Sentença reconheceu vínculo biológico de paternidade e maternidade sem excluir pais registrais. O caso envolveu ato espontâneo de ambas as partes e baseou-se em decisão do STF. Judiciário de Caxias reconhece multiparentalidade no Maranhão Divulgação/TJMA Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu judicialmente um caso de multiparentalidade e determinou a alteração no registro de nascimento, com o reconhecimento simultâneo de dois pais e duas mães, biológicos e afetivos, em um único registro. A decisão foi proferida na 3ª Vara Cível, em Caxias, pelo juiz Antônio Manoel Araújo Velôzo, da 3ª Vara Cível. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp ⚖️ A multiparentalidade, do ponto de vista jurídico, corresponde ao reconhecimento e à proteção legal de mais de um vínculo parental para uma mesma pessoa. Isso significa que um indivíduo pode ter, ao mesmo tempo, mais de um pai e/ou mãe registrados, sendo que esses vínculos podem ser tanto biológicos quanto socioafetivos. Segundo o processo, o homem identificado pelas iniciais M. C. S. F. foi registrado ao nascer como filho do casal M. C. S. e S. B. F. S.. No entanto, os pais biológicos, identificados pelas iniciais de S. L. S. e M. N. C., junto ao próprio filho, buscaram o reconhecimento judicial da parentalidade biológica, sem que houvesse a exclusão dos pais registrais e afetivos. A Defensoria Pública do Estado participou do caso e confirmou que o pedido foi feito por manifestação livre e espontânea das partes envolvidas. Os pais registrais também compareceram ao órgão e concordaram com o reconhecimento da filiação biológica. O Ministério Público se manifestou de forma favorável. O juiz explicou, na sentença, que o caso não poderia ser resolvido por meio de cartório, por envolver matéria que exige avaliação judicial com base em precedente do Supremo Tribunal Federal (STF). “Deixou-se de apresentar a demanda diretamente em serventia extrajudicial por ultrapassar matéria de natureza ordinária e corriqueira, exigindo a intervenção do Poder Judiciário para colher manifestação de vontade das partes requeridas, diante de tema de Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal”, afirmou. O pedido foi embasado no Tema 622 de Repercussão Geral do STF, que reconhece a validade da multiparentalidade, ou seja, a possibilidade de coexistência dos vínculos biológico e socioafetivo sem que um anule o outro. O Supremo decidiu, ao julgar o Recurso Extraordinário (RE 898060/SC), que não há hierarquia entre os dois tipos de filiação e que ambos podem gerar efeitos jurídicos diferentes. Veja também: Conheça o conceito de Multiparentalidade
Related Posts
Eleições 2024: Marcio Hominho, do PL, é eleito prefeito de Bacuri no 1º turno
Marcio Hominho teve 55,87% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Jovan, com 44,13%. Veja a lista de candidatos a vereador mais votados. Eleições 2024: Marcio Hominho, do PL, é eleito prefeito de Bacuri no 1º turno
Marcio Hominho, do PL, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Bacuri (MA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Marcio Hominho teve 6.546 votos, 55,87% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira o resultado do 1º turno em Bacuri após a apuração:
Marcio Hominho (PL): 6.546 votos, 55,87% dos votos válidos
Jovan (REPUBLICANOS): 5.170 votos, 44,13% dos votos válidos
A eleição em Bacuri teve 11.912 votos totais, o que inclui 52 votos brancos, 0,44% dos votos totais, e 144 votos nulos, 1,21%.
A abstenção foi de 1.879 eleitores, 13,62% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Quem é Marcio Hominho
Marcio Hominho tem 41 anos, é solteiro, tem superior com..
Eleições 2024 em Marajá do Sena (MA): veja os candidatos a prefeito e a vereador
1 de 1
Eleições em 2024 em Marajá do Sena — Foto: g1-eleicoes Eleições em 2024 em Marajá do Sena — Foto: g1-eleicoes
Marajá do Sena tem 2 candidatos a prefeito e 19 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).
Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE. A última atualização ocorreu às 16:06 de sexta-feira (16).
As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.
Veja quem são os candidatos a prefeito em Marajá do Sena
Nome do candidato Partido Número de urna Situação NENÉM MACHADO PP 11 Concorrendo REBECCA ARAUJO PSD 55 Concorrendo Veja quem são os candidatos a vereador em Marajá do Sena
Nome do cand..

Homem é preso suspeito de estuprar a própria neta, em São Luís
1 de 1
Suspeito foi preso no bairro do Cohafuma, em São Luís — Foto: Divulgação/ PC-MA Suspeito foi preso no bairro do Cohafuma, em São Luís — Foto: Divulgação/ PC-MA
Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu na tarde dessa quarta-feira (15) um homem suspeito de estuprar a própria neta de 10 anos de idade. O crime foi praticado em 2020, na cidade de Arari, a 168 km de São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo a PC, o homem se aproveitava do vínculo que tinha com a vítima para cometer o crime. O suspeito estava foragido desde 2020, estava sendo procurado pela polícia.
Após investigações, a polícia conseguiu identificar e prender o indivíduo no bairro do Cohafuma, em São Luís.
Outros casos A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, no dia 8 de maio, um homem suspeito de abusar sexualmente da própria neta, em São Luís. O homem foi condenado a mais de 22 anos de prisão em regime fechado.
A prisão foi executada através da “Operação Cam..