Evento reúne especialistas, ambientalistas e comunidades das Resex. Em Belém, evento discute a importância das reservas extrativistas marinhas.
Divulgação
Sede da COP-30, em 2025, Belém recebe nos próximos dias 19 e 20 de setembro o IV Workshop das Reservas Extrativistas Marinhas (Resex).
O evento busca fortalecer o diálogo entre comunidades, especialistas e gestores em torno de temas como sustentabilidade, conservação dos manguezais e a participação efetiva nas comunidades costeiras, guardiãs dos manguezais amazônicos, a mais preservada área de manguezais do mundo.
Haverá participação participação de lideranças comunitárias, jovens e mulheres de 14 Reservas Extrativistas Marinhas do litoral do estado Pará.
As Reservas Extrativistas Marinhas desempenham um papel fundamental na conservação dos ecossistemas costeiros e na promoção da sustentabilidade ambiental.
Programação
No primeiro dia do evento, a programação conta com apresentação das agendas da COP-30 e introdução das discussões sobre a importância dos manguezais amazônicos no contexto das emergências climáticas.
A abertura está marcada para às 13h30, com as falas de Bruna Mangueóloga e Rosângela Souza, da ONG Rare Brasil, trazendo o tema “Uma Jornada para a COP 30”.
Pela tarde, especialistas como Hannah Baileiro do Comitê COP-30 e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Rede ODS discutirão as oportunidades e desafios para a inclusão das Resex e manguezais na agenda internacional.
Já no segundo dia (20) haverá atividades práticas e discussões focadas na incidência política e no fortalecimento das soluções comunitárias para o futuro sustentável.
Temas como “Soluções de Base Comunitária para um Mundo Sustentável” e “Atividades de Incidência na COP 30” serão abordados com a participação de Bruna Mangueóloga e outros facilitadores.
Ao final do dia, haverá uma avaliação das atividades da campanha Nosso Mangue Tem Valor 2024 e a entrega do Prêmio Julho Verde 2024, reconhecendo iniciativas destacadas em defesa dos manguezais.
Related Posts
Homem é preso com 56 kg de cocaína escondidos em teto de carro em São Pedro da Água Branca
O condutor do veículo fugiu após ver a viatura da Polícia Militar na entrada do município. A guarnição conseguiu abordá-lo na cidade de Abel Figueiredo, no Pará, após uma perseguição policial. Homem é preso com 56 kg de cocaína escondidos em teto de carro em São Pedro da Água Branca
Divulgação/ PM
Na noite desse sábado (3), um homem foi preso com 56 kg de cocaína escondidos no teto de um carro na MA-125, em São Pedro da Água Branca, município localizado a cerca de 700 km de São Luís.
De acordo com a Polícia Militar (PM), a guarnição recebeu a informação de que um veículo estaria vindo do Mato Grosso com destino ao Maranhão transportando uma grande quantidade de substância análoga à pasta base de cocaína.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Diante da informação, a PM se deslocou até a entrada de São Pedro da Água Branca para abordar o condutor, que fugiu ao ver a viatura policial. A guarnição conseguiu abordá-lo na cidade de Abel Figueiredo, no Pará..

São Luís inicia vacinação contra a Mpox nesta terça-feira (21)
Mpox é uma doença causada por um vírus, transmitida pelo contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoa infectada. São Luís inicia vacinação contra a Mpox nesta terça-feira (21)
Divulgação/Prefeitura de São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia, nesta terça-feira (21), a aplicação da vacina contra a Mpox (também conhecida como varíola dos macacos).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A vacinação, em duas doses, com intervalo de 28 dias, será para um público específico definido pelo Ministério da Saúde (MS) e a vacina estará disponível no Serviço de Atendimento Especializado do Bairro de Fátima e no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, que funciona no Hospital Materno Infantil.
O público-alvo da vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, contempla homens cisgêneros, travestis e mulheres transsexuais com HIV/AIDS a partir dos 18 anos com TCD4 inferior a 200 células, pr..
Mercadorias sem nota fiscal são apreendidas em cidades do Maranhão
As apreensões foram realizadas pela PRF nas cidades de Açailândia e Riachão, caracterizando crime de descaminho. Mercadorias sem nota fiscal são apreendidas em cidades do Maranhão
Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na sexta-feira (28), mercadorias sem nota fiscal sendo transportadas em ônibus de passageiros. As apreensões foram realizadas nas cidades de Açailândia e Riachão, caracterizando crime de descaminho.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Em Açailândia, na Região Tocantina, a apreensão aconteceu no início da madrugada, no km 667 da BR-222, quando uma equipe da PRF realizava fiscalização em frente à Unidade Operacional (UOP) e deu ordem de parada para a um ônibus de transporte interestadual.
O motorista foi perguntado pelos policiais se havia algum tipo de encomenda sendo transportada no veículo, ele relatou que sim e, de imediato, a equipe foi até o bagageiro, localizando uma caixa de papelão com produtos sem nota ..