
Turismo no MA reúne mais de 100 mil empresas e gera 56 mil empregos, aponta levantamento Divulgação/Sebrae O Maranhão conta com mais de 100 mil empresas ligadas ao turismo, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O setor, formado em sua maioria por pequenos empreendedores, cresce com o aumento de visitantes e a valorização da cultura local. Neste sábado (27), Dia Mundial do Turismo, o Maranhão destaca suas 102.748 empresas ativas ligadas direta ou indiretamente ao setor. Esses negócios têm papel essencial no desenvolvimento econômico e social das cidades maranhenses. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça Do total, 37.231 empresas têm o turismo como atividade principal, o que equivale a 10% dos empreendimentos do estado. A maioria, 93,3%, é formada por micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs). Só em 2024, São Luís registrou 807.582 desembarques, alta de 5,47% em relação ao ano anterior. Em junho de 2025, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 82,11%, mais de cinco pontos acima do registrado no mesmo período de 2024. O empreendedorismo que move o turismo O empreendedorismo move o turismo no Maranhão Divulgação/Sebrae No turismo, empreender significa transformar potencial em oportunidade, gerar renda, valorizar a cultura e oferecer experiências únicas. No Maranhão, isso se reflete em toda a cadeia produtiva, da gastronomia e hospedagem ao artesanato e aos roteiros criativos. A maioria dos negócios é de pequeno porte: 46,7% são MEIs, 41% microempresas e 5,6% empresas de pequeno porte. Esses empreendimentos geram mais de 56 mil empregos diretos, com destaque para a infraestrutura de eventos (22.552 postos) e para a alimentação (15.746). O setor de alimentação lidera em número de empresas, com 14.512 estabelecimentos. Em seguida vêm os serviços de infraestrutura para eventos (6.976) e os prestadores especializados (4.826). A força do turismo no Maranhão também se revela no impacto sobre quem visita o estado. Uma pesquisa de demanda revelou que 95% dos turistas que participaram do São João 2024 desejam retornar, reflexo direto da qualidade dos serviços oferecidos e da hospitalidade maranhense. Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o empreendedorismo é um dos principais motores que impulsionam o turismo e transformam seu potencial em desenvolvimento real para o estado. “Quando apoiamos e qualificamos esses empreendedores, ampliamos as oportunidades, fortalecemos as comunidades locais e contribuímos para um turismo mais sustentável e competitivo. É isso que buscamos no Sebrae: estar ao lado de quem empreende, estimulando a inovação e construindo, juntos, um Maranhão cada vez mais atrativo para os visitantes”, afirma. Turismo cresce no Maranhão e fortalece a economia local
Related Posts
Maranhense de 25 anos está desaparecido há mais de 15 dias em Santa Catarina
Maranhense de 25 anos está desaparecido há mais de 15 dias em Santa Catarina O maranhense Josenilson dos Reis Dutra, de 25 anos, está desaparecido há mais de 15 dias na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, onde mora e trabalha. Natural ..
Aeroporto de São Luís terá obras e fiscalização contra aves para reduzir risco de acidentes aéreos
Aeroporto de São Luís. Divulgação/CCR Aeroportos O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu na Justiça uma decisão que determina ações para reduzir o risco de acidentes aéreos no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís (MA). A m..
VÍDEO: Mãe avança sinal vermelho e é atropelada por caminhonete no Maranhão; piloto e filho morreram
Mãe avança sinal vermelho e é atropelada por caminhonete no Maranhão Uma motociclista e o filho dela, de 9 anos, morreram após um grave acidente na noite de domingo (23) no cruzamento da Avenida Doutor Jamildo com a Avenida Brasil, em Balsas, na Regi..
