Conecte-se Conosco

MARANHÃO

Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair

Encosta desaba no bairro do Coroadinho durante forte chuva
Uma encosta desabou, nesta quarta-feira (21), no bairro do Coroadinho, em São Luís. O deslizamento de terra provocou a queda do muro de uma casa. Ninguém ficou ferido.
Compartilhe esta notícia no WhatsAppCompartilhe esta notícia no Telegram Seu Bernardo, que é morador da Travessa Santa Luzia há 20 anos, afirma que nunca houve medidas do poder público para acabar com a situação de risco da encosta, que fica ao lado da casa dele. Foi seu Bernardo e os filhos que colocaram pneus na tentativa de proteger as casas.
“Nós mesmo, moradores, que coloca material e ameniza ao máximo”, relata o aposentado Bernardo Gomes. 1 de 1
Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair — Foto: Reprodução/TV Mirante Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair — Foto: Reprodução/TV Mirante
De acordo com os moradores, a última vez que a Defesa Civil de São Luís esteve na região foi há..

Publicado

em

Encosta desaba no bairro do Coroadinho durante forte chuva

Encosta desaba no bairro do Coroadinho durante forte chuva

Uma encosta desabou, nesta quarta-feira (21), no bairro do Coroadinho, em São Luís. O deslizamento de terra provocou a queda do muro de uma casa. Ninguém ficou ferido.

Seu Bernardo, que é morador da Travessa Santa Luzia há 20 anos, afirma que nunca houve medidas do poder público para acabar com a situação de risco da encosta, que fica ao lado da casa dele. Foi seu Bernardo e os filhos que colocaram pneus na tentativa de proteger as casas.

“Nós mesmo, moradores, que coloca material e ameniza ao máximo”, relata o aposentado Bernardo Gomes.

1 de 1
Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair — Foto: Reprodução/TV Mirante

Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair — Foto: Reprodução/TV Mirante

De acordo com os moradores, a última vez que a Defesa Civil de São Luís esteve na região foi há cinco anos, quando houve um deslizamento em uma casa na mesma rua em que fica a encosta. Ainda segundo os moradores, as outras casas próximas à encosta não foram avaliadas pela Defesa Civil.

Leia também:

Gleidy Nice, que mora com o marido e o filho de 4 anos, na Travessa Santa Luzia, conta que, por pouco, o deslizamento não atingiu a casa dela. Para tentar se proteger com a família, ela preferiu sair de casa e ficar na residência do sogro.

"Eu espero que eles tomem alguma providência, porque não dá pra ficar com uma criança de quatro ano lá em cima desse jeito", destaca a dona de casa.

Ao g1, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania ( Semusc) informou que a Defesa Civil de São Luís esteve no local do deslizamento, no Coroadinho, onde o muro de uma casa desmoronou.

De acordo com o órgão não houve feridos e a equipe prestou total suporte à família, que foi retirada da residência por questões de segurança.

A Semusc disse, ainda, que a Defesa Civil acionou a Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (Semcas) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para prestar assistência no local.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou ao g1 que uma equipe do 1° Batalhão de Bombeiros Militar foi mobilizada e avaliou o local do desabamento no Coroadinho. E, em decorrência do risco iminente, foi realizado o isolamento e a colocação de lonas de plástico na área de instabilidade das encostas. Não houve feridos, e a família será assistida pela Superintendência de Defesa Civil Municipal.

Áreas de risco em São Luís

A Defesa Civil de São Luís informou que monitora 72 áreas de risco na capital, que estão distribuídas pela cidade, incluindo a região Itaqui-Bacanga. O monitoramento é realizado por meio de visitas técnicas, vistorias, emissão de laudos e encaminhamento dos diagnósticos aos órgãos competentes, para que decisões conjuntas sejam tomadas.

A Defesa Civil municipal afirmou, ainda, que adota as medidas no âmbito de suas atribuições, como a colocação de lona nas encostas, retirada de famílias e interdição de imóveis com risco de desmoronamento.

O órgão alerta que as pessoas devem evitar plantar árvores como bananeiras nas encostas, pois as raízes dessas plantas são pequenas e não fixam no solo encharcado. Além disso, devem realizar o descarte correto do lixo, para coibir o acúmulo de sacolas e outros materiais nesses locais, situação que favorece os alagamentos.

A população das áreas de risco pode entrar em contato com a Defesa Civil municipal por meio do número 99107-3550.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

Loterias

Tendência

Copyright © 2023 - BILLNETWORK - IGOR RAMIRES TI - Programer