Unidade deve ser entregue nos próximos meses e tem investimento de R$ 800 mil. A instalação da unidade também envolve a capacitação de 36 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. Santa Inês terá a primeira unidade de atendimento de urgência do SAMU Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será instalada em Santa Inês, cidade a 250 km de São Luís. A previsão é que o serviço entre em operação nos próximos meses, após a finalização dos treinos e testes operacionais. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram Com a nova unidade do SAMU em funcionamento, a cidade terá maior cobertura para o atendimento de emergências e redução no tempo de resposta em situações críticas. O investimento será de R$ 800 mil, integra o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), vinculada ao Programa Mais Médicos. A instalação da unidade também envolve a capacitação de 36 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que vão atuar no atendimento de urgência e emergência da região. A capacitação é realizada em módulos teóricos e práticos. Com isso, o foco das atividades é em situações reais de atendimento pré-hospitalar, com manequins de alta fidelidade e treinamentos que incluem RCP de alta qualidade até o manejo de múltiplas vítimas. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se o Suporte Básico à Vida (SBV) e o Curso Integrado de Emergências Cardiológicas e Suporte Avançado no SAMU. O curso de SBV possui carga horária de 8 horas e é voltado para o reconhecimento e tratamento imediato de emergências cardiovasculares e respiratórias. Já o módulo de emergências cardiológicas oferece 16 horas de treinamento, preparando os profissionais para o uso de desfibriladores, medicamentos e técnicas avançadas de suporte à vida.
Related Posts

Bebê de 11 meses morre e outras 5 pessoas são baleadas em Imperatriz, no MA
Três tentativas de homicídios foram registradas nessa quinta-feira (7) em Imperatriz, a cerca de 630 km de São Luís. Os crimes resultaram na morte de um bebê de 11 meses e deixaram outras cinco pessoas feridas em três bairros do município.
Compartilhe essa notícia no WhatsAppCompartilhe essa notícia no Telegram Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), de acordo com testemunhas, dois homens em uma moto efetuaram os disparos em dois dos casos, e está investigando a relação entre os três crimes.
O primeiro caso aconteceu no bairro Maranhão Novo, com uma pessoa atingida na rua Mário Andreazza por uma dupla de moto. A vítima foi encaminhada ao hospital e está fora de perigo.
1 de 2
O bebê José Anthony Marques Pimenta, de 11 meses, foi atingido por um tiro no peito e não resistiu — Foto: Reprodução/Redes Sociais O bebê José Anthony Marques Pimenta, de 11 meses, foi atingido por um tiro no peito e não resistiu — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A outra tentativa de homicídio acontec..

Homem é assassinado com tiros na região da cabeça em São Luís
O caso aconteceu na noite dessa sexta-feira (25), em uma lanchonete no bairro Santa Cruz, em São Luís. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), a vítima não tinha nenhum antecedente criminal. Homem é assassinado com tiros na região da cabeça em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Um homem, identificado como Guilherme Gomes Sousa, de 26 anos, foi assassinado com tiros na região da cabeça, na noite dessa sexta-feira (25), em uma lanchonete no bairro Santa Cruz, em São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A ação criminosa foi toda registrada por câmeras de segurança de uma residência da região (veja a reportagem abaixo). Nas imagens, é possível ver que a vítima estava sentada de costas para a avenida junto com uma outra pessoa na mesma mesa.
Homem é assassinado a tiros no bairro Santa Cruz, em São Luís
Enquanto os dois estão conversando, dois homens chegam numa moto e estacionam o veículo do outro lado da avenida. Um deles desce da moto e se aproxi..
Eleições 2024 em Matões do Norte (MA): veja os candidatos a prefeito e a vereador
1 de 1
Eleições em 2024 em Matões do Norte — Foto: g1-eleicoes Eleições em 2024 em Matões do Norte — Foto: g1-eleicoes
Matões do Norte tem 4 candidatos a prefeito e 70 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).
Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE. A última atualização ocorreu às 16:06 de sexta-feira (16).
As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.
Veja quem são os candidatos a prefeito em Matões do Norte
Nome do candidato Partido Número de urna Situação ALTEREDO ARAGÃO PSB 40 Concorrendo GIGI ARAUJO REPUBLICANOS 10 Concorrendo SOLIMAR MDB 15 Concorrendo VANIA PIMENTEL PRD 25 Concorre..