A informação foi divulgada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que revelou que o plano de execução foi descoberto na sexta-feira (8). Três pessoas foram presas em flagrante durante a operação. Suspeitos de integrar grupo que planejava executar delegado em Miranda do Norte são presos
O vereador Romário Cigano, do Republicanos, e seus familiares estão entre os principais suspeitos de terem contratado pistoleiros para executar o delegado Renilton Ferreira, em Miranda do Norte, a 139 km de São Luís. A informação foi divulgada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que revelou que o plano de execução foi descoberto na sexta-feira (8). Três pessoas foram presas em flagrante durante a operação.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
De acordo com a PC-MA, o delegado já estava sendo seguido por um motoqueiro, o que levou ao início das investigações para identificar os suspeitos. Durante as apurações, os policiais descobriram que o vereador estava por trás do plano e teria se organizado com a família para juntar uma quantia em dinheiro com o objetivo de contratar os pistoleiros.
O vereador Romário Cigano, do Republicanos, e seus familiares estão entre os principais suspeitos de terem contratado pistoleiros para executar o delegado Renilton Ferreira, em Miranda do Norte
Divulgação
Ainda segundo a PC-MA, os três suspeitos contratados chegaram à cidade na segunda-feira (4) e tinham até este domingo (10) para executar o delegado. A operação policial foi realizada antes que o crime pudesse ser realizado, resultando na prisão dos indivíduos, que portavam armas de fogo. Eles foram presos, mas após pagamento de fiança, foram liberados.
Já o vereador, seu pai e seu irmão também foram encaminhados para prestar depoimento e foram liberados após a interrogatório.
De acordo com a PC-MA, o vereador estava insatisfeito com a atuação do delegado na cidade, alegando que as investigações sobre o caso do empresário prejudicaram sua reeleição. Romário Cigano obteve apenas 377 votos e ficou como suplente nas últimas eleições.
Esta não é a primeira vez que o vereador é suspeito de envolvimento em tentativas de homicídio. Ele já foi indiciado por tentativa de homicídio contra um empresário local no início deste ano. A polícia finalizou o inquérito e deve encaminhá-lo à Justiça nos próximos dias.
As investigações continuam em andamento e a polícia busca mais evidências para elucidar o caso e responsabilizar os envolvidos no suposto plano de execução.
Entenda o caso
Três homens foram presos em flagrante, na manhã desta sexta-feira (8), suspeitos de planejar a morte do delegado Renilton Ferreira, em Miranda do Norte, a 139 km de São Luís.
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Três homens foram presos em flagrante, nessa sexta-feira (8), suspeitos de planejar a morte do delegado Renilton Ferreira, em Miranda do Norte, a 139 km de São Luís. Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), outras três pessoas, incluindo um vereador, também estão sendo investigadas por envolvimento no crime.
Segundo a PC-MA, durante a operação de busca e apreensão, foram encontradas diversas armas, munições e rádios comunicadores com os três suspeitos. De acordo com a polícia, os indivíduos já estavam na fase de contratar matadores de aluguel para executar o plano.
Além dos três homens detidos, um vereador, seu irmão e seu pai foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento e estão sob investigação.
O delegado Renilton Ferreira afirmou que o objetivo agora é concluir as investigações para entender as motivações por trás do planejamento de sua morte.
“Nós acreditamos que essa ação criminosa estava sendo imaginada, pensada e organizada aqui em Miranda do Norte. Por isso, durante a nossa operação, apreendemos armas, celulares e rádios comunicadores. Vamos utilizar esse material para concluir as investigações, reiterando que nada vai nos intimidar”, declarou o delegado.
Ainda segundo a PC-MA, as investigações têm como foco descobrir os motivos que levaram ao planejamento do morte do delegado, além de identificar possíveis contratantes, encomendas e os olheiros e executores envolvidos na ação.
Related Posts

Indígena morta em Amarante do Maranhão fugiu do marido e foi para a casa dos pais na aldeia, uma semana antes do feminicídio
Joanilde Rodrigues Paulino Guajajara, de 33 anos, fugiu para a casa dos pais após ser ameaçada pelo marido, Wendel Silva Machado. Ao voltar para sua residência, ela foi assassinada. Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, lamenta feminicídio de indígena no MA: 'morta no lugar que deveria ser um espaço seguro'
Divulgação
A indígena Joanilde Rodrigues Paulino Guajajara, de 33 anos, que foi morta a golpes de faca na cidade de Amarante do Maranhão, havia fugido para a casa dos pais, em uma aldeia, uma semana antes de ser assassinada, após ser ameaçada pelo marido, Wendel Silva Machado.
A indígena Joanilde Rodrigues Paulino Guajajara, de 33 anos, que foi morta a golpes de faca na cidade de Amarante do Maranhão, havia fugido para a casa dos pais, em uma aldeia, uma semana antes de ser assassinada, após ser ameaçada pelo marido, Wendel Silva Machado.
A informação foi divulgada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), nesta sexta-feira (23), após a prisão de Wendel, que é apont..
Eleição em São Luís terá três votos na urna: vereador, prefeito e sobre o passe livre estudantil
1 de 1
Passe livre para estudantes deve ser votado, em São Luís — Foto: Alessandra Rodrigues/Grupo Mirante Passe livre para estudantes deve ser votado, em São Luís — Foto: Alessandra Rodrigues/Grupo Mirante
As eleições de 2024, em São Luís, terão um momento a mais na urna. Além de votar para vereador (a) e prefeito (a), os eleitores terão que decidir se os estudantes podem ter direito, ou não, a gratuidade no transporte público da capital.
O plesbicito sobre o tema foi aprovado, por unanimidade, em sessão plenária na tarde desta segunda-feira (8), após um pedido feito pela Câmara Municipal de São Luís.
O plesbicito será realizado apenas durante o primeiro turno das eleições e pode trazer mais novos custos ao transporte público. Por outro lado, pode garantir gratuidade nos ônibus para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários.
O passe livre estu..

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para todo o MA; veja as cidades afetadas
1 de 1
Inmet emite dois alertas de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h para todo o MA — Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante Inmet emite dois alertas de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h para todo o MA — Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (22), dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos se entendem até as 10h deste sábado (23).
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram ⚠️O Inmet emitiu dois tipos de alerta para as chuvas:
🟡Perigo potencial: o alerta amarelo, que indica perigo potencial, compreende as regiões Norte, Leste, Centro e Sul maranhense. Nessa área, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.
🟠Perigo: o alerta laranja, que indica alto grau de perigo, prevê para as regiões Norte, Oeste, Centro e Sul do Maranhão chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos en..