Participantes têm direito a mentorias personalizadas, tutores de redação, aconselhamento profissional, reforço escolar e outras funcionalidades. Inscrições vão até 16 de julho. Projeto 'salvaguarda' leva entendimento do futuro a estudantes saídos do ensino médio
As inscrições para o Projeto Salvaguarda, que oferece mentoria gratuita para quem quer cursar o Enem e outros vestibulares, estão abertas até 16 de julho. Os interessados em participar das aulas, com direito a mentorias personalizadas e individuais, devem preencher o formulário disponível AQUI.
O projeto criado em 2016 um dos vencedores do prêmio do Movimento Luzes na Educação (LED) 2023. Para participar, é preciso ser ou ter sido aluno da rede pública de ensino.
Para esta edição, estão sendo ofertadas 10 mil vagas de mentoria que acontecem 100% online pelo WhatsApp. O único custo dos participantes é uma taxa social de matrícula no valor de R$ 20 reais.
As aulas estão previstas para começar em agosto.
Para este ano, o projeto tem como novidade um aplicativo para celular pode onde pode solicitar um tutor, o corretor, contatos de interesse, e acessar as monitorias.
Aplicativo do projeto Salvaguarda.
Reprodução
📚 O que o programa de estudos oferece?
Os estudantes terão acesso a:
Um corretor de redação: acompanhamento personalizado ao longo do ano e correções mensais detalhadas;
Tutoria personalizada: cada estudante pode solicitar um tutor do próprio estado e será acompanhado por 2 meses. O objetivo é ajudar na escolha do curso, assim como na organização dos estudos e na motivação;
Reforço escolar com as disciplinas: sempre que estiver estudando e alguma dúvida surgir, o estudante pode solicitar auxílio de algum monitor da disciplina;
Auxílio com a escolha profissional: ao longo do ano, sempre que tiver dúvidas sobre alguma área, o estudante pode solicitar o contato do estudante ou profissional, ou seja: pode falar com um juiz, com um jornalista ou com um piloto de avião.
Simulados online com a correção TRI: Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método de correção usado Enem e avalia não só a quantidade de acertos, mas a coerência do desempenho do aluno.
👩🎓 Quem pode participar?
O programa aceita alunos e ex-alunos de escolas públicas de qualquer município brasileiro, a partir do 1º ano do ensino médio.
💻Como se inscrever?
Basta preencher este formulário até 16 de julho. As aulas estão previstas para começar em agosto.
PODCAST
Related Posts

‘Um aluno fez um deepfake pornô meu, e minha vida virou de cabeça para baixo’
Professoras sul-coreanas contam à BBC como alunos compartilharam imagens deepfake delas on-line. 'Eu não conseguia mais olhar nos olhos deles e dar aula direito', diz professora que foi vítima de deepfake
BBC
Lee Ga-eun chora com frequência em casa, sendo consolada pelo filho de oito anos.
Durante uma década, ela trabalhou feliz como professora na cidade sul-coreana de Busan.
➡️Mas, em março do ano passado, sua vida virou de cabeça para baixo quando um aluno mostrou a ela uma foto do seu rosto anexado a um corpo nu, uma imagem que havia sido criada com a tecnologia de deepfake.
A foto havia sido compartilhada em um canal do Telegram, onde cerca de 1,2 mil membros usavam hashtags como “humilhando professores”. Ga-eun (que não é seu nome verdadeiro) acredita que muitos de seus alunos viram a imagem.
“Sempre que eles olhavam para mim, eu não conseguia deixar de pensar se eles tinham visto aquela foto, e estavam olhando para mim para verificar. Eu não conseguia mais olhar nos olh..

Método que elimina poluentes tóxicos da água que podem afetar a saúde é criado pela USP
Feito com lã de aço e água oxigenada, processo elimina fenol, bifenol A e tetrabromobisfenol A das águas dos rios. Método criado pela USP São Carlos elimina poluentes tóxicos da água
Reprodução/USP
Um processo feito com lã de aço e água oxigenada, criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), conseguiu degradar poluentes tóxicos presentes na água que podem impactar na saúde humana.
O método, que é simples, mas eficaz, tem potencial para ser aplicado em larga escala e combater a poluição gerada pelas atividades humanas e substâncias comuns em produtos industriais como o fenol, bifenol A e tetrabromobisfenol A.
➖ Fenol: está presente no efluente de vários tipos de indústrias, inclusive no meio estético;
➖ Bisfenol A: é encontrado em plásticos;
➖ Tetrabromobisfenol A: é um retardante de chama aplicado em diversos produtos.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Nova tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) utiliza sili..

Cidade pobre, educação boa – qual o segredo e o futuro dos bons resultados no Ceará?
Aulas extras, foco em avaliações e professores próximos da família: a BBC foi até Pires Ferreira (CE) para entender como essa cidade chegou à melhor nota da educação básica no Brasil.
Milena Costa se tornou professora em Pires Ferreira, onde salas são organizadas em forma de “U”.
Vitor Serrano/BBC
Em uma casa de uma merendeira e um agricultor na zona rural de Pires Ferreira, no sertão do Ceará, nasceram seis professores.
“Meus pais diziam que educação e o conhecimento ninguém rouba”, conta Milena Costa, de 24 anos, a filha mais nova da família e professora da rede municipal.
“Agora, estamos tendo a oportunidade de melhorar de vida.”
Recém-aprovada no concurso para professor da cidade, Milena chora ao contar como, um a um, seus irmãos (quatro mulheres e um homem) foram mostrando que o caminho para mudar a realidade, mesmo em uma cidade de poucas oportunidades, passa pela educação.
A história da família Costa ilustra o papel que o ensino tem exercido na cidadezinha cearense de pouco ma..