gonçalves Cohen, contra quem a Justiça determinou a prisão preventiva. O g1 tenta contato com a defesa dele.
O celular dele foi apreendido e será periciado. A Polícia Civil investiga ainda outros suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso e com os crimes de extorsão na região.
No início deste mês, a Polícia Civil prendeu um grupo suspeito de atentado contra um candidato a vereador no município de Barcarena, Região Metropolitana de Belém.
Os investigados também são ligados ao Comando Vermelho no Pará e cobram "mensalidades" de candidatos ao cargo de vereador. Um dos candidatos também teve a casa alvejada por tiros, em retaliação ao não pagamento de valores.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Related Posts
VÍDEO: Criminosos invadem padaria em Maceió e funcionário implora para não ser roubado
Crime foi ocorreu antes das 6h de quarta-feira. Homens estavam armados. Criminosos invadem padaria no Santos Dumont
Câmeras de segurança flagraram o momento em que criminosos invadem e roubam uma padaria no Santos Dumont, parte alta de Maceió. O crime ocorreu por volta de 5h50 de quarta-feira (25). O funcionário do estabelecimento implorou para que os assaltantes não roubassem o local (veja no vídeo acima).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O funcionário abre o estabelecimento no início da manhã e logo é surpreendido por um homem de camisa preta, boné e calça verde. Ele está armado e manda o funcionário entrar.
Nas imagens do local é possível ouvir o funcionário tentando conversas com os criminosos. “Diga o que você quer. Por favor, diga o que você quer”.
Em outro trecho, ele diz que não tem nada para a dupla roubar.
“Eu não tenho nada. Por favor eu lhe peço, eu não tenho nada, eu juro”, disse ele.
O criminoso manda ele sentar em um banco enquanto vasculha o local e pe..

Evento inédito sobre memória do cinema exibe filmes raros em Belém
De 23 a 27, o I Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual promove masterclass e cursos. Haverá exibição de filmes raros e debates abertos ao público. A mostra exibe pela primeira vez a versão restaurada de “Vila da Barca” (1964), curta metragem premiado internacionalmente em 1968.
Divulgação
Começa nesta segunda-feira (23) o I Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual, encontro inédito em Belém. A programação, que segue até dia 27, promove masterclass, cursos e palestras com especialistas que são referência nacional e internacional sobre o tema, responsáveis pela recuperação e restauro de filmes centrais da sétima arte brasileira. Haverá ainda exibição de filmes raros produzidos na Amazônia e uma série de mesas de debates sobre acervos audiovisuais, pesquisa e história do cinema.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O Ciclo tem como homenageado o escritor e cineasta Vicente Cecim, que realizou uma série de filmes nos anos 1970 em super 8mm, chamado de Kinemandara. São cinco tí..

Acesso à plataforma Currículo Lattes sofre mudanças a partir desta segunda (16), diz CNPq; veja como fazer login
Páginas de acesso aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) também foram modificadas. Para evitar perdas de dados, grupos científicos orientaram que todos os usuários fizessem backup de seus dados. O acesso à plataforma Currículo Lattes passou por modificações nesta segunda-feira (16), afirma o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A intenção é deixar o sistema mais seguro, após o apagão de dados registrado em julho de 2021.
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram
Para acessar a página (na qual cientistas registram dados de formação acadêmica, palestras ministradas, congressos frequentados e artigos publicados, por exemplo), uma nova senha deve ser registrada pelo usuário (veja o passo a passo mais abaixo).
“Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados”, diz o CNPq.
LEIA TAMBÉM:
RELEMBRE: O que houve no apagão do CNPq no ano passado?
CURSOS DE PEDAGOGIA: Mesmo com..