Segundo site Politico, consulados dos EUA receberam comunicado com ordem de pausar entrevistas a novos solicitantes de vistos de estudantes, requerido para quem pretende cursar qualquer tipo de estudo nos EUA. Governo ainda não se pronunciou. Entrada do edifício do consulado da China em Houston, nos EUA, em imagem de arquivo.
Adrees Latif/Reuters
O governo de Donald Trump ordenou a todos os consulados dos Estados Unidos no mundo que interrompam o processo para a concessão de vistos de estudantes, segundo uma reportagem do site norte-americano Politico desta terça-feira (27).
Com base em uma fonte da diplomacia dos EUA, a reportagem afirma ainda que o governo dos EUA também está considerando analisar as redes sociais de todos os solicitantes desse tipo de visto — exigido para quem quer fazer qualquer tipo de curso nos Estados Unidos.
Como a medida ainda está em análise, Washington decidiu pausar o processo de concessão de novos vistos, ainda de acordo com a fonte. Por isso, um comunicado foi emitido a todos os consulados dos EUA — responsáveis pela concessão e emissão de vistos — para que não entrevistem nenhum candidato.
As entrevistas são o segundo e último passo que os requerentes de vistos de estudos nos EUA têm de passar para conseguir o documento.
O governo dos EUA ainda não haviam se pronunciado sobre a informação até a última atualização desta reportagem.
A notícia chega dias depois de o governo dos EUA proibir a Universidade Harvard, a mais prestigiosa do país, de ter alunos estrangeiros, na maior escalada entre Washington e a univerisdade, que vem se negando a adotar medidas exigidas pela gestão Trump.
Harvard se nega a cumprir exigências de Trump, e mais de US$ 2 bi em recursos congelados
A proibição de alunos internacionais — que são 1 em cada 4 estudantes da universidade — havia sido anunciada na quinta (23) pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA. No dia seguinte, no entanto, o Tribunal Federal de Boston aceitou uma queixa apresentada pela direção de Harvard e suspendeu a medida.
Na queixa jurídica, a universidade alegou que a medida do governo poderia provocar "efeitos devastadores" nas vidas de cerca de 7.000 alunos da universidade que são estrangeiros e dependem do visto de estudante para residir nos EUA.
"Sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard", disse a instituição de ensino, que tem 389 anos. "Com um golpe de caneta, o governo tentou apagar um quarto do corpo estudantil de Harvard, estudantes internacionais que contribuem significativamente para a universidade e nossa missão".
A universidade também chamou a proibição do governo americano de "violação flagrante" da Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, além de outras leis federais do país.
Related Posts
Trump diz que permitirá presença de estudantes chineses nos EUA após chegar a acordo comercial com a China
Presidente dos EUA assinou, no início do mês, ordem que proíbe Harvard de admitir estudantes estrangeiros. Casa Branca acusa universidade de facilitar a entrada de 'adversários estrangeiros' e de ter recebido US$ 150 milhões da China. Harva..
Enem 2025: veja como e quando pedir isenção da taxa de inscrição
Quem estava isento em 2024 e não compareceu à prova deve justificar a ausência para ter direito à gratuidade da taxa novamente. Professores do Piauí comentam provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2024 no Piauí
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem pedir a isenção da taxa de inscrição no período de 14 a 25 de abril. O cronograma completo foi publicado nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU).
SAIBA MAIS: Leia redações nota mil do Enem 2024
💰Quem tem direito à isenção? Segundo o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entra no grupo quem:
estiver cursando o último ano do ensino médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou infe..
‘Enem’ coreano: a pressão sobre estudantes que fazem prova que pode definir a vida toda na Coreia do Sul
Estudantes sul-coreanos revelam quais são suas estratégias de preparação para a famosa maratona de provas. Oito horas, cinco provas, quatro intervalos, um dia.
O Suneung, uma espécie de Enem da Coreia do Sul, é o exame que muda a vida dos jovens sul-coreanos.
Ele determina quem vai entrar na universidade e pode afetar futuras perspectivas de emprego, rendimento e até mesmo relacionamentos.
É um rito de passagem, e faz com que o país inteiro pare.
O Suneung, abreviação em coreano para Teste de Habilidade Escolar, é realizado uma vez por ano em novembro. Neste ano, acontece nesta quinta-feira (14/11). É a única chance para os alunos mostrarem suas habilidades.
Conversamos com alguns estudantes sul-coreanos que estão se preparando para o Suneung deste ano.
Eles compartilharam suas principais dicas e estratégias para enfrentar essa verdadeira maratona de provas.
'Minha rotina diária gira em torno do Suneung'
O Suneung tem duração de oito horas, com intervalos de 20 minutos entre..