O projeto “Ciência e Gestão pela Educação”, uma parceria do Tribunal de Contas do Município do Rio com a Secretaria de Educação, selecionou 40 escolas públicas de forma aleatória. Veja os resultados! Programa inovador está transformando a educação pública no RJ
No Rio de Janeiro, 16 mil estudantes participaram de uma experiência transformadora, com medidas simples e a um custo anual muito baixo: R$ 45 por aluno. A reportagem foi exibida na GloboNews nesse domingo (7). No vídeo acima, confira uma versão estendida.
O programa “Ciência e Gestão pela Educação”, uma parceria do Tribunal de Contas do Município do Rio com a Secretaria de Educação, selecionou 40 unidades de ensino de forma aleatória.
“O projeto busca melhorar a eficiência das escolas no cuidado com seus professores e com seus alunos na melhoria da entrega de aprendizado que a escola provê para as crianças. Isso a partir de práticas de gestão já consolidadas na literatura acadêmica mundial”, destaca, Felipe Puccioni, conselheiro do Tribunal de Contas.
O conselheiro do Tribunal de Contas é especialista em políticas públicas e foi na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que buscou referências para o projeto. Na sua pesquisa de doutorado, ele analisou casos espalhados pelo mundo que comprovam a importância da gestão nas escolas.
O Brasil tem um investimento baixo por aluno, em comparação com os países da Europa, por exemplo. Além de um gasto baixo, o Brasil também tem um gasto ineficiente, ressalta Felipe.
O programa
O programa prevê 23 melhores práticas de gestão, entre elas, análise de dados, estabelecimento de metas e orientação de educadores, principalmente os que atuam na liderança.
Técnicos do programa treinaram a direção das escolas para entender melhor os dados de uma plataforma digital da Secretaria de Educação que já existia, mas era pouco usada.
A plataforma divide os alunos em quatro níveis: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Quando você abre a plataforma, você tem o aluno e em qual nível ele se encontra, diz Flávia Lima – Adjunta.
Redução da evasão escolar e aumento de produtividade
Nas escolas que passaram pelo programa, houve uma redução de 29% no número de evasão escolar. e um aumento de 60% de produtividade – de professores a alunos. Além disso, o nível de aprendizado impressiona:
Em dois anos de aprendizado, eles aprenderam que uma escola – ou que uma criança em uma escola do Rio de Janeiro aprenderia em quatro, conta o conselheiro do Tribunal de Contas.
Em sua pesquisa, Felipe concluiu que, se as 136 mil escolas públicas brasileiras implementassem todas as práticas do programa, o nível de aprendizado ficaria equiparado ao de países europeus.
Muitas vezes os municípios não é que eles não têm boas práticas porque não desejam ter. Muitas vezes eles não sabem nem os caminhos para fazer isso, pontua Cláudia Constin.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.