
A celebração marca o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, data reconhecida oficialmente em lei. A origem da festa da tradição não é precisa, mas moradores e pesquisadores apontam que o evento já acontece há mais de cem anos. Encontro de grupos de bumba meu boi em São Luís Brunno Carvalho/Governo do Maranhão O mês de junho terminou com um dos momentos mais aguardados do São João do Maranhão: o tradicional Encontro de Bois do João Paulo, realizado nessa segunda-feira (30) em São Luís. O cortejo, que homenageia São Marçal, santo celebrado na data, tomou conta da avenida que leva o nome do padroeiro e arrastou uma multidão ao som das matracas. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram Desde as primeiras horas da manhã, grupos de bumba meu boi de diversos bairros começaram a se concentrar na região central da cidade. Durante todo o dia, os batalhões com seus brincantes e orquestras desfilaram pela avenida em uma sequência que mistura cultura popular, religiosidade e resistência. A celebração marca o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, data reconhecida oficialmente em lei. Mesmo com o encerramento de junho, a programação junina ainda continua até o dia 13 de julho no Arraial do Ipem e em outros arraiais da cidade. Grupos de bumba meu boi se reúnem em tradicional Festa de São Marçal, em São Luís; FOTOS A origem da festa no João Paulo não é precisa, mas moradores e pesquisadores apontam que o evento já acontece há mais de cem anos. A força da tradição é tanta que a antiga avenida João Pessoa teve o nome alterado oficialmente para avenida São Marçal. 📸 Veja imagens da tradição Celebração marca o Dia Nacional do Bumba Meu Boi Divulgação/Governo do Maranhão Avenida São Marçal, no João Paulo, fica lotada de brincantes e populares Brunno Carvalho/Governo do Maranhão Festa de São Marçal em São Luís Divulgação/Governo do Maranhão Tradição marca homenagens à São Marçal Brunno Carvalho/Governo do Maranhão Festa de São Marçal em São Luís Divulgação/Governo do Maranhão São Marçal é considerado protetor dos brincantes do bumba meu boi Brunno Carvalho/Governo do Maranhão Festa de São Marçal em São Luís Divulgação/Governo do Maranhão Festa de São Marçal em São Luís Divulgação/Governo do Maranhão
Related Posts
Justiça mandar soltar ex-empresário Alessandro Martins e determina uso de tornozeleira eletrônica
1 de 1
Empresário Alessandro Martins — Foto: Arquivo pessoal Empresário Alessandro Martins — Foto: Arquivo pessoal
A Justiça do Maranhão determinou, nesta quinta-feira (14), a soltura do ex-empresário Alessandro Martins, preso desde fevereiro em São Luís, pelos crimes de resistência, desobediência, desacato e ameaça praticados contra policiais durante um mandado de busca e apreensão.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram A decisão é do juiz José Ribamar D'Oliveira Costa Júnior, titular da 1ª Vara Criminal de São Luís. O documento determinou a soltura do empresário após o pagamento de fiança, correspondente a 20 salários mínimos.
Além disso, o juiz determinou que, para ser solto, o empresário deveria cumprir algumas medidas cautelares, dentre elas, como restrição de horários na rua durante à noite e uso de tornozeleira eletrônica. Veja, abaixo, todas as medidas:
Comparecer todos os meses em juízo para justificar suas atividades;Não se ause..
Quem é a mulher presa suspeita de envenenar ovo de Páscoa que matou criança de sete anos no MA
Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, é suspeita de envenenar um ovo de Páscoa e enviar para uma família em Imperatriz. Um menino de sete anos morreu e a mãe e a irmã dele estão internadas em estado grave após comerem o chocolate. Jordelia Pereira Ba..
Três homens são presos suspeitos de planejar morte de delegado no MA
Segundo a Polícia Civil (PC-MA), além dos três homens presos, outras três pessoas, entre elas um vereador, estão sendo investigadas por suspeita de envolvimento no caso. Três homens foram presos em flagrante, na manhã desta sexta-feira (8), suspeitos de planejar a morte do delegado Renilton Ferreira, em Miranda do Norte, a 139 km de São Luís.
Divulgação/ PC-MA
Três homens foram presos em flagrante, na manhã desta sexta-feira (8), suspeitos de planejar a morte do delegado Renilton Ferreira, em Miranda do Norte, a 139 km de São Luís. Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), outras três pessoas, incluindo um vereador, também estão sendo investigadas por envolvimento no crime.
Segundo a PC-MA, durante a operação de busca e apreensão, foram encontradas diversas armas, munições e rádios comunicadores com os três suspeitos. De acordo com a polícia, os indivíduos já estavam na fase de contratar matadores de aluguel para executar o plano.
Além dos três homens detidos, um vereador, seu irmão..
