
Esse ano é celebrado 30 anos da soltura do peixe-boi Astro, o primeiro a ser devolvido à natureza na cidade de Porto de Pedras. Peixe-boi marinho reaprende a viver na natureza em Alagoas; 50 animais foram soltos em 30 anos
Em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, existe um santuário para uma das espécies marinhas mais ameaçadas de extinção, o peixe-boi. O estado alagoano é a última fronteira onde ele ainda é encontrado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Trinta anos após a primeira devolução do primeiro peixe-boi à natureza, o Astro, ambientalistas comemoram a soltura de mais de 50 peixeis-bois no litoral brasileiro.
Na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, os peixes-bois têm a chance de se recuperar e reaprender a viver na natureza. A maioria chegou ao centro depois de encalhar ou ser machucada.
"Aqui ele vive no ambiente, em contato com variação de maré, com variação de salinidade e com outros organismos marinhos. Aqui é uma fase de aprendizado para que eles aprendam novamente a viver na natureza e daí então ser solto", disse Eduardo Macedo, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Peixe-boi é espécie em extinção
Globo Repórter/ Reprodução
Lednilson Cavalvante é tratador de peixes há 23 anos. É ele quem cuida da alimentação dos mamíferos que vivem no santuário no litoral alagoano e é quem os prepara para ser reintroduzidos à natureza.
"A gente vai aos poucos fazendo essa troca de alimentação, colocando a cenoura, beterraba, pepino. Depois, a gente vai ofertando aquilo que eles vão encontrar em ambiente natural que é o capim agulha, a folha do mangue e o sargaço", observou.
Garantir a conservação da espécie hoje ameaçada de extinção é também garantir a formação de renda para comunidade local e a divulgação do turismo no litoral alagoano.
"A gente protege o peixe-boi e também protege o manguezal, que garante o sustento das família sdos pescadores, além da geração de renda através do turismo de observação que é feito no Tatuamunha", disse Flávia Rêgo, presidente da Associação Peixe-Boi.
E para levar os visitantes para ver de perto os peixes-bois, tem limite de pessoas e jangadas sem motor. Tudo para manter o sossego dos animais.
"Quanto mais preservar ele é melhor, não tocando nele, não deixando ele muito domesticado. Ele tem que se adaptar como era antigamente, sem ter a interferência do ser humano", afirmou Valdemar, que é jangadeiro.
LEIA TAMBÉM
Peixe-boi-marinho é uma das espécies mais ameaçadas do Brasil
No santuário em Porto de Pedras nasceram 18 filhotes, todos fruto de animais reintroduzidos. Eduardo Macedo destaca que hoje as ameaças para esses animais vão além da caça.
"O peixe-boi ele é ameaçado de extinção ainda, mas as ameaças mudaram ao longo do tempo. Hoje já não é mais a caça, mas sim a colisão com embarcação, poluição marinha, poluição química, poluição por plástico, a destruição de manguezais", disse.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Related Posts
Homem em situação de rua rouba moto, chama companheira para dar uma volta e é baleado em Maceió
Ele foi atingido com um tiro na cabeça e socorrido. Mulher disse que durante o passeio foi presenteada com uma pulseira e um anel de prata. Não há informações sobre o autor dos disparos. Um homem que vive em situação de rua, foi baleado na cabeça na madrugada desta quinta-feira (24) na Cidade Universitária, em Maceió. Ele havia roubado uma moto e convidou a companheira para dar uma volta, quando recebeu o tiro. Não há informações sobre o autor do disparo.
No local, os militares encontraram uma moto com placa levantada, possivelmente para evitar identificação, e com ligação direta na partida. O dono do veículo foi localizado e esteve no local, informando que o furto havia acontecido horas antes no Conjunto Village Campestre.
Perguntada sobre o ocorrido, a mulher contou que vive com o companheiro na rua, nas imediações do bairro Santos Dumont, e não sabia informar o nome dele, apenas que é conhecido como “Baiano” na região.
Ela relatou que ele apareceu com a moto e a convidou para dar..
Feriado da Emancipação Política de Alagoas: veja o que abre e o que fecha
Este ano, data será comemorada na próxima segunda-feira. Com isso, alguns serviços e estabelecimentos não abrem ou funcionam em horário especial. Desfile que celebrou a Emancipação Política de Alagoas em 2023
Pei Fon
No dia 16 de setembro é comemorado o aniversário da Proclamação da Emancipação Política de Alagoas. A data é feriado estadual e, este ano, cairá na próxima segunda-feira. Com isso, alguns serviços e estabelecimentos não abrem ou funcionam em horário especial.
A emancipação de Alagoas ocorreu em 16 de setembro de 1817 e marcou o início da construção de uma identidade própria para o estado. Na época, apenas três municípios existiam em Alagoas: Porto Calvo, Penedo e Marechal Deodoro. Ao longo dos anos, outros municípios também buscaram sua emancipação, dando origem ao processo de municipalização no estado.
Para você se programar, o g1 separou uma lista com o que abre e o que fecha na segunda-feira (16):
Bancos
As agências bancárias não vão abrir na segunda-feira (16). O funci..
Três mil bombeiros militares passaram por atendimento psicológico em 2017 no AP
Centro de Saúde do Corpo de Bombeiros oferta tratamento e orientações aos profissionais da corporação. No ano passado, ao todo, foram 19 mil procedimentos realizados. Atendimentos são ofertados aos militares e aos familiares
Cassio Albuquerque/Arquivo G1
A intensidade e as emoções dentro do Corpo de Bombeiros atingem os militares das mais diversas formas, seja no trabalho interno ou na atuação direta no salvamento de vidas. No Amapá, a corporação tem atuado na orientação desses profissionais e, no ano passado, realizou quase três mil atendimentos psicológicos no setor de saúde da instituição.
Os serviços variam entre análises, consultas e conversas que algumas vezes resultam em pedidos de afastamento das funções. O acompanhamento é feito de forma mais próxima pelo Centro de Saúde dos Bombeiros, que além dos atendimentos psicológicos, atua com diversas especialidades médicas que resultaram 19 mil consultas e procedimentos no ano passado.
“Prestamos atendimento diário e também estamos s..
