O jovem, que realiza o exame pela primeira vez, afirmou ao g1 que segue com uma rotina pesada de estudos há pelo menos um ano. Paulo Rodrigues Bastos, de 18 anos, faz o Enem pela primeira vez.
Joelma Gonçalves/g1
Paulo Rodrigues Bastos Neto, de 18 anos, é uma das cerca de 69.376 pessoas que devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sergipe neste domingo (3).
NOTÍCIAS: clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
O candidato, que realiza o exame pela primeira vez, afirmou ao g1 que segue com uma rotina pesada de estudos há pelo menos um ano e está confiante na aprovação do curso de fisioterapia.
“Só mais uma ‘semaninha’ de estudo, mais uma semana de sofrimento, mas a gente chega lá e consegue a aprovação. Tomara que seja o primeiro e último”, brincou.
Paulo cursa o 3º ano do ensino médio, faz cursinho pré-vestibular e ainda dedica mais 3h em casa para a preparação. Minutos antes da prova, já na frente do local de aplicação do exame, ele releu as anotações e fazia uma última revisão. “Estou empolgado. Eu já tenho uma boa média de nota pronta. Eu só preciso chegar bem”.
Enem em Sergipe
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 69.376 pessoas estão inscritas para fazer as provas em Sergipe. As mulheres são maioria, com 42.489 candidatas, ou 61,24% do total. Já os homens são 26.887 (38,76%).
Além disso, 31.727 inscritos estão concluindo o ensino médio, 15.739 são estudantes do primeiro ao segundo ano e 502 não cursam o ensino médio, mas vão fazer o Enem para testar os conhecimentos.
As provas acontecem em 33 municípios do estado. Entre os que concentram o maior número de inscrições estão: Aracaju (25.163); Itabaiana (4.584); Nossa Senhora do Socorro (4.666), Lagarto (3.904) e São Cristóvão (3.484).
Related Posts

Uso do ‘onde’, hífen, adjetivos: o que caiu na prova de português do CNU e como resolver
Para professores, os assuntos cobrados e o nível de dificuldade das questões estavam dentro do que era esperado para uma prova elaborada pela Fundação Cesgranrio. Enem dos Concursos: correção da questão sobre ciências e tecnologia (Ensino Médio)
O Concurso Nacional Unificado (CNU) contou com uma prova de língua portuguesa para os candidatos a vagas que exigem somente ensino médio. Os participantes de nível superior fizeram avaliações diferentes.
Veja os GABARITOS OFICIAIS
Baixe os CADERNOS DE PROVA
Para professores especializados na área, os assuntos cobrados e o nível de dificuldade das questões de português estavam dentro do que era esperado para uma prova elaborada pela Fundação Cesgranrio, apesar de essa ter sido a primeira edição do chamado Enem dos concursos.
A gente nunca vai dizer que uma prova foi fácil, mas premiou quem estudou no perfil da banca, diz o professor Felipe Luccas, do Estratégia Concursos.
Ao todo, foram 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, se..

Anulação de questão do Enem: candidato é prejudicado? Entenda o que acontece com a nota
Questão sobre cafeteira elétrica teve “falha conceitual”, segundo professores. Já pergunta sobre metabolismo energético de microrganismos teve versão parecida em outro vestibular. Questão de física do Enem 2024 deve ser anulada, dizem professores
Reprodução
Pelo menos uma questão do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 deve ser anulada, e outra deve ter a validade analisada, segundo professores ouvidos pelo g1. Mas, apesar da possiblidade de ter respostas a menos no gabarito final, os candidatos não correm o risco de ter a nota reduzida por conta das anulações.
A questão de física sobre eficiência energética de uma cafeteira elétrica deve ser anulada por “falha conceitual”.
A questão sobre biologia sobre metabolismo energético de microrganismos de uma cultura bacteriana deve ter validade analisada (podendo ou não ser por já ter aparecido de maneira semelhante em outro vestibular.
Se uma questão for anulada, não tem problema, porque a TRI compensa a anul..
Compito, competo ou compete? Faça o teste e descubra se você domina a conjugação de verbos irregulares
Vídeo em que a atriz Mariana Mendonça brinca sobre o assunto viralizou nas redes sociais. Professores ouvidos pelo g1 explicam a lógica de cada caso. Atriz se confunde com conjugação de verbos e tira sarro nas redes
Lá pelo sexto ano do ensino fundamental você deve ter aprendido sobre verbos irregulares, que são aqueles que mudam o radical (ou seja, a raiz da palavra) quando conjugados. Ir, ser ou dar são exemplos de irregulares. São verbos 'famosos' por quebrar o padrão fixo de conjugação observado nos verbos regulares (como cantar, beber ou partir, por exemplo).
A atriz e criadora de conteúdo digital Mariana Mendonça brincou com a confusão causada por esses verbos em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Ela contou ao g1 de onde veio a inspiração para o conteúdo:
Eu mesma tive um bug com uma conjugação. Mesmo sendo formada em Letras, tenho meus momentos de dúvida, ainda mais com verbos que não usamos muito no cotidiano. Eu tenho a personagem que fala tudo errado e que ..