
Desafio LED
Divulgação
Estudantes brasileiros maiores de 18 anos têm até 1º de março de 2026 para se inscrever no Desafio LED: Me dá uma luz aí!, que neste ano tem como tema a evasão escolar. A edição vai premiar cinco propostas inovadoras, que dividirão R$ 300 mil.
Promovido pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o g1, o edital convida jovens de todo o país a desenvolver soluções para o país enfrentar um dos principais desafios da educação brasileira: manter crianças e adolescentes na escola.
🎓 Quem pode participar
Estudantes com 18 anos ou mais
Com matrícula ativa no primeiro semestre de 2026
💻Como se inscrever?
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.movimentoled.com.br.
👩🎓 O que o edital busca?
A chamada prioriza propostas conectadas a diferentes contextos sociais, que reconheçam a educação como instrumento de transformação.
Entre as frentes possíveis estão:
uso criativo de tecnologia;
metodologias inovadoras de ensino;
estratégias de engajamento familiar;
ações comunitárias;
iniciativas de acolhimento e fortalecimento do pertencimento.
Os cinco projetos selecionados passarão por uma jornada de desenvolvimento com mentorias especializadas, com foco na estruturação das ideias até a criação de um protótipo viável.
As propostas vencedoras serão apresentadas no palco do Festival LED, no Rio de Janeiro.
Para se inspirar: conheça os projetos vencedores de 2025
🔹 Ana Paula de Souza Silva (RJ) – Plataforma Te Guio (1º lugar)
Espaço digital que reúne informações acessíveis, suporte emocional e orientação para famílias e educadores, promovendo inclusão de crianças do espectro autista.
🔹 Milena Aparecida Nicolay Nogueira (RJ) – Útero Pop (2º lugar)
Projeto de educação menstrual voltado a meninas e pessoas a partir dos 8 anos, com foco em autoconhecimento, respeito e autoestima.
🔹 Ethan Freitas da Silva Gonçalves de Alcântara (RJ) – Jogo Lendas Matemáticas (3º lugar)
Jogo físico com tabuleiro e cartas que torna o aprendizado da matemática mais acessível e lúdico.
🔹 Pedro Henrique Pereira Novaes (BA) – Plataforma QG Uni (4º lugar)
Ferramenta digital que conecta estudantes a opções de moradia acessível e segura, ampliando o acesso ao ensino superior.
🔹 Albert de Souza Nunes (AM) – Acessibilidade sobre as águas (5º lugar)
Iniciativa que leva recursos pedagógicos adaptados e formação docente a comunidades ribeirinhas do Amazonas, promovendo inclusão de crianças cegas ou com baixa visão.
Veja a apresentação final de 2025:
Festival LED 2025 | Desafio LED – Me dá uma luz aí, a apresentação final
Desafio LED
Divulgação
Related Posts
Jovem que começou faculdade de Direito aos 15 anos é aprovada em mestrado de Harvard: ‘amadureci mais rápido’
Jovem do RN que entrou na faculdade aos 15 anos é aprovada no mestrado de Harvard
Em 2015, aos 15 anos, Layse Dias foi aprovada em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sim, bem antes de terminar o ensino médio, ela já havia ..
Da resistência à melhora na convivência: como é a rotina em escola de Campinas que proíbe celulares na sala de aula
Professores e alunos ouvidos pela EPTV relatam resultados positivos com a medida. Alesp aprovou projeto de lei que proíbe aparelho nas escolas, mas ainda depende de sanção do governador. Estado de São Paulo aprova medida que proíbe uso de celulares em sala de aula
O Estado de São Paulo pode se tornar o primeiro com uma lei que proíbe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas. Um projeto de lei que determina a medida foi aprovado na terça-feira (12) pela Assembleia Legislativa (Alesp) e agora depende da sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Embora ainda não exista uma legislação que obrigue os alunos a dispensarem o aparelho durante a aula, a prática já é instituída em uma escola particular de Campinas (SP). Segundo professores e alunos ouvidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, a medida sofre resistência no início, mas traz resultados positivos como, por exemplo:
Melhora na relação entre alunos
Melhora na convivência
Mais concentração
Melhor comportamento em s..
Enem 2025: local de prova é divulgado; saiba como consultar
Enem 2025: local de prova é divulgado; saiba como consultar
Participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar seu local de prova. A informação está disponível no cartão de confirmação de inscrição, disponibiliza..
