Dentre instituições brasileiras, universidade alcançou 11ª posição. Desempenho em pesquisa subiu 10 posições. Fachada da UnB, em imagem de arquivo
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A Universidade de Brasília (UnB) subiu três posições no ranking mundial das melhores universidades do mundo (da 836ª para 833ª posição). Dentre as instituições brasileiras, a UnB alcançou a 11ª posição.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O ranking enumera as 2 mil melhores universidades do mundo, entre mais de 21 mil instituições avaliadas, e foi publicado nesta segunda-feira (2) pelo Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR), uma organização independente de consultoria em políticas educacionais e pesquisa.
Além disso, a UnB também melhorou o desempenho em pesquisa, subindo dez posições: da 803ª para a 793ª colocação. A universidade é uma das sete instituições brasileiras que apresentaram crescimento na lista.
Metodologia
Segundo o Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR), as universidades são avaliadas com base em quatro critérios:
Educação (25%): qualidade da formação dos alunos;
Empregabilidade (25%): sucesso profissional dos ex-alunos;
Corpo docente (10%): premiações e reconhecimento de professores;
Pesquisa (40%): volume e impacto da produção científica.
A Assessoria de Comunicação da UnB informou que recebeu com satisfação a notícia da melhora da instituição no ranking do CWUR, atribuindo esse avanço a um trabalho coletivo e contínuo da comunidade universitária.
"Atribuímos esse avanço a um trabalho coletivo e contínuo da comunidade universitária, que tem buscado excelência mesmo em meio a desafios orçamentários e estruturais. A gestão tem feito esforços para fortalecer as políticas de apoio à pesquisa, incentivar a formação e valorização docente, ampliar os vínculos com o setor produtivo e internacionalizar a universidade", diz a UnB.
Projeto na UnB treina pessoas idosas a manter o equilíbrio e evitar quedas
LEIA TAMBÉM:
UnB: Pesquisa avalia a qualidade do serviço público no DF
'FOMOS RECEBIDOS COM SPRAY DE PIMENTA': no 2º dia de greve, professores da rede pública do DF fazem manifestação na Secretaria de Educação
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Related Posts

Governo lança guia sobre uso de celulares e outros dispositivos por crianças e adolescentes
Documento traz orientações para familiares, cuidadores e educadores e alerta para os riscos associados ao uso precoce e excessivo de dispositivos digitais. Governo lança guia sobre uso de telas por crianças
O governo federal lança nesta terça-feira (11) um guia oficial para o uso consciente de dispositivos eletrônicos, como telefones do tipo smartphone. O documento traz orientações para familiares, cuidadores e educadores e pode servir de base para políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção à criança e ao adolescente.
Criança no celular
Canva
Além de recomendações, o guia também alerta para os riscos associados ao ambiente digital, que podem ir do uso excessivo até a exposição de práticas de violência ou de vitimização por crimes (veja mais abaixo).
A ideia do governo é que o guia seja abrangente, de acordo com a diversidade de famílias brasileiras, e trabalhe não apenas com o tempo de uso, mas também na diferença dos tipos de uso.
Segundo o docume..

Vestibular 2025: Unicamp aplica provas específicas da 2ª fase nesta segunda-feira
Ao todo, 13 mil candidatos concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Estudantes durante a 1ª fase do vestibular da Unicamp 2025 na PUC, em Campinas
Pedro Amatuzzi/g1
Nesta segunda-feira (2), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) realiza o segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2025. Dessa vez, serão realizadas as provas de habilidades específicas, que abrangem concorrentes das áreas de saúde, tecnologia e artes (veja os detalhes abaixo).
No domingo (30), os candidatos fizeram as provas comuns, que incluem redação, língua portuguesa, literatura, língua inglesa e ciências da natureza. As provas ocorrem em 23 cidades brasileiras, com início às 9h e duração de cinco horas. A orientação é chegar às 8h aos locais de aplicação, indicados pela internet.
Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para essa etapa e concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Veja abaixo orientações para a prova:
O que pode ou não levar
Os candidatos deverão leva..
Gabarito Enem 2024: confira as respostas extraoficiais das questões do 1º dia de prova
Confira o gabarito extraoficial do 1º dia do Enem (linguagens, ciências humanas e redação). Professores do Anglo elaboram gabarito extraoficial de todas as questões. Confira o gabarito extraoficial do 1º dia do Enem (linguagens, ciências humanas e redação). O g1 vai deixar a reprodução do gabarito abaixo, nesta reportagem, e no link dedicado onde será possível navegar em cada questão e verificar a resolução (a correção está em andamento). Professores do Anglo elaboram gabarito extraoficial de todas as questões.