Talibãs se reúnem nesta terça com representantes de EUA e UE

Advertisements

Entre as temas previstos estão liberdade de deslocamento para as pessoas que queiram deixar o Afeganistão, acesso a ajuda humanitária, direitos das mulheres e evitar que o país se converta em um santuário para grupos terroristas. Uma delegação dos talibãs irá se reunir nesta terça-feira (12) com representantes da União Europeia (UE) em Doha, afirmou o chanceler Amir Khan Muttaqi, após o seu primeiro encontro com enviados americanos.
Os afegãos já se reuniram com representantes do governo alemão e com um parlamentar britânico, informou Muttaqi durante um evento organizado no Centro de Conflitos e Estudos Humanitários do Catar.
"Nos reuniremos com representantes da UE. Tivemos reuniões positivas com representantes de outros países", afirmou o ministro em Doha, capital do Catar.
"Queremos ter uma relação positiva com todo o mundo. Acreditamos em relações internacionais equilibradas. Acreditamos que essas relações equilibradas podem salvar o Afeganistão da instabilidade", acrescentou.
O encontro acontecerá em Doha e contará também com representantes dos Estados Unidos, informou a porta-voz da UE, Nabila Massrali. "Trata-se de um intercâmbio informal, de nível técnico. Não constitui um reconhecimento do 'governo interino'", assinalou.
LEIA TAMBÉM:
Chefe da ONU denuncia promessas não cumpridas do Talibã sobre mulheres e meninas
Apesar do medo, mulheres tentam resistir em reduto talibã no Afeganistão
Talibã: as juízas afegãs caçadas pelos assassinos que condenaram
De acordo com a porta-voz, o encontro deverá "permitir que os Estados Unidos e os europeus discutam problemas" como a liberdade de deslocamento para as pessoas que queiram deixar o Afeganistão, o acesso a ajuda humanitária, os direitos das mulheres ou evitar que o país se converta em um santuário para grupos terroristas.
A UE busca evitar um "colapso" do país da Ásia Central, explicou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, ao sair de uma reunião ministerial. "Não podemos nos contentar com assistir e esperar. Temos que agir, e rapidamente."
EUA e Talibã fazem primeiro encontro depois de saída das tropas americanas do país
No último fim de semana, funcionários dos Estados Unidos se reuniram com representantes dos talibãs no Catar para falar sobre segurança e direitos humanos no Afeganistão, informou o Departamento de Estado dos EUA.
Os talibãs buscam reconhecimento internacional e ajuda para evitar um desastre humanitário depois de voltarem ao poder em agosto no Afeganistão, após a retirada das tropas americanas e depois de 20 anos de conflito.Original CURIOSIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *