
Família diz que padre se recusou a falar nome de criança durante batismo no Leblon
Os pais de uma criança no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro, afirmam que, durante o batismo da filha, o padre recusou-se a pronunciar o nome dela: Yaminah. Nesta reportagem, entenda a origem etimológica e o significado da palavra.
“Ele chamou a minha sogra antes de começar o batismo e disse que ele não falaria o nome da nossa filha, porque não era um nome cristão (…) e estava ligado a um culto religioso”, conta a mãe, Marcelle Turan.
O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância como preconceito por raça, cor ou religião. Ao g1, o padre negou a acusação e disse que pronunciou o nome de "Yaminah" na cerimônia.
➡️Mas, afinal, qual é a origem da palavra? "Yaminah" vem do árabe e é derivada de "Yameen" (يمين), que significa "direita" ou "lado direito" — aquele usado em juramentos ou votos solenes. Tradicionalmente, na cultura do Oriente Médio, isso é um símbolo de bênção, boa sorte e força. O sufixo feminino -ah (ـة) transforma em Yamīnah = “aquela que é abençoada / afortunada".
Os principais dicionários árabes clássicos, como o Lisan al-Arab de Ibn Manzour, registram “bem-aventurança” como o primeiro significado do radical Y-M-N (ي-م-ن). Também associam o conceito às ideias de prosperidade e de retidão.
Apesar de não ser um nome comum no Brasil, "Yaminah" tem se disseminado em comunidades muçulmanas internacionais. Em línguas africanas, nomes parecidos circulam por influência do islamismo, como Amina e Yamina.
Entenda o que significa o nome Yaminah
Reprodução/ChatGPT
Related Posts
Enamed: quando sai o gabarito da prova para estudantes de Medicina?
‘Formatura de meio-médico’: alunos de medicina viralizam com festa de R$ 1,4 milhão
O gabarito do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 será divulgado, em versão preliminar, na próxima quarta-feira (22). Veja o calendário compl..
O que é a educação permissiva praticada por pais em casa e por que ela está ‘enlouquecendo’ professores?
Docente da rede pública publicou desabafo nas redes sociais e ganhou apoio de centenas de outros educadores: 'As crianças não sabem mais o que é regra e o que é autoridade', afirma. Especialistas explicam que a permissividade vem de uma interpretação errada de outra filosofia: a educação positiva. O que é educação permissiva?
“Está um inferno dar aula para o seu filho. Não dá para negociar com 30 ou 40 crianças ao mesmo tempo. Precisa ter ideia de respeito ao próximo, de igualdade.
➡️O desabafo é de uma professora da rede pública de São Paulo, que diz ter chegado ao seu limite: está desesperada por ter de lidar com crianças que não seguem regras nem aceitam a autoridade (mesmo que respeitosa) dos docentes.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Rebeca Café, de 29 anos, atribui esse caos à “educação permissiva”. É a aplicação malsucedida da “educação positiva”, que está em voga nas redes sociais por pregar noções de respeito, diálogo e negociação na educação dos filhos,..
Entenda como funcionam os antídotos contra metanol comprados pelo governo brasileiro
Metanol: fígado vira 'vilão' e transforma bebida adulterada em veneno silencioso
O governo brasileiro anunciou neste sábado (5) a compra de dois antídotos, fomepizol e etanol farmacêutico, para reforçar o tratamento de intoxicações por meta..
