Fama
STF decide pela validade de acordo coletivo que suprime direito trabalhista
(FOLHAPRESS) – O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (2) pela validade de acordos coletivos e convenções que reduzem ou limitam direitos de trabalhadores, desde que seja respeitado o que estiver assegurado pela Constituição.
O caso é de repercussão geral e valerá para processos que tratam da mesma questão. A ação foi relatada pelo ministro Gilmar Mendes.
Em 2019, o ministro havia determinado a suspensão nacional de todas as ações que discutissem sobre a validade de norma coletiva de trabalho que limitava ou restringia o direito trabalhista que não era garantido constitucionalmente.
Em seu voto, Gilmar disse que foi “clara a opção do constituinte de privilegiar a força normativa dos acordos e convenções coletivas de trabalho”.
“O mercado de trabalho forte, apto a gerar mais empregos e por consequência preservar os benefícios negociados com os trabalhadores, tem como fundamento a manutenção de quadro de normalidade e de estabilidade”, afirmou o ministro.
“O rei..
-
MARANHÃO2 semanas atrás
VÍDEO: Tutor atropela e mata o próprio cão da raça pitbull após animal morder braço de criança; polícia investiga se foi intencional
-
Saiba mais2 semanas atrás
PF investiga dois candidatos a vereador em Marabá, no PA, por suspeitas de crime eleitoral com o ‘Cheque Moradia’
-
G12 semanas atrás
VÍDEOS: AL2 de quinta-feira, 3 de outubro
-
MARANHÃO2 semanas atrás
Homem sequestrado durante campanha política é encontrado morto em matagal na região do Coroadinho, em SL
-
G12 semanas atrás
VÍDEOS: AL 2 de terça-feira, 1 de outubro
-
G12 semanas atrás
Falsa biomédica é indiciada em Maceió por descartar na rua mais de 20 kg de seringas, agulhas e remédios
-
G16 dias atrás
VÍDEOS: AL2 de terça-feira, 8 de outubro