Resposta integra uma entrevista dada por Aurélio Buarque de Holanda ao jornalista Araken Távora, em 1976. Criador do Dicionário Aurélio lista as palavras mais bonitas da língua portuguesa
Em uma entrevista de 1976, Aurélio Buarque de Holanda, que dá nome ao Dicionário Aurélio, elegeu as três palavras mais bonitas da língua portuguesa, em sua opinião.
A resposta veio após Araken Távora — jornalista à frente do programa "Os Mágicos", exibido pela antiga TVE, e responsável por entrevistar escritores como Clarice Lispector, Ruth de Souza, Ariano Suassuna e muito mais — perguntar qual é a palavra mais bonita do idioma. Ele, então, listou três:
Libélula
Alvorada
Murucututu
Eu tenho profundo amor pelas palavras, isso é verdade. Ainda há algumas que são tidas como feias — como o próprio sinônimo da palavra “libélula”, que eu próprio não digo que seja [uma palavra] bonita, mas a beleza das palavras é uma coisa relativa —, umas que são consideradas sujas, mas algumas bonitas; umas tidas como imorais que são bonitas também. Porque tudo é criação, tudo é uma prova da atividade humana. É uma prova desse trabalho da cabeça.
Aurélio Buarque de Holanda, criador do 'Dicionário Aurélio', em 1976.
Reprodução/Arquivo Nacional
Abaixo, confira o que o professor e lexicógrafo disse sobre suas palavras favoritas, e o que seu dicionário diz sobre elas.
Libélula
Uma libélula (Sympetrum meridionale) é vista em Netanya, cidade na costa mediterrânea de Israel
Jack Guez/AFP
Em sua resposta, Aurélio explicou a relação com a palavra:
Uma das palavras mais bonitas da Língua, ao meu sentir, é libélula. Essa palavra é um voo, é uma coisa alada, de poesia imensa. Parece uma coisa que está em um voo incerto, um voo trêmulo, e em grande parte, representa a realidade daquilo.
Aurélio ainda fala diz que sinônimo para o inseto, também chamado de “lava bunda”, — que faz referência ao seu comportamento de depositar ovos na água —: “é lamentável. Mas a língua é cheia dessas coisas mesmo.”
“O certo é que libélula é uma palavra do meu profundo encantamento.”
Com origem no francês, a palavra é um substantivo feminino da zoologia e faz alusão ao voo planado do inseto. No dicionário, é descrito como:
Gênero de insetos odonatos, de corpo estreito dotados de dois pares de asas membranosas, transparentes, em geral brilhantemente coloridas, cujas larvas, carnívoras e voracíssimas, se desenvolvem nas águas correntes, nas estagnadas ou mesmo no interior de bromeliáceas.
A palavra também é usada para designar qualquer espécie e qualquer espécime desse gênero.
Murucututu
Coruja-murucututu é reintegrada à natureza em reserva de Entre Rios
Acervo Bracell
Ainda no domínio zoológico, uma palavra muito bonita que é o murucututu. Cinco sílabas seguidas, todas terminadas em 'u'. Isso me parece uma coisa maravilhosa.
Murucututu, também conhecido como corujão, é uma espécie de coruja da família Strigidae.
No dicionário, é descrito como um substantivo masculino que tem origem no tupi, e é um brasileirismo da zoologia.
Ave estrigiforme, estrigídea (Pulsatrix perspicillata), da América do Sul. Coloração parda; fronte, sobrancelha e mancha na garganta, brancas; mento e peito, pardos; o resto do abdome, amarelo-ocre; alimenta-se de aves e mamíferos sobretudo roedores.
Alvorada
Alvorecer pode ser definido como a claridade que precede o nascer do Sol.
Ivair Vieira Jr/G1
Temos uma palavra que é uma clarinada: alvorada.
Formada a partir de alvorar + o sufixo -ada, a palavra é um substantivo feminino e tem as seguintes definições:
Crepúsculo matutino; a claridade que precede o romper do Sol; arraiada, dilúculo.
Canto das aves ao amanhecer.
Toque militar nos quartéis, ao raiar do dia, para despertar os soldados.
Toque de qualquer música ao despontar da manhã.
[No sentido figurado] Princípio, começo, início, aurora, alvor.
LEIA TAMBÉM:
9 + 2 = 10? Entenda cálculo de vídeo que viralizou e confundiu internautas
9 + 2 = 10? Veja cálculo que viralizou na internet
Related Posts

Como funciona projeto que proíbe celular nas escolas; veja perguntas e respostas
Texto agora segue diretamente para análise do Senado, a menos que haja um recurso para votação no plenário principal da Câmara. CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe celulares em escolas.
O projeto que restringe o uso de celulares para todos os alunos nas escolas públicas e particulares foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
O texto tramita em caráter conclusivo. Ele agora segue diretamente para análise do Senado, a menos que haja um recurso para votação no plenário principal da Câmara.
De acordo com a Unesco, 25% dos países no planeta já estão adotando medidas parecidas com o projeto.
O que diz o projeto?
O projeto, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), tramita na Câmara desde 2015. O assunto ganhou mais força quando o Ministério da Educação informou que estava preparando uma medida para proibir o uso de celulares em escolas públicas.
Que mudanças foram feitas no texto original?
A principal mudança fei..
10 pontos para entender o decreto que proíbe graduações EAD de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia
Mesmo nos casos em que a EAD for aceita, nenhum curso poderá ser 100% remoto. Saiba o que muda com a Nova Política de Educação a Distância. MEC proíbe educação à distância (EAD) em Direito e em outras 4 graduações
O Governo federal publicou no Diário..

Ideb: rede estadual do RJ sofre queda em avaliação
Em 2021, o Ideb foi de 3,9 e, no ano passado, caiu para 3,3 – bem distante da meta estabelecida para essa faixa de ensino, que é de 4,6. Capital não chega à meta, mas tem avanços. Ministério da Educação divulga Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
A rede estadual do Rio sofreu uma queda na avaliação de qualidade feita pelo Ministério da Educação, segundo números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta quarta-feira (14).
Em 2021, o Ideb foi de 3,9 e, no ano passado, caiu para 3,3 – bem distante da meta estabelecida para essa faixa de ensino, que é de 4,6.
Além disso, as escolas estaduais do Rio de Janeiro têm o pior Ideb no ensino médio da Região Sudeste, atrás de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
RJ- 3,3
MG – 4,0
SP – 4,2
ES – 4,7
Situação da capital
Já a rede municipal do Rio apresentou uma melhora, mas ainda sem atingir a meta. Para os anos iniciais, que vão do primeiro ao quinto do ensino fundamental, as escolas municipais estão co..