
Em 2026 inicia-se o período de teste da reforma tributária, a maior alteração do sistema tributário Brasileiro desde da Constituição de 1988. A principal mudança foi a substituição de tributos que deixará de existir ISS, ICMS, PIS e COFINS, passando a chama-se IVA DUAL, com a introdução dos seguintes tributos CBS (contribuição sobre bens e serviços), IBS (Imposto sobre bens e serviços e o IS (imposto seletivo) trará impactos significativos no modelo dos processos operacionais das empresas, principalmente pela não cumulatividade. O objetivo da reforma tributária é simplificação e a segurança jurídica. O novo modelo exigirá das empresas investimentos em novas ferramentas e sistemas para ajustar ao novo sistema fiscal. A Procuradoria da Fazenda Nacional abriu novos editais de transação tributária para empresas e pessoas físicas. Um dos principais benefícios ao aderir a transação é a diminuição de juros, multas e encargos, além do parcelamento flexível. As empresas que saírem na frente tendem a serem mais competitivas no mercado, com a organização do seu fluxo de caixa, evitando novas autuações e evitando longos processos judiciais. Estão abertos três editais que se iniciaram em 15 de agosto e finda em 28 de novembro de 2025. Os descontos podem chegar até 65% (sessenta e cinco por cento) sobre o valor total do débito ou da inscrição elegível à transação. Importante destacar, que em cada caso há uma estratégia a ser adotada. A transação tributária é um meio de reorganização financeira e tributária, que permite as empresas negociarem com o fisco pendências, e assim organizar os passivos e o fluxo de caixa para um crescimento sustentável. "É a oportunidade de as empresas quebrarem o ciclo de inadimplência e evitarem processos judiciais que podem durar décadas", afirma a advogada tributarista Thalita Cardoso Alves. Para a advogada tributarista, Thalita Alves, o acompanhamento especializado permite que empresas aproveitem os benefícios da reforma tributária sem riscos Reprodução Uma dica é aproveitar programas especiais quando disponíveis, implementar controles internos de conformidade fiscal, realizar auditorias internas periódicas e ter uma boa consultoria tributária para verificar inconsistências, evitando pagar dívidas já prescritas. As empresas que anteciparem terão menor custo com a conformidade, tempo hábil para reestruturação com o planejamento tributário com o aproveitamento dos créditos tributários no novo sistema. Deixar para última hora pode ser um risco significativo para competitividade, e consequentemente para a boa reputação perante o mercado, investidores e credores. Thalita T. Cardoso Alves Advogada Tributarista, mestranda em tributação e desenvolvimento econômico pelo IDP/Brasília. Mais informações: @taaadvogados
Related Posts
Eleições 2024: Renato Santos, do MDB, é eleito prefeito de Colinas no 1º turno
Renato Santos teve 63,48% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Joao Haroldo, com 36,52%. Veja a lista de candidatos a vereador mais votados. Eleições 2024: Renato Santos, do MDB, é eleito prefeito de Colinas no 1º turno
Renato Santos, do MDB, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Colinas (MA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Renato Santos teve 13.901 votos, 63,48% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira o resultado do 1º turno em Colinas após a apuração:
Renato Santos (MDB): 13.901 votos, 63,48% dos votos válidos
Joao Haroldo (PCdoB): 7.997 votos, 36,52% dos votos válidos
A eleição em Colinas teve 23.108 votos totais, o que inclui 262 votos brancos, 1,13% dos votos totais, e 948 votos nulos, 4,10%.
A abstenção foi de 5.190 eleitores, 18,34% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Quem é Renato Santos
Renato Santos tem 43 anos, é casado, tem ensi..
Carnatal 2024 terá 25 horas de transmissão no g1
Festa acontece de sexta-feira (6) a domingo (8) na Arena das Dunas, em Natal. Bloco 084 no Carnatal 2023, com a banda Grafith
Luana Tayze
O Carnatal 2024 terá 25 horas de cobertura pelo g1 RN e transmissão para 27 afiliadas da Rede Globo espalhadas pelo país.
A transmissão começará no g1, onde o público poderá assistir a festa ao vivo assim que o primeiro bloco começar. Confira abaixo os horários.
Na tv aberta, a transmissão acontecerá durante 1h30 em cada dia. Além disso, o público também poderá assistir entradas ao vivo durante toda a programação e nos telejornais. Confira abaixo os horários.
Ao todo, 28 afiliadas da Rede Globo irão transmitir a micareta – além da Rede Inter TV (Cabugi e Costa Branca, no RN; Alto Litoral, Serra+Mar e Planície, no Rio de Janeiro; e Grande Minas e Dos Vales em Minas Gerais), Globo Recife e todas as emissoras do Nordeste.
A expectativa é que o Carnatal alcance 56,7 milhões de telespectadores em 1.794 municípios do Nordeste e mais 8,1 milhões de telesp..
Homens são presos suspeitos de furto e receptação de portão de alumínio em São Luís
Segundo a Polícia Civil, foram presos um homem por suspeita de envolvimento no furto e outro pela receptação do material roubado. Caso aconteceu em 10 de maio, no bairro Ipem São Cristóvão, em São Luís. Homens são presos suspeitos de furto e receptaç..
