Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 12 a 18 de junho.
Domingo (12)
Lady Conceição e Norris Cole durante um ensaio fotográfico
Arquivo pessoal
No clima do Dia dos Namorados, o g1 contou a história do cantor jamaicano Sydney Crooks, de 77 anos, que se apaixonou pela fã maranhense Maria da Conceição, de 38 anos, e se mudou para o Brasil. Casados há 22 anos, Maria contou que sempre ouvia as músicas do cantoer sem saber, que um dia, ele se tornaria pai do seu filho e seu marido.
Um motorista de aplicativo foi sequestrado, colocado em porta-malas e tem carro utilizado para assaltos na Grande Ilha de São Luís. A vítima conseguiu se libertar e pediu socorro na Academia de Bombeiros Militar Josué Montelo.
Bois de orquestra têm brilho e mistura de sons e cores
Centro Cultural da Vale
Dando segmento ao especial dos sotaques do São João, o g1 destacou o sotaque de orquestra, caçula dos sotaques e que mistura sons de diversos instrumentos à raiz da brincadeira. Ele conquistou muitos adeptos e se tornou um dos mais apreciados por maranhenses e turistas.
É o sotaque com maior crescimento numérico durante os últimos anos e mais difundido entre os municípios do Maranhão. Dentre os principais grupos de bois de orquestra, estão o Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Brilho da Ilha, Boi Novilho Branco, Boi Upaon-Açu, Boi de Sonhos, Boi de São Simão, dentre outros.
Segunda-feira (13)
Motorista atropela pedestres em frente a shopping em São Luís
Um motorista identificado como Romualdo José de Carvalho Nogueira Filho, de 30 anos, atropelou cinco pedestres em frente ao Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís. Uma das pessoas ficou em estado grave após o acidente. Testemunhas informaram que o motorista não quis fazer o teste do bafômetro e apresentava sinais de embriaguez.
Princípio de incêndio em roda-gigante gera correria em parque de diversão em São Luís
Um princípio de incêndio em uma roda-gigante assustou pessoas que estavam em um parque de diversão no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Ninguém se feriu.
Mulher encontra bebê dentro de saco plástico na Grande Ilha
Um bebê foi encontrado em um saco plástico, na praia do Mangue Seco, em Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. A criança foi localizada em uma área utilizada por moradores da região para descarte irregular de lixo. O bebê estava envolto em um saco, com sinais de fragilidade, por uma mulher que atua na área realizando ações de proteção aos animais.
Terça-feira (14)
Bumba meu boi da baixada: tradição, riquezas e diversidade na cultura maranhense
Reprodução/TV Mirante
O g1 deu segmento ao especial de sotaques do São João, desta vez, com uma reportagem sobre o sotaque da baixada. O sotaque conhecido também como sotaque de Pindaré, originado na porção norte do estado – em municípios como São Bento, Cajari, Monção e Viana –, traz singularidades estéticas nas vestimentas e nos instrumentos utilizados por seus brincantes. Matracas, pandeiros e maracás figuram entre as percussões executadas em sonoridade compassada, em afinidade com parte do estilo característico do folguedo.
Sarapó Ka'apor tinha um histórico de combate e defesa dos territórios indígenas
Andrew Johnson
A Polícia Civil está investigando o caso da morte do líder indígena Sarapó Ka'apor, ocorrida no dia 14 de maio, na região de Centro do Guilherme, a cerca de 289 km de São Luís. Sarapó teria passado mal e morrido repentinamente durante a madrugada, dentro de uma residência na aldeia indígena.
A morte foi atribuída a um 'AVC ou derrame', mesmo sem a realização de um exame cadavérico. O corpo foi enterrado em um cemitério na comunidade. A suspeita é a de que ele foi envenenado.
Funcionário da Secretaria de Infraestrutura de Açailândia é assassinado dentro de UPA.
Divulgação
Um policial militar e um ex-funcionário da Prefeitura de Imperatriz foram presos por suspeita de participar da morte de funcionário municipal, Carlos Eduardo Lopes, conhecido como ‘Paulista’, dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Açailândia. O crime aconteceu no dia 25 de outubro de 2020.
Quarta-feira (15)
Foi preso no Rio de Janeiro, um homem suspeito de aplicar golpe do consórcio no Maranhão. Consta nas investigações que as vítimas tinham grandes prejuízos, pois entregavam aos estelionatários todo o valor de que dispunham. O prejuízo causado às vítimas chega a mais de R$ 5 milhões.
Corpo de maranhense encontrada morta dentro de barragem no Rio Grande do Sul chega ao Maranhão; vítima estava grávida de dois meses
Divulgação
Chegou ao Maranhão o corpo da maranhense Vanessa Cruz Gomes, de 24 anos, que foi encontrada morta dentro de uma barragem, na cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A vítima estava grávida de dois meses.
O corpo de Vanessa foi encontrado por populares, no último domingo (12), com sinais de violência. A suspeita é que ela tenha sido vítima de feminicídio, e o suspeito de praticar o crime já foi preso e confessou o assassinato.
Ao g1, Thaynara OG dá detalhes sobre as novidades do São João da Thay
Uma nova edição do São João da Thay será realizada no dia 28 de junho, no Multicenter Sebrae, em São Luís, evento idealizado pela digital influencer e atriz maranhense, Thaynara OG.
Com uma mega estrutura, maior do que as das últimas edições, o São João da Thay promete sacudir as estruturas do Multicenter Sebrae, com o melhor da música, comidas típicas e atrações da cultura popular maranhense. Veja a entrevista completa acima.
Quinta-feira (16)
Mãe e dois filhos são brutalmente assassinados em Balsas
Três pessoas da mesma família foram encontradas mortas no povoado Bacaba, na zona rural de Balsas, município localizado a 810 km de São Luís. Os corpos de Maria Aparecida de Jesus, de 39 anos, e de seus dois filhos, de 17 e 14 anos, foram encontrados na chácara onde viviam. Segundo a polícia, as vítimas tinham marcas de espancamento.
Lidiane Leite, ex-prefeita de Bom Jardim (MA)
Arquivo pessoal
A ‘ex- prefeita ostentação’, Lidiane Leite, foi novamente condenada por esquemas de corrupção enquanto era gestora no município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís. Além dela, Humberto Dantas dos Santos (conhecido como Beto Rocha, marido de Lidiane Leite e secretário municipal de Articulação Política na época dos fatos) foi condenado por participação em esquemas de corrupção.
De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Lidiane Leite já soma mais de 10 condenações, mas atualmente responde por todos os processos em liberdade.
Líder indígena vinha sofrendo ameaças por defender território indígena
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) solicitou e a Perícia Oficial realizou a exumação do corpo do líder indígena Sarapó Ka'apor, de 45 anos, que morreu em 14 de maio na região de Centro do Guilherme, cerca de 289 km de São Luís.
O corpo de Sarapó foi exumado após uma suspeita de envenenamento. Entretanto, a morte do líder indígena chegou a ser atribuída a uma Acidente Vascular Cerebral (AVC), mesmo que ele não tenha passado por perícia.
Sexta-feira (17)
Acidente é registrado em avenida de São Luís
Um motorista com sinais de embriaguez provocou um acidente envolvendo três carros na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau, em São Luís. O condutor do carro colidiu em um veículo que estava parado no semáforo da avenida. Com o impacto, um poste foi atingido e caiu sobre outro carro que passava no sentido contrário da via.
Polícia não conclui inquérito que investiga morte de corretor de imóveis
Mais de um mês após o assassinato do corretor de imóveis e professor de Educação Física, Dino Márcio, de 47 anos, morto em frente a um pet shop em São Luís em maio, o inquérito policial que investiga o caso ainda não foi concluído.
Edson Guedes, auxiliar penitenciário que trabalhava clandestinamente como segurança do estabelecimento, confessou a autoria do crime à polícia. Ele afirmou que se sentiu ameaçado pelos atos de racismo vindos de uma pessoa 'branca, forte, bonita e arrogante'. O suspeito foi solto esta semana.
Morre motorista que foi arremessado contra para-brisa de carro após atropelar pedestre na Grande Ilha
Divulgação
Morreu o motorista que perdeu o controle do veículo e foi arremessado contra o para-brisa do carro após atropelar um homem em situação de rua na Estrada de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. O técnico de montagem de som Igor Jardim Gonçalves, de 26 anos, deixa a esposa e o filho de menos de um ano de idade. Igor não estava usando cinto de segurança no momento do acidente.
Sábado (18)
O Tambor de Crioula é Patrimônio Cultural do Brasil.
Flora Dolores/O Estado
No Dia Nacional do Tambor de Crioula, o g1 preparou um especial sobre a manifestação cultural que é uma das mais importantes do Maranhão. O Tambor de Crioula é uma expressão da matriz afro-brasileira, típica maranhense, pode ser feita livremente sem calendário específico. A manifestação foi ao mesmo tempo uma forma de entretenimento e uma homenagem a São Benedito, o protetor dos negros.
Balsas investiga caso suspeito da varíola dos macacos
A Secretaria Municipal de Balsas, cidade localizada a 810 km de São Luís, está investigando um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox). Até o momento, o Maranhão não possui nenhum caso confirmado da doença.
De acordo com a Prefeitura de Balsas, o caso suspeito é de um homem, de 38 anos, que chegou na cidade e apresentou sintomas da doença. Ele teria viajado para Brasília e Goiânia e somente na sexta-feira (17) procurou ajuda médica, após piora nos sintomas.
Jovem é morto em abordagem da PM dentro de casa
O jovem Gabriel de Sousa Pereira, de 20 anos de idade, foi morto a tiros por policiais militares dentro de casa em Alto Alegre do Maranhão, a 308 km de São Luís. Segundo a família, o jovem, que não tinha passagem pela polícia, não era envolvido com o crime. Já a PM-MA afirma que Gabriel estava armado e teria tentado contra a vida dos policiais militares.