Ícone do site

Um QR Code na lápide?

1 de 4
Imagem — Foto: Divulgação

Imagem — Foto: Divulgação

As death techs surgem para lidar com essa situação da maneira mais eficaz possível, muitas vezes simplificando modelos tradicionais. O avanço tecnológico tem se estendido a diversas áreas, inclusive aquelas que tradicionalmente são associadas a momentos delicados e sensíveis, como os serviços e produtos fúnebres. Nos últimos anos, houve o surgimento de várias startups inovadoras que estão transformando o ramo funerário por meio das chamadas death techs.

As death techs, conhecidas como ‘tecnologias da morte’, referem-se a empresas do setor funerário que oferecem soluções, produtos e serviços baseados em tecnologia (techs). Embora a associação inicial possa parecer incomum e estejamos cientes do impacto emocional da perda de um ente querido na vida da família, essa realidade é inevitável. As death techs surgem para lidar com essa situação da maneira mais eficaz possível, muitas vezes simplificando modelos tradicionais.

Uma das tendências é o desenvolvimento de plataformas digitais que buscam eternizar a memória das pessoas falecidas. Essas plataformas permitem que as famílias criem perfis on-line, contando a história de seus entes queridos, compartilhando fotos, vídeos e oferecendo um espaço para que amigos e familiares expressem suas homenagens de maneira personalizada.

‘Vida e Memória’, uma iniciativa inovadora que permite que os usuários criem um memorial digital dedicado aos seus entes queridos.

2 de 4
Imagem — Foto: Divulgação

Imagem — Foto: Divulgação

O Complexo Salvatore é uma das pioneiras nesse cenário, destacando-se por sua plataforma ‘Vida e Memória’, uma iniciativa inovadora que permite que os usuários criem um memorial digital dedicado aos seus entes queridos. Além de apresentar informações biográficas, a plataforma possibilita o compartilhamento de momentos marcantes, contribuindo para a preservação da memória da pessoa falecida.

De acordo com a CEO do complexo, Paula Goulart, essa plataforma gratuita permite que as famílias preservem as memórias de seus entes queridos. Um QR Code, integrado às lápides, proporciona fácil acesso a histórias, fotos e vídeos, promovendo homenagens particulares àqueles que já se foram.

“Ter um espaço em que é possível ler sobre a história de alguém, ver fotos e vídeos e poder prestar homenagens e manter viva a sua lembrança, são os principais objetivos do ‘Vida e Memória’. Essa plataforma é uma das ações que concretizam a missão do Complexo Salvatore de homenagear vidas e preservar memórias”, destaca Paula Goulart.

Vida e Memória: cultivando histórias eternas

Ainda segundo a CEO do Complexo, o serviço ‘Vida e Memória’ é totalmente gratuito para clientes do Complexo Salvatore. Todas as pessoas que são sepultadas no Cemitério Parque Jardim da Paz, situado em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, ganham uma página na plataforma, cabendo apenas ao familiar solicitar acesso para a devida divulgação do link ou da disponibilização do QR Code na lápide.

Café da Saudade e lançamento de e-book

Em comemoração ao Dia da Saudade, o Complexo Salvatore expande seu compromisso com a comunidade ao criar o evento ‘Café da Saudade’, oferecendo um espaço de partilha sobre a morte, luto e saudade, além de lançar o e-book que também leva o nome ‘Vida e Memória’. A iniciativa contribui para a missão de acolher os enlutados com humanidade.

Confira os registros da programação:

1/3

Café da Saudade e lançamento de e-book — Foto: Divulgação

2/3

Café da Saudade — Foto: Divulgação

3/3

Café da Saudade e lançamento de e-book — Foto: Divulgação

“No dia 30 de janeiro é celebrado o Dia da Saudade, sendo assim, adotamos o mês de janeiro inteiro para discutir sobre a temática da saudade e encerramos com o Café da Saudade. Foi a primeira edição do evento que tem como principal foco os membros do grupo ‘Luto pela Vida’, um projeto iniciado pelo Complexo Salvatore que oferece suporte psicológico para todos os enlutados que nos procuram, sendo clientes ou não. Em 2023, iniciamos, inclusive, o seguimento para os tutores enlutados de pets”, explica a CEO do Complexo Salvatore.

O e-book Vida e Memória foi lançado durante a primeira edição do evento ‘Café com Saudade’, em 30 de janeiro. A publicação on-line traz histórias de pessoas que estão sepultadas no Cemitério Jardim da Paz, uma forma de manter viva e compartilhar as experiências daquele ente que já partiu.

3 de 4
Imagem — Foto: Divulgação

Imagem — Foto: Divulgação

O e-book está disponível gratuitamente na página do Instagram @complexosalvatore, permitindo que interessados acessem facilmente as histórias compartilhadas.

Tecnologia e tradição

O Complexo Salvatore encontra o equilíbrio entre a tecnologia moderna, representada pelo QR Code, e a tradição de preservar memórias de maneira respeitosa. A empresa busca manter viva a memória das pessoas, reafirmando seu compromisso de homenagear vidas com respeito e humanidade.

“Entendemos que cada vida merece ser lembrada mesmo após a sua partida. Com isso, propagar essas histórias é reafirmar o nosso compromisso de homenagear vidas com respeito e humanidade”, diz Paula Goulart.

4 de 4
Complexo Salvatore — Foto: Divulgação

Complexo Salvatore — Foto: Divulgação

Complexo Salvatore

Desde 1985, o Jardim da Paz tem se dedicado a homenagear vidas e preservar memórias. Agora, com o nascimento do Complexo Salvatore, a empresa inaugura um novo ciclo, apresentando uma marca que oferece soluções completas em atendimento póstumo.

O objetivo do Complexo Salvatore é proporcionar amparo a muitas pessoas e assegurar que inúmeras vidas sejam sempre lembradas. Buscando, constantemente, oferecer um atendimento delicado e humanizado, garantindo que cada cliente se sinta apoiado durante esses momentos sensíveis.

Sair da versão mobile