Taguatinga (DF) recebe carreta adaptada para doação de sangue

Advertisements

Carreta atenderá no estacionamento do JK Shopping. É preciso agendar a doação

Carreta atenderá no estacionamento do JK Shopping. É preciso agendar a doação
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para comemorar a Semana Nacional do Doador de Sangue, o Distrito Federal recebe a "Hemocentro Itinerante", uma carreta de coleta de sangue totalmente adaptada. O veículo ficará estacionado no JK Shopping, em Taguatinga, entre os dias 22 e 26 de novembro. O atendimento será realizado apenas com agendamento prévio, por meio do portal da SAS Brasil (clique para acessar).

Em 2020, mais de 8 mil moradores de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia doaram sangue. As três cidades, respectivamente, são as maiores em números de doadores depois do Plano Piloto. O shopping foi escolhido para receber a carreta "Hemocentro Itinerante" por ser um local estratégico, próximo a essas três regiões administrativas.

Veja também

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após completa recuperação dos sintomas para se candidatar à doação de sangue. Já quem teve contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico da doença precisa esperar 14 dias após o último contato.

Os vacinados também ficam temporariamente impedidos de doar sangue. Quem foi imunizado com a vacina CoronaVac deve esperar dois dias para doar. Já quem recebeu AstraZeneca, Pfizer ou Janssen deve aguardar sete dias após receber a dose.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *